Falta de vacina anticovid suspende três mil profissionais de saúde

© Nicolas Garriga/Copyright 2021 The Associated Press. All rights reserved

Emmanuel Macron admitiu esta quinta-feira à noite aliviar as restrições anticovid em França se os números da epidemia mantiverem uma evolução favorável, mas uma das medidas para proteger os franceses está a gerar controvérsia apesar do impacto negativo aparentemente mínimo.

Desde quarta-feira, o Governo francês impõe aos profissionais do setor da Saúde o processo de vacinação, pelo menos em curso, para poderem trabalhar.A falta de vacina anticovid levou à suspensão de três mil profissionais, nas contas do ministro Oliver Véran.

Nas contas do titular da pasta da Saúde, o número de suspensões é irrisório: cerca 0,12% de um universo de 2,5 milhões de profissionais de cuidados ou assistência médica.

“De forma responsável, os profissionais de Saúde vacinaram-se para se protegerem e para protegerem os pacientes. No primeiro dia de vacinação obrigatória, a medida garantiu continuidade, segurança e qualidade do atendimento nos nossos hospitais e lares“, escreveu Véran, numa publicação nas redes sociais associada ao vídeo de uma entrevista concedida quinta-feira de manhã.

Para os profissionais de Saúde não vacinados, por outro lado, à mesma hora da entrevista, havia à espera uma carta para a suspensão de funções. Foi o caso de Mélanie Pellicia, secretária médica.

“Aqui está”, afirmou Mélanie, à saída do Hospital Saint-Antoine, em Paris, com a carta na mão: “Estou suspensa”.

A partir de hoje, não tenho direitos a não ser o direito à segurança social se me acontecer alguma coisa. Já não sou reconhecida na minha função“, diz, comovida, a secretária médica não vacinada contra a Covid-19.

Apesar do alegado impacto mínimo no universo de profissionais de Saúde, esta imposição do Governo francês veio destapar outro problema no setor: o do reforço de pessoal em alguns dos hospitais afetados pelas suspensões.

“Tentámos o regresso de alguns funcionários. Pedimos aos que temos se aceitavam fazer horas extra”, revela uma funcionária não identificada de um hospital em Monpellier.

França anunciou, entretanto, esta quinta-feira, a tendência de desagravamento da epidemia com o registo de mais 8.128 novas infeções em 24 horas, menos dois mil em comparação com a quinta-feira da semana passada.

O país mantém ainda 9,297 “doentes covid” hospitalizados, incluindo 1.952 em cuidados intensivos.

Em termos de vacinação, as autoridades de saúde franceses indicavam quase 50 milhões de pessoas com pelo menos uma dose de vacina anticovid, incluindo 47,2 milhões (67%) com a vacinação completa.

  • “Passe Verde” obrigatório para trabalhar em Itália
  • G20 quer 40% da população mundial vacinada até ao fim do ano
  • Quais são os melhores sistemas de saúde do mundo?

Em Itália, foi também implementada uma medida similar esta semana para impulsionar a vacinação do país, mas na “bota” da Europa a imposição abrange os profissionais de saúde e obriga a apresentar um certificado Covid válido para poderem trabalhar.

Na Saúde, apenas 728 profissionais italianos estavam suspensos esta quinta-feira por falta do certificado de saúde.

Portugal lidera vacinação mundial

Em Portugal, onde o plano de vacinação está a ser um grande sucesso e mais de 80% da população já está protegida contra a Covid-19 ou pelo menos com o processo iniciado, não foi necessário tornar a vacinação obrigatória para quaisquer trabalhadores.

Esta quinta-feira, o primeiro-ministro António Costa elogiou “a forte adesão da população [à vacinação], o empenho dos profissionais de Saúde e um implementação eficaz da estratégia de vacinação”.

O chefe do Governo português considerou que tudo junto contribuiu para tornar “Portugal um dos países do mundo com maior taxa de vacinação contra a Covid-19+”, num processo liderado desde fevereiro deste ano pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

Numa publicação na rede social Twitter, António Costa alertou, no entanto, com base no que ouviu na reunião com especialistas no Infarmed, que a epidemia não é passado e que é preciso manter a ofensiva contra o SARS-CoV-2.

“Cabe a cada um de nós manter as regras de proteção para continuarmos a vencer o vírus”, rematou o primeiro-ministro.

Em termos de setor laboral, em agosto, o presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) admitiu, em declarações à RTP, que embora as empresas não possam impedir o acesso de funcionários não vacinados ao trabalho, a lei em vigor abre espaço para a contratação apenas de pessoas já vacinadas contra a Covid-19 ao abrigo, por exemplo, da proteção de terceiros.

No Código do Trabalho, sublinhava na altura o jornal digital ECO, é referido que, “para além das situações previstas em legislação relativa a segurança e saúde no trabalho, o empregador não pode, para efeitos de admissão […] no emprego, exigir a candidato a emprego […] a realização ou apresentação de testes ou exames médicos, de qualquer natureza, para comprovação das condições físicas ou psíquicas, salvo quando estes tenham por finalidade a proteção e segurança do trabalhador ou de terceiros, ou quando particulares exigências inerentes à atividade o justifiquem, devendo em qualquer caso ser fornecida por escrito ao candidato a emprego ou trabalhador a respetiva fundamentação”.

Internet Explorer Channel Network
News Related

OTHER NEWS

Brasil soma 570 mortes e 15.239 novos casos da Covid-19

No total, desde o início da pandemia, o país já contabilizou 602.669 óbitos e 21.627.476 infeções. © TARSO SARRAF/AFP via Getty Images No total, desde o início da pandemia, o ... Read more »

Nutricionistas alertam que portugueses estão comer o dobro do necessário

“Dados alarmantes revelam que as disponibilidades para consumo da maioria dos alimentos apresentaram variações negativas em 2020, ano marcado pela pandemia covid-19”, adianta a entidade A Ordem dos Nutricionistas alertou ... Read more »

DGS emite norma para vacinar crianças contra gastroenterite por rotavírus

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu hoje uma norma sobre a vacinação de crianças pertencentes a grupos de risco contra gastroenterite por rotavírus, uma situação que obriga a mais de ... Read more »

Covid-19: "Tendência crescente" da incidência de novas infeções nos idosos

Indicação é do relatório das “linhas vermelhas” divulgado esta sexta-feira. © SIC Notícias A pandemia de covid-19 regista uma “intensidade reduzida” em Portugal, mas verifica-se uma “tendência crescente” da incidência ... Read more »

Movimento nos aeroportos portugueses sobe 2,3% até setembro

© Swipe News, SA aeroporto, viagens, turismo, passageiros, terminal, (ATENÇÃO, NÃO É O AEROPORTO DE LISBOA) O número de passageiros que passou pelos aeroportos portugueses aumentou, em termos homólogos, em ... Read more »

Temporada de 2022 do Mundial de Fórmula 1 com recorde de 23 grandes prémios

© Fornecido por Lusa Formula One Grand Prix of Turkey Redação, 15 out 2021 (Lusa) – Um número recorde de 23 grandes prémios vai integrar o calendário de 2022 do ... Read more »

Conceição: «As oportunidades aparecem de acordo com o trabalho diário»

© Maisfutebol Conceição: «As oportunidades aparecem de acordo com o trabalho diário» Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, em declarações na flash interview da SportTV1, após a goleada por 5-0 ... Read more »

Covid-19: Especialistas recomendam 80% de vacinados no Rio de Janeiro para o Carnaval em 2022

© Fornecido por Lusa Mass vaccination against covid reaches the largest complex of favelas in Rio São Paulo, 15 out 2021 (Lusa) – Taxas de 80% das pessoas vacinadas e ... Read more »

Especialistas recomendam 80% de vacinados no Rio para o Carnaval

Taxas de 80% das pessoas vacinadas e de apenas 5% de testes positivos para a covid-19 estão entre as principais recomendações listadas numa nota técnica divulgada hoje sobre a realização ... Read more »

Dirigentes do PSD e autarcas da Distrital do Porto declaram apoio a Rangel

© TVI24 Dirigentes do PSD e autarcas da Distrital do Porto declaram apoio a Rangel Dezassete autarcas e dirigentes do PSD do distrito do Porto declararam esta sexta-feira  apoiar Paulo Rangel ... Read more »

Heparina reduz em 78% o risco de morte por complicações da Covid-19

© Thinkstock/VEJA A heparina é um anticoagulante que torna o sangue mais fluido, inibindo a formação de trombos ou coágulos Um estudo publicado última edição do British Medical Journal, periódico ... Read more »

Coronavirus en Argentina: se registraron 1.358 casos y 27 muertes en las últimas 24 horas

© Bernardino Avila En las últimas 24 horas se registraron 27 muertes por covid-19 en la Argentina. El reporte del Ministerio de Salud confirmó 1.358 nuevos contagios en las últimas ... Read more »

Francia cobrará pruebas covid-19 a los adultos no vacunados

© Proporcionado por Milenio ¿Dónde hacen pruebas PCR de covid-19 y cuánto cuestan? (Especial) Las pruebas de detección del covid-19 han dejado de ser gratuitas para los adultos no vacunados ... Read more »

OE2022: “Governo ainda não deu nenhum passo negocial”, diz Catarina Martins

© TVI24 OE2022: “Governo ainda não deu nenhum passo negocial”, diz Catarina Martins A coordenadora do BE, Catarina Martins, afirmou esta sexta-feira que o Governo “ainda não deu nenhum passo ... Read more »

Sérgio Conceição: "Eu vejo momentos no jogo que são mais importantes do que a qualidade técnica"

Na entrevista rápida à “Sport TV” após o triunfo (5-0) do FC Porto contra o Sintrense, para a Taça de Portugal, o técnico dos “dragões” frisou a “competência” e “seriedade” ... Read more »

Taça: Sintrense-FC Porto, 0-5 (destaques)

© Maisfutebol Taça: Sintrense-FC Porto, 0-5 (destaques) A figura: Sérgio Oliveira É um jogador com pouco ou nada a provar no FC Porto, mas encarou este duelo da Taça de ... Read more »

Festival Books & Movies homenageia atriz Isabel Ruth em Alcobaça

O Festival Books & Movies, que junta literatura e cinema, a decorrer entre os dias 01 e 21 de novembro em Alcobaça, vai este ano homenagear a atriz Isabel Ruth, ... Read more »

Incidência de novas infeções nos mais idosos com tendência crescente em Portugal

© Fornecido por RTP A pandemia de covid-19 regista uma “intensidade reduzida” em Portugal, mas verifica-se uma “tendência crescente” da incidência de novas infeções nos idosos com 80 ou mais ... Read more »

Covid-19: Reino Unido regista 145 mortes e 44.932 casos

© Fornecido por Lusa Freedom Day in England, as many COVID-19 restrictions are lifted Londres, 15 out 2021 (Lusa) – O Reino Unido registou 145 mortes e 44.932 novos casos ... Read more »

Olá, eu sou o Sérgio Oliveira e quero recuperar o meu protagonismo no FC Porto

A viver um começo de temporada no qual tem estado mais tempo no banco do que no campo, Sérgio Oliveira assumiu-se como a grande figura da natural goleada (5-0) do ... Read more »

Prevent Senior: 40% dos pacientes com Covid-19 grave morreram em 2020

A Covisa, órgão de Vigilância Sanitária vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, apresentou, na última quinta-feira (14), dados sobre o número de mortes em operadora de saúde durante a pandemia. As ... Read more »

Taxa de transmissão da Covid-19 no Distrito Federal é de 1,05

Em contramão à queda da transmissão da Covid-19 no Brasil, o Distrito Federal registrou uma taxa maior nas últimas semanas. Segundo o cálculo do Imperial College, a taxa de transmissão ... Read more »

As terapias em estudo pela UE contra o coronavírus não substituirão as vacinas

Publicações visualizadas mais de 23 mil vezes nas redes sociais desde pelo menos 7 de outubro garantem que “a União Europeia substituirá vacinas por ivermectina” porque o bloco aprovou “cinco ... Read more »

Embate de Portugal diante da Sérvia alterado de Alvalade para a Luz

© zerozero.pt – Carlos Alberto Costa Embate de Portugal diante da Sérvia alterado de Alvalade para a Luz A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) revelou, no seu site oficial, que ... Read more »

Protestos contra Passe Verde obrigatório perdem intensidade em Itália

© Gregorio Borgia/Copyright 2021 The Associated Press. All rights reserved. Desde esta sexta-feira que em Itália é obrigatório apresentar o Passe Verde para poder trabalhar, uma medida que afeta todas ... Read more »

Covid-19: Angola anuncia 221 novos casos e mais sete mortos em 24 horas

© Fornecido por Lusa Covid-19: Campanha de vacinação em Luanda Luanda, 15 out 2021 (Lusa) – Angola registou 221 novos casos de covid-19, mais sete óbitos associados à doença, totalizando ... Read more »

Angola anuncia 221 novos casos e mais sete mortos em 24 horas

Angola registou 221 novos casos de covid-19, mais sete óbitos associados à doença, totalizando 1.660, e 281 recuperações, nas últimas 24 horas, informaram hoje as autoridades de Saúde angolanas. © ... Read more »

FC Porto goleia Sintrense e segue em frente na Taça da Portugal

O FC Porto, que já venceu a Taça de Portugal por 17 vezes, está na próxima fase da competição. © MIGUEL A. LOPES O FC Porto, da I Liga, venceu ... Read more »

«Para chegar ao mel temos de aceitar a picadela das abelhas»

© Maisfutebol «Para chegar ao mel temos de aceitar a picadela das abelhas» João Carlos Pereira, treinador da Académica, em declarações na conferência de imprensa após a eliminação da Briosa ... Read more »

FC Porto segue em frente na Taça após passeio em Sintra (VÍDEO)

© Elson Correia sintrense_fcporto O FC Porto assegurou um lugar na 4ª eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer o Sintrense por 0-5. Veja também: Ainda agora chegou ao Benfica ... Read more »

Sérgio Oliveira: «Oportunidade? Dou o meu melhor quando jogo»

© Maisfutebol Sérgio Oliveira: «Oportunidade? Dou o meu melhor quando jogo» Sérgio Oliveira, em declarações na flash interview da SportTV1, após a goleada por 5-0 frente ao Sintrense, em jogo ... Read more »

Saúde reduz intervalo entre doses de vacina da AstraZeneca contra Covid-19

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta sexta-feira a redução do intervalo entre as doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca. © Reuters/Dado Ruvic mVacina ... Read more »

STCP transportou menos 2,7 milhões de passageiros nos primeiros seis meses do ano

© Fornecido por RTP A STCP registou, no primeiro semestre de 2021, uma diminuição de 2,7 milhões de passageiros face a 2020, tendo fechado as contas com uma redução de ... Read more »

Pandemia com "tendência crescente na população mais vulnerável" e idosa

Já é conhecido o mais recente relatório das ‘Linhas Vermelhas da pandemia, divulgado pelo INSA e pela DGS. © Getty Images Já é conhecido o mais recente relatório das ‘Linhas ... Read more »

"Não há aumento assinalável das reações adversas": Graça Freitas sobre vacinação em simultâneo contra covid-19 e gripe

© TVI24 “Não há aumento assinalável das reações adversas”: Graça Freitas sobre vacinação em simultâneo contra covid-19 e gripe A Diretora Geral da Saúde, Graça Freitas, explicou esta sexta-feira, em ... Read more »

Mais 34 mortes e 6.099 infeções em França nas últimas horas

Desde o início da pandemia, o país já registou 117.245 óbitos e 7.080.375 contágios. Dados foram revelados esta sexta-feira pelas autoridades de saúde. © REUTERS/Pascal Rossignol Desde o início da ... Read more »

Taça: onzes iniciais do Belenenses-Sporting

© Maisfutebol Taça: onzes iniciais do Belenenses-Sporting O Sporting desloca-se ao Restelo para disputar a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Belenenses. Estes são os onzes iniciais para ... Read more »

Dois ansiados regressos e duas estreias absolutas no onze do Sporting no Restelo

Para a partida contra o Belenenses, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, Rúben Amorim coloca como titulares Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves, que regressam após lesão, bem como João ... Read more »

Vacinação simultânea contra gripe e novo coronavírus arranca na segunda-feira -- DGS

© Fornecido por RTP A vacinação em simultâneo contra a covid-19 e a gripe inicia-se na segunda-feira, abrangendo cerca de dois milhões de pessoas com 65 ou mais anos, adiantou ... Read more »

Dez anos à espera. Carolina Carvalho revela como conheceu David Carreira

Tudo começou com uma mensagem que o músico enviou à atriz no Facebook, a qual acabou por ser ignorada. © Instagram/O Programa da Cristina Tudo começou com uma mensagem que ... Read more »