Justiça do Brasil afasta presidente da petrolífera estatal Petrobras

A justiça do Brasil afastou o presidente da companhia petrolífera estatal Petrobras, apontando um potencial conflito de interesses e eventuais irregularidades na nomeação de Pietro Mendes, informaram ‘media’ locais.

justiça do brasil afasta presidente da petrolífera estatal petrobras

A justiça do Brasil afastou o presidente da companhia petrolífera estatal Petrobras, apontando um potencial conflito de interesses e eventuais irregularidades na nomeação de Pietro Mendes, informaram ‘media’ locais.

Numa decisão preliminar divulgada na quinta-feira, o juiz Paulo Cezar Neves Junior, da Justiça Federal de São Paulo, aceitou uma queixa apresentada pelo deputado estadual Leonardo Siqueira.

De acordo com a agência de notícias Agência Brasil, a queixa aponta para um conflito de interesses, uma vez que Pietro Mendes é também secretário do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, no Ministério de Minas e Energia.

Por outro lado, a queixa alega que foi violada a lei que regula as empresas estatais, que não foi elaborada uma lista com três candidatos ao cargo e não foi utilizada qualquer empresa especializada para a seleção do presidente.

Com esta decisão preliminar, Pietro Mendes fica afastado do cargo até que haja uma sentença definitiva.

A Petrobras, a maior empresa brasileira, anunciou num comunicado que irá recorrer da decisão “de forma a defender a rigidez de seus procedimentos de governança interna, como tem atuado em outras ações em curso”.

A justiça do Brasil já tinha, na semana passada, afastado um outro membro da direção da Petrobras, Sergio Machado Resende, também nomeado pelo Governo.

Essa decisão apontou para a falta de uma lista com três candidatos ao cargo e para o facto de Rezende não ter cumprido o período de nojo de 36 meses após ter sido membro da direção do Partido Socialista Brasileiro, uma exigência da lei que regula as empresas estatais.

No início de março, o Conselho de Administração da Petrobras, liderado por Pietro Mendes, decidiu pagar apenas os dividendos mínimos e transferir para um fundo de reserva o valor (oito mil milhões de euros) que seria distribuído de forma extraordinária aos acionistas.

De acordo com a petrolífera brasileira, essa decisão garante que a empresa tenha uma reserva financeira para remunerar os investidores no futuro.

A decisão da petrolífera de minimizar os dividendos provocou uma forte queda das ações da empresa nas bolsas de São Paulo, Madrid e Nova Iorque.

Dias depois, o Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu que a Petrobras não deve apenas pensar nos acionistas.

“Se eu for atender apenas a choradeira do mercado, você não faz nada”, acrescentou, sublinhando que a empresa tem de “pensar também em 200 milhões de brasileiros que são sócios dessa empresa”.

Leia Também: Petrobras anuncia descoberta promissora de petróleo na Margem Equatorial

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World