Ucrânia: Nenhum soldado da Europa ou NATO será enviado

Chanceler alemão, Olaf Scholz, garantiu hoje que “nenhum soldado” será enviado para a Ucrânia por países europeus ou da NATO, rejeitando possibilidade levantada ontem pelo Presidente francês, Emmanuel Macron.

ucrânia: nenhum soldado da europa ou nato será enviado

Olaf Scholz:

Em conferência de imprensa esta terça-feira (27.02), o chanceler alemão Olaf Scholz afirmou que o que foi decidido entre os europeus desde o início “continua a ser válido para o futuro”, nomeadamente que “não haverá tropas no terreno, nem soldados enviados por Estados europeus ou pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) para solo ucraniano”.

“É importante garantir sempre isto”, acrescentou Scholz na cidade universitária de Friburgo em Brisgóvia, no estado de Baden-Vurtemberga, no sudoeste da Alemanha, afirmando que existe “uma grande unanimidade sobre esta questão” entre os aliados da Ucrânia.

Scholz estava a reagir às declarações proferidas na segunda-feira (26.02) por Emmanuel Macron, nas quais o Presidente francês afirmou que o envio de tropas terrestres para a Ucrânia não deve “ser excluído” no futuro, apesar de considerar que “não existe consenso” sobre o assunto nesta fase.

“Faremos tudo o que for necessário para que a Rússia não possa ganhar esta guerra”, afirmou Macron, no final de uma conferência internacional de apoio à Ucrânia, que contou também com a presença de Scholz.

A conferência, organizada de urgência pelo Presidente francês com a presença de 27 outros países, surge num momento crítico para a Ucrânia, que se encontra na defensiva contra o exército russo, após o fracasso da sua contraofensiva no ano passado, e à espera de armas ocidentais adicionais.

ucrânia: nenhum soldado da europa ou nato será enviado

Presidente francês organizou, em Paris, uma conferência de urgência para apoiar a Ucrânia

Envio de armas

O chefe de Estado francês também pareceu apontar implicitamente a mira a países como a Alemanha, que durante muito tempo se mostraram relutantes em entregar certas armas a Kiev.

“Muitas pessoas que hoje dizem ‘nunca, nunca’ são as mesmas que diziam ‘nunca tanques, nunca aviões, nunca mísseis de longo alcance’ há dois anos”, afirmou Macron.

Pouco antes, em Berlim, o chanceler alemão tinha recusado seguir o exemplo da França e do Reino Unido no envio de mísseis de longo alcance para Kiev, argumentando que isso “não seria razoável” porque poderia “envolver” a Alemanha diretamente na guerra desencadeada pela Rússia.

Olaf Scholz rejeitou categoricamente o pedido da Ucrânia de enviar mísseis alemães Taurus, que têm um alcance superior a 500 quilómetros e permitiriam a Kiev atingir alvos no interior do território russo.

O Taurus é o equivalente ao Storm Shadow/Scalp, desenvolvido em paralelo pelos britânicos e franceses, que foi entregue à Ucrânia (250 quilómetros de alcance).

ucrânia: nenhum soldado da europa ou nato será enviado

Na segunda-feira, o Parlamento húngaro ratificou a entrada da Suécia na NATO

Membros da NATO

Através de um porta-voz, o gabinete do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, indicou que “um pequeno número” de militares britânicos encontra-se no terreno “para apoiar as forças armadas ucranianas, particularmente em termos de formação médica”. Mas garantiu que o Reino Unido não tem planos para enviar mais tropas para a Ucrânia: “Não estamos a planear um destacamento em grande escala”, afirmou.

Também o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, disse hoje que o envio de tropas para a Ucrânia “não está na ordem do dia” neste momento, numa altura em que o país está prestes a tornar-se membro da NATO.

Na segunda-feira, o Parlamento húngaro ratificou hoje a adesão da Suécia à NATO, o passo final necessário para o país nórdico que deseja aderir à Aliança Atlântica desde a invasão russa da Ucrânia.

A candidatura de Estocolmo foi aprovada por uma esmagadora maioria de deputados (188 votos em 199 lugares), após quase dois anos de espera.

por:content_author: Lusa

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World