Francisco George diz que mundo falhou na preparação de pandemias

© Fornecido por RTP O mundo falhou na preparação de pandemias como a covid-19, ainda que alertado por outras doenças emergentes desde há 40 anos, alerta o médico de saúde pública Francisco George.

Diretor-geral da Saúde entre 2005 e 2017, em entrevista à Agência Lusa Francisco George acha estranho que não se tivesse admitido que podiam surgir novas doenças e não houvesse uma preparação para elas, à luz de outros coronavirus neste século (Sars logo no início do século e depois, em 2012, o Mers).

Mas Francisco George vai mais atrás, recua a 1980, lembra o aparecimento da sida, também uma doença que até então não existia.

“O que é estranho neste processo é que muitos governos, muitos governantes, muitos médicos, muitos cidadãos, não tenham compreendido o fenómeno de 1980 com o aparecimento de um novo vírus, de uma nova doença que até então não tinha existido”, diz.

Um ano antes, em 1979, ninguém admitia que novas doenças pudessem surgir, as faculdades não ensinavam aos seus estudantes cenários desta natureza, de novas epidemias. As lições, afirma, eram baseadas sobretudo no controle dos problemas, acabar com doenças como se tinha feito com a varíola.

“Era o tempo do controle do paludismo. Era o tempo do controle do sarampo, que também foi eliminado, do controlo e eliminação da poliomielite. Eram esses os temas de estudo nas academias, e nunca o cenário de poder surgir uma questão nova”.

Mas surgiu. E nessa altura, em 1980, as autoridades académicas e os governos foram alertados para a necessidade de reforçar as unidades de saúde pública. Mas Francisco George é perentório: em Portugal, apesar dos “sucessivos alertas”, até internacionais, as unidades de saúde pública “nunca foram motivo de atenção”.

“Muitas vezes os programas eleitorais falavam do reforço da saúde pública, mas depois na prática não havia reforço”, diz, considerando que um dia é preciso olhar para trás “com duas lupas”, uma política e outra científica, e ver o que aconteceu desde 1980.

É preciso ver, considera, as promessas e os porquês do não cumprimento dessas promessas em termos de saúde pública, como é preciso um olhar de base científica para perceber os erros que terão sido cometidos.

“Um deles podemos já adiantar, a saúde pública e as suas infraestruturas, as suas estruturas, foram surpreendidas com, digamos, a força deste furacão” que foi a covid-19.

Por isso, defende, é preciso dar atenção aos equipamentos de saúde pública, ao seu pessoal, e reforçar a defesa do país até em termos de segurança nacional, através do reforço das unidades de saúde pública.

“Sempre foi uma luta, que considero que a nível pessoal terei feito, mas provavelmente não terei feito o melhor, porque se tivesse feito melhor o resultado teria sido outro”, reconhece.

Em Portugal, resume, faltou atenção à saúde pública, e ainda que tivessem existido anúncios “não houve desenvolvimento daquilo que tinha sido anunciado para reformar a saúde pública a nível nacional”.

Em tom professoral, Francisco George explica que o sistema português de saúde foi concebido em três grandes componentes, a componente centros de saúde, a componente médicos de família e a componente hospitalar.

“E a verdade é que todos nós percebemos que a pandemia teve no início dificuldades, sobretudo porque nenhuma destas três componentes estava preparada para este confronto”, prossegue.

No mesmo tom, cruzando os dedos, na sede da Cruz Vermelha Portuguesa, entidade a que preside atualmente, Francisco George recua para outras pandemias antes da covid-19, explica conceitos e compara a atual pandemia com outras.

Pandemia é uma epidemia que se propaga simultaneamente em mais de um continente, e assim foi logo no primeiro trimestre de 2020, afirma, lembrando, no entanto, que os coronavirus são conhecidos dos médicos e cientistas há mais de 50 anos, como são conhecidas as doenças que provocam também em animais.

E recorda a Sars-Cov, um surto de síndrome respiratória aguda grave identificada em 2003, com origem no sudoeste asiático e de natureza zoonótica (vinda da civeta, uma espécie de gato), ou uma década depois outro surto respiratório grave, chamado de Mers-Cov, com mais expressão no Médio Oriente.

Mas porquê mais um coronavírus na China? Francisco George, licenciado pela Faculdade de Medicina de Lisboa, especialista em saúde pública, antigo delegado de saúde, atual presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, foi funcionário da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 1980 a 1991 e nessa condição trabalhou na China, recorda.

Explica que a China é um país com excesso de população, onde em todo o lugar cada um se confronta com multidões, pelo que é fácil a transmissão de doenças. “Só quem não conhece a China não percebe a facilidade de transmissão na comunidade”, agravada pelo facto de animais silvestres serem fonte de alimentação.

Um coronavírus é assim chamado porque as espiculas (idênticas a espigas) que se encontram na superfície do vírus, em termos de fotografia eletrónica, fazem lembrar uma coroa. É também assim o SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, só que este, ao contrário de outros, surgiu em ondas sucessivas, surpreendendo todos.

“Estamos perante uma nova doença que inesperadamente atinge todo o globo, e é bom que se compreenda que a epidemiologia não é como a meteorologia. Na meteorologia os meteorologistas podem antecipar um furacão e classificá-lo, e anunciar com antecedência aquilo que irá acontecer. Mas os epidemiologistas não têm meios, não têm ferramentas, não têm conhecimentos para antever, para antecipar, como acontece na meteorologia, aquilo que irá acontecer”.

Por isso Francisco George confessa-se incapaz de dizer o que vai acontecer quanto ao Sars-Cov-2, identificado na China no final de 2019. Admite-se, diz, que este coronavírus possa ser controlado, quando houver uma vacinação eficaz em todo o planeta.

Mas nega que se saiba ainda pouco sobre o novo coronavírus, diz que pelo contrário há muitas certezas, que a doença foi identificada rapidamente. Devemos espantar-nos, assegura, com a rapidez com que o vírus foi identificado, sequenciado, e feita uma vacina. “Isto é um sucesso”.

E recusa também considerar o Sars-Cov-2 um vírus “bom”, no sentido de que apesar de muito transmissível não ser excessivamente letal. Não se pode dizer tal, frisa, até pelo respeito pelos milhares de pessoas, em Portugal e no mundo, que morreram.

Há vírus que provocam doenças mais graves, mas a letalidade, que é a probabilidade de uma doença provocar a morte, apesar de ser baixa comparada com outros, não pode ser ignorada, diz.

Mas Francisco George recusa considerá-lo um vírus “bom e diz que não sabe como ele vai evoluir. Mas tem uma certeza, uma grande certeza. “Vamos ter mais epidemias, vamos ter mais pandemias, isto sabemos desde sempre”.

Internet Explorer Channel Network
News Related

OTHER NEWS

«Perdeu a melhor equipa e foi porque quisemos sempre ganhar»

© Maisfutebol «Perdeu a melhor equipa e foi porque quisemos sempre ganhar» Álvaro Pacheco, treinador do Vizela, em declarações na zona de entrevistas rápidas da Sport Tv, após a derrota ... Read more »

NZ reports 2nd-highest daily COVID cases

New Zealand has reported 109 new locally acquired coronavirus cases, the bulk of them in Auckland, as the country sees its second-worst day of daily infections since the pandemic began. ... Read more »

El Parque del Chateau volvió a latir como pulmón de la ciudad de Córdoba

© Ramiro Pereyra La escultura de un gato de ocho metros, característico del Parque del Chateau. (Ramiro Pereyra/ La Voz) Tras un año y medio, el Parque del Chateau volvió ... Read more »

Special considerations for year 12 exams

Year 12 students due to begin their final exams in two weeks will be offered special consideration because of the disruption to their academic year as students return to classrooms. ... Read more »

Estados Unidos preocupado por el avance de China en tecnología

© Mujer Estados Unidos preocupado por el avance de China en tecnología Las alarmas se han encendido en Estados Unidos debido al progresivo avance de China en tecnología. Diferentes autoridades ... Read more »

Victoria's daily COVID-19 cases snapshot

SNAPSHOT OF VICTORIA'S CORONAVIRUS OUTBREAK: * 1461 new locally acquired cases of COVID-19 * Two thirds of new cases are under the age of 40 * Total active cases: 24,831 ... Read more »

Maduro pide buscar a alumnos que dejaron la educación en 19 meses de pandemia

© Proporcionado por Agencia EFE Caracas, 24 oct (EFE).- El mandatario venezolano, Nicolás Maduro, pidió este domingo a su vicepresidente, Mervin Maldonado, que vaya “a la búsqueda” de los alumnos ... Read more »

Minor disruption involving Qld virus case

A man with COVID-19 who sparked a public health alert on the Gold Coast last week has been involved in a “minor disturbance” in hospital. The man in his 30s ... Read more »

Artur retorna após testar positivo para Covid-19 e comemora os três pontos

O Red Bull Bragantino é uma das gratas surpresas deste Campeonato Brasileiro. Após 28 rodadas, a equipe paulista está na luta para se classificar direto para a Libertadores pelo nacional ... Read more »

Ecuador sin muertos por covid-19 en la jornada, suma 26 nuevos contagios

© Proporcionado por Agencia EFE Quito, 24 oct (EFE).- Ecuador no registró personas fallecidas por covid-19 en la jornada y apenas sumó este domingo 26 nuevos contagios con la enfermedad, ... Read more »

NT to allow home quarantine on November 23

Fully vaccinated people travelling from interstate to the Northern Territory will be able to home quarantine for two weeks from next month. The change comes into effect on November 23 ... Read more »

Assistência milimétrica de Félix no empate do Atl. Madrid (VÍDEO)

© Elson Correia joao_felix_atletico_madrid_16 O Atlético de Madrid de João Félix não foi além de um empate a duas bolas na receção à Real Sociedad, em jogo a contar para ... Read more »

Tudo o que precisa saber sobre a Reencarnação

© Astrocenter Qual é o percurso da alma? O que é a reencarnação? É quando, depois da morte, a alma sai do nosso corpo e depois de algum tempo, volta ... Read more »

O Signo de Escorpião: características, defeitos e qualidades...

© Astrocenter Descubra todos os segredos da personalidade dos/as nativos/as de Escorpião! Racionais, um pouco frios/as, dotados/as de uma lucidez incrível, os/as nativos/as de Escorpião são dos/as mais sedutores/as do ... Read more »

Coronavirus en Córdoba: suman diez centros de vacunación

© Castillo Pedro Habilitan otros 10 centros de vacunación contra el COVID en Córdoba (Pedro Castillo). El Ministerio de Salud de la Provincia informa que desde este lunes 25 de ... Read more »

Variante Delta en Córdoba: ya son más de 300 los casos en total

© Proporcionado por Vía País Los testeos y la vacunación frenaron la ola de COVID. Pero siguen apareciendo casos con al nueva cepa (José Hernández / La Voz). A la ... Read more »

Mortes por Covid-19 no Brasil totalizam 605.644, mas média segue em queda

SÃO PAULO (Reuters) – O Brasil registrou 187 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total indo a 605.644, mostraram dados do Ministério da Saúde neste domingo, o ... Read more »

Brasil registra 113 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui! O Brasil registrou 113 mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, segundo ... Read more »

Brasil atinge 109 milhões de pessoas totalmente imunizadas contra a covid-19

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui! O Brasil atingiu neste domingo, 24, a marca de 51,43% da população totalmente ... Read more »

F1: Alonso detona comissários do GP dos Estados Unidos por falta de critério

© Mark Sutton / Motorsport Images Fernando Alonso, Alpine F1 Fernando Alonso não completou o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 deste domingo (24) por danos na sua asa ... Read more »

VÍDEO: o resumo da vitória do Estoril em Portimão

© Maisfutebol VÍDEO: o resumo da vitória do Estoril em Portimão O Estoril foi ao Algarve bater o Portimonense por 2-0, em jogo da 9.ª jornada da Liga, um resultado ... Read more »

Barcelona condena ataque dos adeptos a Koeman

© Maisfutebol Barcelona condena ataque dos adeptos a Koeman O Barcelona condenou o ataque dos adeptos ao treinador Ronald Koeman, no final do clássico perdido frente ao Real Madrid. Quando ... Read more »

Mourinho deixou cinco na bancada para «passar mensagem à equipa»

© Maisfutebol Mourinho deixou cinco na bancada para «passar mensagem à equipa» José Mourinho foi expulso no empate da Roma frente ao Nápoles, em jogo da Serie, mas surpreendentemente, ou ... Read more »

Mourinho deixou cinco de fora para «passar mensagem à equipa»

© Maisfutebol Mourinho deixou cinco de fora para «passar mensagem à equipa» José Mourinho foi expulso no empate da Roma frente ao Nápoles, em jogo da Serie, mas surpreendentemente, ou ... Read more »

VÍDEO: Veloso fez assistência para festival de filho de Simeone

© Maisfutebol VÍDEO: Veloso fez assistência para festival de filho de Simeone Miguel Veloso fez uma assistência para a goleada do Verona sobre a Lazio (4-1) em jogo da 9.ª ... Read more »

Par de botas de Michael Jordan vendido por recorde

O par de botas em causa foi utilizado pelo lendário basquetebolista norte-americano na sua primeira época ao serviço dos Chicago Bulls. © JOHN SWART Um par de botas usadas pelo ... Read more »

Colombia suma 35 muertes por covid-19 y reporta 1.369 nuevos casos

© Proporcionado por Agencia EFE Bogotá, 24 oct (EFE).- Las autoridades sanitarias de Colombia informaron este domingo que se produjeron 35 nuevas muertes por covid-19, mientras que reportó 1.369 nuevos ... Read more »

El Gobierno planea crear una "vacuna nacional" contra el Covid-19 entre 2022 y 2023

© JUAN OBREGON El ministro de Ciencia, Tecnología e Innovación, Daniel Filmus, adelantó que el Gobierno argentino pretende tener una “vacuna nacional” contra el Covid-19 para fines del año próximo ... Read more »

COVID-19: Tercera dosis para adultos mayores de 65 años iniciará el 1 o 2 de noviembre

© Salud COVID-19: Tercera dosis para adultos mayores de 65 años iniciará el 1 o 2 de noviembre La inoculación de la tercera dosis de refuerzo para adultos mayores de ... Read more »

F1: Horner comemora vitória "saborosa" sobre Mercedes e diz que não esperava que Verstappen segurasse Hamilton

© Mark Sutton / Motorsport Images Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing A Red Bull saiu vencedora do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 com Max Verstappen neste ... Read more »

Brasil registra 187 nuevas muertes por covid-19 y llega a 605.644 en total

© Proporcionado por Agencia EFE Sao Paulo, 24 oct (EFE).- Brasil reportó este domingo 187 nuevas muertes asociadas a la covid-19, con lo que el balance total de fallecidos se ... Read more »

Uruguay suma 119 casos nuevos de covid-19 y un fallecimiento

© Proporcionado por Agencia EFE Montevideo, 24 oct (EFE).- Uruguay registró este domingo 119 casos nuevos de la covid-19, en una jornada en la que una persona falleció causa de ... Read more »

Covid-19: Média móvel de mortes cai 23% em duas semanas

Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde neste domingo, 24, indicam 187 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. De acordo com o levantamento de VEJA, a curva de vítimas ... Read more »

Victoria records 1461 new local cases of coronavirus

Victoria has recorded 1461 new locally acquired Covid-19 infections as the state prepares for another round of new freedoms this week. The number is significantly down from Sunday’s figure of ... Read more »

Pandemia da covid-19 terminará "quando o mundo decidir acabar com ela"

As palavras são do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde. © FABRICE COFFRINI / POOL A pandemia da covid-19 terminará “quando o mundo decidir acabar com ela”, afirmou este domingo ... Read more »

Brasil soma 187 mortes e 6.204 novos casos nas últimas horas

No total, desde o início da pandemia, o país já somou 605.644 óbitos e 21.729.763 infeções. © Fabio Teixeira/Anadolu Agency via Getty Images No total, desde o início da pandemia, ... Read more »

F1: Hamilton diz que "deu absolutamente tudo" nos Estados Unidos

© Steve Etherington / Motorsport Images Lewis Hamilton, Mercedes W12 Lewis Hamilton disse que “deu absolutamente tudo” nos Estados Unidos, após terminar em segundo lugar. Na tarde deste domingo, foi ... Read more »

A reação de Ronaldo à humilhação do United diante do Liverpool (FOTOS)

© Elson Correia ronaldo_394 Cristiano Ronaldo recorreu à sua página de Instagram para reagir à pesada derrota do Manchester United diante do Liverpool por 0-5. Veja também: Ronaldo perde a ... Read more »

Ronaldo: «Os nossos adeptos merecem melhor do que isto»

© Maisfutebol Ronaldo: «Os nossos adeptos merecem melhor do que isto» Cristiano Ronaldo recorreu às redes sociais para reagir à derrota humilhante frente ao Liverpool. O internacional português garantiu que ... Read more »

NSW records 294 new local Covid-19 infections and four deaths

NSW has recorded 294 new locally acquired Covid-19 cases and four more deaths on Monday. NSW Health announced the new infections on Twitter at 9am and said 474 coronavirus patients ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic