Ação da Polícia Federal e da Justiça contra Bolsonaro e militares: um novo capítulo da crise política no Brasil

Em vésperas dos 60 anos do golpe militar de 1964, operação investiga tentativa de golpe de Estado em 2022 e coloca os militares pela primeira vez em risco desde o fim da ditadura

ação da polícia federal e da justiça contra bolsonaro e militares: um novo capítulo da crise política no brasil

Ex-Presidente do Brasil Jair Bolsonaro

Em 5 de julho de 2022, pouco tempo antes do início da campanha eleitoral, o então Presidente Jair Bolsonaro (Partido Liberal) reuniu-se com um comité civil e militar. A reunião tinha como finalidade traçar uma estratégia para impedir que o atual Presidente Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores), uma vez eleito, tomasse o poder, permitindo a permanência de Bolsonaro e do seu grupo político. A estratégia previa colocar o sistema eleitoral em xeque para, então, permitir o uso da força na permanência do poder. Compunham a ala verde-azeitona do encontro os generais Paulo Sérgio Oliveira (ministro da Defesa e Comandante do Exército), Augusto Heleno (gabinete de Segurança Institucional), Walter Braga Netto (Casa Civil) e o general Mário Fernandes, então chefe-substituto da secretaria-geral da presidência.

O plano, sabemos, não foi consumado. Entretanto, é agora objeto de investigação da Polícia Federal por meio da Operação Tempus Veritatis (“Hora da Verdade”, em latim), que prendeu preventivamente quatro pessoas – incluindo dois militares – e ordenou 33 mandados de busca e apreensão, que atingiram 16 membros das forças armadas, incluindo Heleno e Oliveira e o almirante Almir Garnier Santos, comandante-geral da Marinha no Governo de Bolsonaro. A operação parte de outros inquéritos já em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) e foi autorizada pelo juiz Alexandre de Moraes, desse órgão judicial.

Para ler este artigo na íntegra clique aqui

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World