Piloto russo que desertou para Ucrânia é morto na Espanha

Corpo de Maxim Kuzminov é encontrado com marcas de tiros numa garagem em Alicante. Ele desertou em 2023, levando consigo o helicóptero que pilotava.

piloto russo que desertou para ucrânia é morto na espanha

Piloto russo Maksim Kuzminov vivia com identidade falsa em Alicante, na Espanha

O piloto russo Maxim Kuzminov, que desertou para a Ucrânia em agosto do ano passado, foi morto na Espanha, afirmaram nesta segunda-feira (19/02) o serviço secreto militar da Ucrânia e a imprensa espanhola.

O corpo de Kuzminov, de 28 anos, foi encontrado sem vida e com marcas de tiros numa garagem subterrânea em Villajoyosa, na província de Alicante, noticiou a agência de notícias Efe. Investigadores declararam à Efe que ele foi morto no dia 13 de fevereiro.

A morte do piloto foi confirmada pelo porta-voz do serviço secreto militar ucraniano GUR, Andri Yusov, que disse não ser possível ainda confirmar o motivo da morte.

A polícia espanhola confirmou que o corpo de uma vítima de disparo de arma de fogo foi encontrado, mas não revelou a sua identidade.

O diretor do Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia, Serguei Narishkin, afirmou que Kuzminov havia se tornado um “cadáver moral no momento em que planejou seu crime sujo” e se negou a comentar o caso, noticiaram agências de notícias russas.

A polícia espanhola agora procura por dois suspeitos que fugiram num veículo posteriormente encontrado queimado numa cidade vizinha, informou o jornal espanhol La Información, o primeiro a reportar o crime.

Tinha medo de morrer

De acordo com a imprensa espanhola, Kuzminov tinha medo de morrer na guerra e, por isso, teria decidido voar no helicóptero russo MI-8 que pilotava para a Ucrânia. A deserção foi divulgada como um grande feito por Kiev em setembro, quando imagens do piloto chegando à base militar de Kharkiv, próxima à fronteira com a Rússia, foram divulgadas.

Kuzminov vivia em Villajoyosa, na província de Alicante, onde há uma grande comunidade russa e ucraniana, com um passaporte ucraniano sob uma identidade falsa. Ele teria recebido o equivalente a 460 mil euros do governo da Ucrânia e a cidadania local para trocar de lado e trazer o helicóptero ao país.

A Ucrânia, que se defende de ofensivas russas em grande escala desde fevereiro de 2022, estabeleceu recompensas para equipamentos militares russos funcionais que sejam entregues a Kiev. As recompensas a desertores russos que entreguem um avião de combate podem chegar a 990 mil dólares, mais de R$ 4,9 milhões.

enk/as (Reuters, Efe, DPA, Lusa)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World