Equipa que defronta Inglaterra A “não é seleção portuguesa de râguebi”

equipa que defronta inglaterra a “não é seleção portuguesa de râguebi”

André Kosters/LUSA

Lisboa, 19 fev 2024 (Lusa) – O encontro com Inglaterra A é “uma oportunidade fantástica” para os jogadores, mas a equipa que vai subir ao relvado, no domingo, em Leicester, “não é a seleção portuguesa de râguebi”, esclareceu hoje o presidente da Federação.

“É uma seleção ‘A’, tal como a da Inglaterra, não é a seleção principal, pois não se tratando de um jogo oficial, não se aplicam as regras da World Rugby para a convocatória. Mesmo que quiséssemos, não poderíamos invocar os regulamentos para chamar jogadores profissionais”, disse Carlos Amado da Silva à agência Lusa.

A convocatória para a seleção de Portugal A, anunciada hoje pela Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) inclui apenas quatro jogadores que foram titulares no sábado, no triunfo da seleção nacional na Roménia (49-24), e trata-se de “uma base alargada que ainda vai sofrer várias alterações”.

A lista de 35 jogadores inclui sete jogadores dos campeonatos franceses, nomeadamente Abel da Cunha (Albi), Nicolas Fernandes (Macon), Kevin Batista (Floriac), Clement Ribeiro (Rouen), Boaventura de Almeida (Section Paloise), Gabriel Aviragnet (Albi) e Jason Rodrigues (Massy), mas a equipa técnica vai agora confirmar a disponibilidade dos mesmos.

Foram ainda chamados três jogadores do Belenenses (Manuel Worm, André da Cunha, Duarte Azevedo) e dois do Benfica (Vasco Baptista e José Rodrigues), que não devem viajar para Leicester, uma vez que os dois clubes disputam entre si, no sábado, um encontro das meias-finais da Taça de Portugal.

“Em todo o caso, é uma boa hipótese para os jogadores portugueses se mostrarem, não está em causa a valorização dos nossos jogadores. Não podemos é confundir os ‘lobos’ com a equipa que vai jogar”, reforçou o dirigente.

Questionado sobre o facto de o site da federação inglesa anunciar um confronto entre Inglaterra A e Portugal, sem mencionar que se trata, também, de uma equipa secundária portuguesa, Amado da Silva ripostou que “eles podem anunciar o que quiserem” e reforçou que Portugal não poderia “correr o risco de anunciar uma seleção principal para defrontar Inglaterra numa semana em que não pode ter os melhores jogadores disponíveis”.

“Não podemos chamar seleção nacional a uma equipa que tem potencial, sim senhor, e vai obviamente jogar para conseguir um bom resultado, mas que não tem os melhores jogadores disponíveis e num jogo que nunca contaria para o ranking mundial”, concluiu o presidente da FPR.

Sobre o apuramento da seleção principal para as meias-finais do Rugby Europe Championship 2024 (REC24), apesar da entrada em falso na Bélgica (derrota por 10-6), Amado da Silva reconheceu que Portugal começou “muito mal”, mas saiu em defesa de um grupo “com uma média de idades de 22 anos e muitas novidades”.

“As críticas que fizeram à equipa após o jogo com a Bélgica foram inapropriadas e deixaram-me muito triste. Não por mim, mas pelos jogadores. Temos uma base de recrutamento como nunca tivemos, com grandes promessas, alguns que são já certezas. Precisamos é de consistência, mas volto a dizer: nós vamos ao Austrália2027, isso é certo! Deixem-nos trabalhar, com paciência”, desabafou Amado da Silva.

O encontro entre as seleções ‘A’ de Inglaterra e Portugal está previsto para domingo, às 13 horas, no Leicester Tigers Stadium, em Leicester.

Em 08 de março, Portugal A vai defrontar também uma seleção de desenvolvimento da Irlanda, no Jamor.

No râguebi, ao contrário do futebol e da generalidade das modalidades, a seleção ‘A’ designa uma formação secundária do país.

 

SYL // NFO

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World