Miss é eliminada por ser mãe. Em que ano estamos?

miss é eliminada por ser mãe. em que ano estamos?

Em 2022, a brasileira Domitila Barros, então com 37 anos, foi escolhida como Miss Alemanha. Ela é modelo, atriz e empreendedora social

Alguns concursos de beleza continuam apegados a regras da década de 1950, mas outros se modernizam. Na Alemanha competição passou a premiar mulheres não só pela beleza, mas por trabalhos sociais. É o mínimo, não?Elas precisam ser lindas, altas e magras. Além disso, é necessário que tenham entre 17 e 27 anos, não sejam casadas e não tenham filhos.

Parece que estou descrevendo as regras para participar de um concurso de beleza dos anos 50 ou de um evento que vai apresentar mulheres “boas para casar” para a sociedade no seriado “Bridgerton”, ambientado no século 19. Mas não. Esse é o regulamento do concurso Miss Mundo de 2024 mesmo. E ele é levado a sério.

Nos últimos dias, um vídeo de uma mulher chorando viralizou no Brasil. Tratava-se de Carla Cristina, que foi escolhida como Miss Acre em julho do ano passado e representaria o estado na disputa que escolheria a brasileira que participará do próximo Miss Mundo.

Carla tinha ganho o concurso, mas foi desclassificada por uma razão para lá de antiquada e injusta: ela tem um filho. “Acabei de ter meu título retirado. Quem me conhece sabe, quem vive comigo sabe o quanto trabalhei, fiz rifas, vendi até sopa para pagar minha taxa, que era de R$ 5.000, e eles não trabalham com reembolso.”, desabafou.

A coordenadoria do evento afirmou em nota que:

“Desde a sua criação, em 1951, o Miss Mundo tem como regra que as candidatas devem ser solteiras, não serem mães, sem nunca terem sido. Todas as coordenações estaduais conhecem tal regra e seus concursos devem ocorrer de acordo com as regras do concurso Miss Mundo e Miss Brasil Mundo. As candidatas que participam do concurso devem ser informadas sobre as regras do concurso em que estão participando.”

De fato, “não ter filhos” é uma regra do concurso – o que é chocante. E ela ter sido criada em 1951, ou seja, há mais de 70 anos, explica bem o descompasso com os dias atuais.

Carla não é a primeira a passar por isso. Em 2019, a ucraniana Veronika Didusenko venceu o concurso nacional e foi desclassificada quatro dias depois devido ao mesmo motivo: ser mãe. Na época, ela afirmou que processaria os organizadores da competição.

Absurdo? Com certeza. Afinal, só a ideia de um show onde mulheres desfilam de maiô para terem seus corpos medidos e analisados por jurados, em geral, homens, já parece antiga, machista e sem propósito em 2024. Com essas regras e esse tipo de discriminação, tudo fica ainda mais anos 50.

Sem desfile de maiô

Mas alguns concursos de miss se modernizam no mundo todo. Na Alemanha, por exemplo, depois de ser duramente criticado, o concurso mudou totalmente e passou, desde 2020, a premiar mulheres não só pela sua beleza, mas pelo seu comprometimento e trabalhos sociais. Desde então, a premiação também permite a participação de mulheres casadas e mães (ufa) e elevou o limite de idade em dez anos para incluir mulheres de até 39 anos. Além disso, o concurso aboliu a prova onde as mulheres desfilam de maiô. É o mínimo, não?

Em 2022, a eleita foi a brasileira Domitila Barros, então com 37 anos. Ela é modelo, atriz e empreendedora social. Domitila foi escolhida, entre outras coisas, pelo seu comprometimento com causas sociais, como o trabalho que realiza com as crianças da favela onde ela cresceu no Recife. A final deste ano acontece no próximo sábado (24/02) e inclui, por exemplo, Christina Modrzejewski, ativista pela inclusão e cadeirante, que pode virar a primeira mulher com deficiência a ser eleita Miss Alemanha. Tomara.

Em temos de meninas feministas e Barbies se revoltando (falo do filme, claro) até o Miss Universo, o concurso mais famoso do mundo se modernizou (pelo menos um pouco).

Desde o ano passado, eles passaram a aceitar candidatas mães, casadas e divorciadas. Desde 2012, mulheres trans também podem participar do concurso.

E a partir desse ano, uma grande novidade vai ser implementada: não vai haver mais limite de idade para as participantes. Chega a ser meio ridículo ter que comemorar mudanças tão óbvias. Mas vamos lembrar que em alguns concursos, como o Miss Mundo, do qual Carla foi expulsa, nada mudou e eles seguem apegados à cartilha “como ser uma boa moça nos anos 50”. Será que esse tipo de concurso tem futuro?

Sinceramente, acho (e espero) que não. Sim, eu gostava de ver o concurso quando criança. Mas as coisas mudam e não faz mais sentido que mulheres desfilem de maiô, tenham seus corpos julgados e sejam tratadas como “bobinhas” que só leram um livro: “O Pequeno Príncipe”.

Outros países podiam copiar a Alemanha nessa. E se é para os concursos continuarem existindo, tomara que mais mulheres fortes como Domitila sejam premiadas. Independentemente de serem mães, casadas, divorciadas ou solteiras.

_____________________________

Nina Lemos é jornalista e escritora. Escreve sobre feminismo e comportamento desde os anos 2000, quando lançou com duas amigas o grupo “02 Neurônio”. Já foi colunista da Folha de S.Paulo e do UOL. É uma das criadoras da revista TPM. Em 2015, mudou para Berlim, cidade pela qual é loucamente apaixonada. Desde então, vive entre as notícias do Brasil e as aulas de alemão.

O texto reflete a opinião da autora, não necessariamente a da DW.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World