Polónia convoca embaixador russo para pedir responsabilidades

polónia convoca embaixador russo para pedir responsabilidades

ANTONIO BAT/EPA

Varsóvia, 20 fev 2024 (lusa) – O Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco anunciou hoje que convocou o embaixador da Rússia em Varsóvia, na sequência da morte na prisão do opositor russo Alexei Navalny, e pediu responsabilidades às autoridades de Moscovo.

Durante a reunião com o embaixador, Varsóvia “pediu às autoridades russas que assumissem a responsabilidade pela morte de Alexei Navalny e que conduzissem uma investigação completa e transparente, a fim de estabelecer as circunstâncias e causas” da morte do opositor, anunciada na passada sexta-feira, adiantou o ministério num comunicado de imprensa, citado pelas agências internacionais.

Segundo Varsóvia, a morte de Navalny e “o tratamento desumano que sofreu são sintomáticos da forma como as autoridades russas tratam os presos políticos, os opositores e os defensores dos direitos humanos”.

A diplomacia polaca também expressou a sua preocupação com “o crescente número de presos políticos na Rússia, muitos dos quais mantidos em colónias penais, em condições duras que ameaçam a sua saúde e vidas”.

A Eslovénia também convocou hoje o embaixador russo em Ljubljana, para expressar a sua indignação, apelar a Moscovo para que liberte todos os presos políticos atualmente detidos e parar de sancionar cidadãos que prestem homenagem publicamente a Navalny, de acordo com a ministra dos Negócios Estrangeiros eslovena, Tanja Fajon.

Outras capitais europeias, incluindo Paris, Madrid, Estocolmo, Berlim, Haia e Oslo, convocaram na segunda-feira os embaixadores russos colocados nos respetivos países.

Na segunda-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, comparou a morte do opositor russo à do general Humberto Delgado, durante o Estado Novo, indicando que a União Europeia (UE) aguarda informações para avançar com sanções.

“Não temos dúvidas nenhumas que Navalny morre porque o regime que Putin criou levou à sua morte, da mesma maneira que Humberto Delgado morre por causa do regime liderado por Salazar em Portugal”, declarou o chefe da diplomacia portuguesa.

No mesmo dia, a embaixadora portuguesa em Moscovo, Madalena Fischer, “honrou a memória” de Alexei Navalny, ao depositar flores num memorial às vítimas da repressão política durante a antiga União Soviética (URSS).

Alexei Navalny, um dos principais opositores do Presidente russo, Vladimir Putin, morreu na sexta-feira aos 47 anos, numa prisão do Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos.

Os serviços penitenciários da Rússia indicaram que Navalny se sentiu mal depois de uma caminhada e perdeu a consciência.

Destacados dirigentes ocidentais, a família e apoiantes do opositor responsabilizaram Putin pela sua morte, uma alegação rejeitada pelo Kremlin.

HB (ANE/AFE/JH) // SCA

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World