PM suspende Operação Verão em bairro de Santos após ofício da Justiça

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Polícia Militar se comprometeu a suspender a Operação Verão, que já deixou 39 mortos na Baixada Santista, durante o fim de semana em uma comunidade da cidade Santos.

A operação no litoral paulista teve início após a morte do soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo, 35, há quase um mês. Ao menos um outro PM em serviço, um cabo, também morreu durante as intervenções na periferia de Santos.

A suspensão atende a uma solicitação da Justiça de Santos para resguardar um ato previsto para o final de semana na Vila dos Criadores: a apresentação para moradores de propostas para urbanização do local, de acordo com a gestão municipal.

“Oficie-se ao 6º BPMI – Comando de Policiamento do Interior 6, informando que, durante os dias 02 e 03 de março de 2024, serão realizadas oficinas no território da Vila dos Criadores, com os moradores, no âmbito dos trabalhos da Câmara Judicial, instaurada por este Juízo”, diz a decisão da juíza Fernanda Menna Pinto Peres. Em seu despacho, ela menciona que notícias jornalísticas informam recorrentes enfrentamentos armados nas comunidades, periferias e morros da região.

O documento é do dia 22 de fevereiro. Por ser uma solicitação, a outra parte, no caso a PM, poderia ou não acatar o pedido.

Em resposta nesta sexta-feira (1º), a Polícia Militar encaminhou um ofício, assinado pelo coordenador operacional da PM, coronel Gentil Epaminondas de Carvalho Junior, em que declara cumprir a orientação, mas que o policiamento local será mantido. O documento possui o termo “reservado” escrito em vermelho no cabeçalho.

“Cumpre ressaltar que o policiamento ostensivo preventivo territorial, executado pela 5ª Cia PM do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior, bem como eventuais solicitações 190 na localidade serão atendidas dentro da normalidade e na conformidade dos preceitos constitucionais inerentes às competências da Polícia Militar do Estado de São Paulo, como baluarte da preservação da ordem pública a todos os moradores e turistas do litoral Paulista.”

Em nota, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) declarou que a Polícia Militar foi oficiada pelo Poder Judiciário local, solicitando a suspensão da Operação Verão nos dias e no bairro mencionados, em decorrência do evento comunitário.

“Diante disto, o Comando da PM na região informou ao magistrado que o policiamento será mantido, em dimensões e com o emprego de protocolos adequados à situação apresentada, com o objetivo de garantir a segurança dos participantes do evento e de toda a população.”

A Vila dos Criadores está dentro da área da Operação Verão e ao menos três pessoas morreram no entorno. Os casos ocorreram 24 horas depois da morte do soldado Cosmo, em 2 de fevereiro.

Em seu despacho, a magistrada destacou a possível presença na comunidade de secretários municipais, advogados, Defensoria Pública, Ministério Público, servidores públicos municipais e outros integrantes da câmara judicial.

“Assim, solicita-se a suspensão das atividades da Operação Verão, nos dias 02 e 03 de março de 2024, no território da Vila dos Criadores, para segurança de todos os moradores, atores e autoridades envolvidas nas oficias”, acrescenta o texto.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World