Israel convoca embaixadores a favor da adesão da Palestina à ONU

Doze dos 15 países membros do Conselho de Segurança votaram a favor da conclusão da integração da Palestina nas Nações Unidas. O Governo israelita vai apresentar um protesto às embaixadas dos países que votaram a favor da proposta.

israel convoca embaixadores a favor da adesão da palestina à onu

Israel convoca embaixadores a favor da adesão da Palestina à ONU

O ministério dos Negócios Estrangeiros israelita anunciou este sábado que vai convocar os embaixadores dos países do Conselho de Segurança que votaram a favor da adesão da Palestina às Nações Unidas.

Doze dos 15 países membros do Conselho de Segurança votaram a favor da conclusão da integração da Palestina nas Nações Unidas, mas a proposta foi chumbada com duas abstenções e o voto contra dos Estados Unidos da América, que voltaram a usar o seu direito de veto.

O governo israelita anunciou hoje que vai apresentar um protesto às embaixadas dos países que votaram a favor da proposta argelina que iria melhorar o estatuto dos palestinianos, que têm um estatuto de “Estado observador não membro” desde 2012.

“Os embaixadores da França, do Japão, da Coreia do Sul, de Malta, da República Eslovaca e do Equador serão convocados amanhã” e “ser-lhes-á manifestado um forte protesto”, afirmou o ministério israelita na sua conta na rede social X, citado pela agência de notícias Agence France-Presse.

Segundo o ministério, a mensagem aos embaixadores é a seguinte:

“Um gesto político para com os palestinianos e um apelo ao reconhecimento de um Estado palestiniano – seis meses após o massacre de 7 de outubro – é uma recompensa ao terrorismo”.

“Israel não aceitará a criação de um Estado terrorista que põe em perigo os seus cidadãos”, acrescentou o ministro na rede social.

Durante várias semanas, os palestinianos e os países árabes pediram ao Conselho de Segurança que aceitasse que um Estado palestiniano, que já é reconhecido pela maioria das capitais, tomasse um “lugar legítimo” na ONU.

A proposta acabou por ser chumbada com o veto norte-americano, atitude já condenada pelo presidente da Autoridade Palestiniana (AP), Mahmoud Abbas, que viu a ação como “uma agressão flagrante contra os direitos, a história e a pátria” do povo palestiniano, adicionando que a administração norte-americana “desafia a vontade da comunidade internacional”.

Para o líder da AP, a posição de Washington representa o “abandono de todas as promessas” relativas à solução de dois estados, como fórmula de paz entre israelitas e palestinianos.

Além disso, criticou Washington por fechar os olhos ao “roubo de fundos” do território pelas autoridades israelitas, o que acaba por enfraquecer a AP, e acusou:

“Dá a Israel armas e dinheiro que matam os nossos filhos e destroem as nossas casas”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World