4 formas que te ajudam a reduzir colesterol naturalmente

4 formas que te ajudam a reduzir colesterol naturalmente

Pessoas com histórico familiar e com diagnóstico de diabetes têm maior chance de desenvolver colesterol alto

Os sintomas do colesterol alto geralmente são silenciosos, o que significa que muitas pessoas podem não apresentar sinais óbvios.

Créditos: Ralwel/istock

No entanto, mesmo que os sintomas não sejam evidentes, o colesterol alto pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose (acúmulo de placas nas artérias) e aumentar o risco de eventos como ataques cardíacos e derrames.

4 formas que te ajudam a reduzir colesterol naturalmente

Descoberto fator que aumenta o colesterol

Por conta dessa condição silenciosa da condição, é importante fazer exames regulares de colesterol, especialmente se você for um paciente de risco.

Créditos: Dr_Microbe/istock

O que é colesterol alto?

O colesterol é uma substância cerosa como a gordura, produzida naturalmente pelo fígado. É importante para a produção de certos hormônios, membranas celulares e vitamina D.

Nosso fígado produz lipoproteínas para ajudar a transportar o colesterol, uma vez que ele não se dissolve na água e não pode viajar sozinho pelo corpo.

Causas do colesterol alto

Uma das principais causas do colesterol alto é seguir uma dieta repleta de alimentos ricos em gorduras trans, gorduras saturadas e colesterol. Existem outros fatores no estilo de vida, como fumar e inatividade física prolongada, que também contribuem para o risco de desenvolver colesterol elevado.

A genética também contribui para o risco de desenvolver colesterol elevado. Consequentemente, você pode ter uma chance maior de ter colesterol alto se algum de seus pais biológicos sofrer do problema. Neste caso, a triagem de rotina é extremamente importante.

Certos problemas de saúde, como hipotireoidismo e diabetes, aumentam suas chances de ter colesterol alto, juntamente com complicações relacionadas.

Sinais e sintomas de colesterol alto

Os sintomas de colesterol alto são raros. Às vezes, mesmo pessoas com um estilo de vida saudável podem sofrer deste problema.

Geralmente, você não será capaz de saber sobre eles até que causem problemas sérios em seu corpo. É por isso que é importante fazer exames regulares dos níveis de colesterol.

Se não for tratado, o colesterol alto pode causar repentinamente um derrame ou ataque cardíaco.

No caso da hipercolesterolemia familiar, existem alguns sintomas visíveis de colesterol elevado. Esses incluem:

Olhos com sintomas de colesterol alto

Incluem arco corneano e xantelasmas. O arco da córnea causa a formação de um anel branco claro ao redor da íris, enquanto os xantelasmas causam a formação de pequenos caroços amarelos perto do canto interno dos olhos.

Xantoma nos pés

Os xantomas, que são depósitos de gordura que se acumulam sob a pele,  podem se desenvolver em várias partes do corpo, incluindo tendões, e são frequentemente observados em áreas como cotovelos, joelhos, mãos ou pés. Eles geralmente aparecem como protuberâncias amarelas ou ligeiramente elevadas sob a pele.

Também conhecido como tendão xantoma, a condição causa inchaço ao redor do tendão de Aquiles e dos joelhos.

Como baixar o colesterol naturalmente

Aqui estão algumas das medidas que você pode tomar para reduzir o colesterol naturalmente :

Mudanças na dieta

Certifique-se de restringir o consumo de gorduras trans e gorduras saturadas em sua dieta, pois elas são um fator importante que contribui para os sintomas de colesterol alto.

Limite a ingestão de alimentos processados ​​e fritos. Alimentos processados ​​tendem a ser ricos em sódio e açúcar, por isso é importante verificar previamente as informações nutricionais.

Exercício regular

Ficar inativo por um período prolongado de tempo não é apenas ruim para a saúde do coração, mas também afeta negativamente o seu bem-estar geral.

Gerenciamento do estresse

Existem técnicas de relaxamento e exercícios de ioga para o estresse que você pode tentar incorporar à sua rotina regular.

Pare de fumar

Fumar é um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares e dos vasos sanguíneos. Tratamento para tabagismo.

Veja também: Estudo mostra que este alimento reduz açúcar no sangue e colesterol

Veja também: Estudo descobre fator que aumenta colesterol mesmo com dieta saudável

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World