Os desafios do diretor de “O Poderoso Chefão” para lançar o seu novo filme

os desafios do diretor de “o poderoso chefão” para lançar o seu novo filme

1104-megalopolis-coppola-super-site

Francis Ford Coppola dirigiu O Poderoso Chefão (1972) e O Poderoso Chefão: Parte 2 (1974), clássicos absolutos do cinema. Ainda em 1974, lançou A Conversação, que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes. E, em 1979, saiu Apocalypse Now, talvez o maior filme de guerra de todos os tempos.

Coppola entregou quatro obras-primas em menos de dez anos. E você aí enrolando para terminar o TCC.

O último filme de Coppola a sair nos cinemas foi Virgínia (2011). Depois, ele tirou um sabático da sétima arte: passou a se dedicar ao mundo dos vinhos, sua paixão desde os anos 1970, época em que ele e sua família compraram uma vinícola. Em 2010, o cineasta abriu no norte da Califórnia a The Francis Ford Coppola Winery, uma espécie de resort com degustações de vinho, restaurante e um museu com itens da carreira do diretor.

Em 2019, Coppola anunciou a produção de um novo filme, Megalópolis. Não era um projeto qualquer.

O diretor concebeu a ideia para o filme enquanto ainda gravava Apocalypse Now. Nos anos 1980, ele esboçou o roteiro: um calhamaço de 400 páginas de anotações e fragmentos dos diálogos. Na época, quem teve acesso ao material disse que o projeto era tão ambicioso que seria impossível realizá-lo.

Em 1991, a American Zoetrope, a produtora de Coppola, anunciou que Megalópolis estava em desenvolvimento. O filme, porém, foi adiado para 1996. Coppola precisou se dedicar a outros filmes, como a sua versão de Drácula (que saiu em 1992). O objetivo era recuperar a grana perdida de lançamentos anteriores que fracassaram e, ao mesmo tempo, gerar caixa para o novo projeto.

Em 2001, Coppola gravou algumas horas de material e até organizou leituras de roteiro com nomes como Robert De Niro e Leonardo DiCaprio. Mas não rolou: o diretor engavetou o projeto e disse que iria reescrever a história. Coppola nunca foi conhecido pela organização, diga-se – e, justamente por isso, Megalópolis sempre enfrentou problemas de financiamento. Os grandes estúdios não botavam fé.

Coppola, então, resolveu bancar o filme com o próprio bolso. Vendeu a maior parte de sua vinícola e, com isso, levantou US$ 120 milhões para gravar o longa.

As filmagens terminaram em 2023. A história é um misto de drama com sci-fi distópico. Após a destruição de uma cidade, um arquiteto (Adam Driver) apresenta um ousado plano para restruturá-la, mas que enfrenta resistência do prefeito local (Giancarlo Esposito).

Com um elenco que conta com nomes como Aubrey Plaza e Jon Voight, Megalópolis está prontinho. Só tem um problema: ainda não há nenhum distribuidor.

O mercado cinematográfico tem três pilares: produção, distribuição e exibição. Produtoras vão lá e gravam o filme. Montam o set, contratam elenco, adicionam os efeitos especiais. Mas, antes de chegar à sala de cinema, as distribuidoras fazem o meio de campo: organizam o lançamento e são responsáveis pela campanha de marketing do filme (que, no geral, costuma custar tanto quanto o orçamento do longa em si).

Em Hollywood, o mercado é tão aquecido que não tem problema começar um filme sem um distribuidor. É algo que dá para descolar ao longo da produção ou durante a exibição em festivais.

No final de março, chefões de vários estúdios de Hollywood se reuniram em Los Angeles para uma sessão de Megalópolis. Mas o resultado não foi o que Coppola esperou. Até agora, ninguém se mostrou interessado em bancar o marketing estimado em US$ 100 milhões, considerando anúncios na internet, cartazes físicos e viagens para promover o filme.

Fontes ouvidas por publicações como Variety e The Hollywood Reporter disseram que as reações ao filme foram mistas e que o longa é “pouco comercial”. Elementos como cenas de sexo constrangedoras e personagens ambíguos poderiam dificultar a aceitação da maior parte do público. Além disso, os atores Shia LaBeouf e Dustin Hoffman, que integram o elenco, enfrentam acusações de má conduta sexual e podem ser um entrave para promover o filme.

Esse não é o fim para Megalópolis, claro. O filme vai estrear no circuito competitivo do Festival de Cannes, que começa em 17 de maio, e a reação do público e da crítica pode ajudar o longa a encontrar quem o distribua. Coppola deseja que o filme seja exibido em IMAX, o que também pode chamar a atenção dos exibidores (ingressos IMAX, afinal, são mais caros).

Aos 84 anos, Coppola enfim gravou o filme que ele esperou 40 anos para fazer. Resta saber, porém, se Hollywood vai permitir que ele chegue às telonas.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World