Com cheia história do Rio Acre, estado deve ter chuva neste domingo

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Em meio uma das maiores cheias da história do Rio Acre, Rio Branco (AC) e outras cidades do estado devem ter chuva neste domingo (3), de acordo com a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A previsão é que o nível alcance 17,8 metros amanhã. Segundo boletim de alerta do SGB, isso aumenta riscos de enchentes em Rio Branco.

Rio subiu ao longo do sábado (2). Às 6h deste sábado (2), o nível registrado era de 17,52 metros. Isso se manteve até 12h, quando a água subiu 2 centímetros. Às 15h, uma nova medição indicou volta ao patamar anterior. Mas a verificação das 18h sinalizou nova alta, com o nível do rio em 17,54 metros novamente.

Nível verificado é 3,5 metros acima do necessário para que o rio transborde. A chamada cota de transbordo do rio Acre é de 14 metros.

Nas ruas, água bate na altura dos joelhos de moradores. Imagens compartilhadas pela Defesa Civil de Rio Branco mostram pessoas circulando de barco por locais alagados.

Enchente impactou 60 mil pessoas em Rio Branco. Segundo a defesa civil da cidade, mais de 2 mil pessoas foram levadas para abrigos e cerca de 10 mil estavam desalojadas.

Ministros chegam ao Acre na segunda (4). Waldez Góes, de Integração e Desenvolvimento Regional, e Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, devem avaliar os estragos causados pela cheia em Rio Branco (AC).

“Desde o início das enchentes trabalhamos junto com os governos do Estado, as prefeituras e as bancada parlamentares do Acre”, disse ministro. Segundo Góes, planos de trabalho para ações de assistência, restabelecimento e reconstrução na região já estão em elaboração.

*Situação afeta todo o estado*

Outros rios da bacia do Acre apresentam nível acima da cota de transbordamento. Xapuri, Riozinho do Rola, Capixaba, Porto Acre são alguns deles, de acordo com informações do Governo do Estado.

O mesmo fenômeno se repete em rios de outras bacias. O Sena Madureira, da bacia do Purus, e o Cruzeiro do Sul, da bacia do Juruá, são exemplos.

Maior nível já registrado no Acre foi 18,24 metros, em Xapuri (AC). Medição aconteceu em 2015.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World