Falta César para salvar 'Planeta dos Macacos: O Reinado' da mesmice

FOLHAPRESS – A César o que é de César –o chimpanzé protagonista dos últimos três filmes da franquia “Planeta dos Macacos” tinha musculatura para fazer valer o ingresso do cinema. Musculatura carismática e facial, diga-se, pela boa interpretação de Andy Serkis, cujo brilho no olhar não era ofuscado pelos quilos de maquiagem digital.

Pois a Noa, o macaco principal de “Planeta dos Macacos: O Reinado”, que estreia nesta quinta-feira, parece faltar muito feijão com arroz –ou bananas, essa fruta inexplicavelmente ausente das dietas dos símios digitais.

Tudo se passa muitas gerações após a morte de César, cujos ideais começam a ser esquecidos entre os macacos, até que a história vira lenda na memória de seus poucos seguidores.

Interpretado pelo jovem Owen Teague, mesmo com a similaridade física com César, Noa não tem fôlego ao longo da narrativa para sustentar o papel de líder que recai sobre si, após sua tribo –que nunca ouviu falar de César– ser saqueada e escravizada por outro grupo de macacos inteligentes, liderados pelo tirânico Proximus César. O vilão, que quer capturar a humana Mae, tampouco tem a força do bonobo Koba ou do aloprado coronel vivido por Woody Harrelson em filmes anteriores.

Não falta esmero aos efeitos visuais, principal chamariz do “reboot” feito há 13 anos. Em “A Guerra”, de 2017, chegaram a seu ápice com a câmera habilidosa de Matt Stevens, diretor que trocou de animal e cuida dos novos filmes do Batman.

Agora, a tarefa é de Wes Ball, à frente dos filmes de “Maze Runner”, um “Jogos Vorazes” da série B, e quem adaptará o jogo “The Legend of Zelda” para o cinema. A ação em “O Reinado” não brilha, mas parece um treinamento para o que virá em “Zelda”, já que Ball mostra talento ao encenar em grandes alturas, com os macacos escalando e pulando entre prédios em ruínas, tomados de árvores.

Se a câmera de Stevens sabia fazer closes e panorâmicas como poucos, a de Ball tem um senso de vertigem, como se vê na abertura, quando Noa tem de catar ovos de águia, criadas como pets na sua vila, e depois, perto do final, quando os símios escalam um paredão sobre um mar revoltoso.

Voltaram aqui as praias, cenários tão desoladores para a franquia desde o filme de 1968, o melhor, com Charlton Heston. O roteiro ao menos consegue mudar os ares da série, que em “A Guerra” virou um faroeste entre matas fechadas e campos nevados.

O horizonte litorâneo dá luz e escala a esse mundo em que os humanos deixaram de ser dominantes e emburreceram, tornando-se mudos e selvagens como os macacos de outrora.

Há uma razão: César era como um Moisés, que morre sem ver a terra prometida ao povo que liderou por mais de década; já Noa, como entrega o nome, é uma espécie de aprendiz de Noé, já que o dilúvio que promoverá libertará seus amigos e afogará, literalmente, os planos de Proximus.

Mas Noa, como já dito, não é um novo César, e talvez nem seja o protagonista dos próximos filmes, que estão a caminho como denuncia o gancho misterioso. A trilogia anterior se beneficiou muito de grandes elipses temporais entre os filmes, que deram a dimensão histórica daqueles acontecimentos.

Já “O Reinado”, por mais imponente que pareça o título, se passa entre pequenas comunidades dissidentes do povo de César –algo que o filme não contextualiza.

Assim como subestima Raka, o orangotango com quem Noa se junta no meio da jornada. Ele é um dos últimos da sua classe, uma espécie de guardião da palavra de César, cujas leis são deturpadas por Proximus, e também de todo o elo da civilização atual com o mundo humano. É ele quem se aproxima e acolhe Mae, a humana que Noa não aceita de imediato por ignorância.

O conceito é bom –a história do homem se repete primeiro como tragédia, depois como ficção científica. A personagem tem uma virada que define os rumos do clímax, mas o trabalho da atriz Freya Allan, com cara de tacho, só cria antipatia.

E pior, o estranhamento entre Noa e a humana enfraquece pelo roteiro mal explicado e cheio de momentos dispensáveis –o personagem de William H. Macy, um humano que se rende aos desígnios do vilão, desperdiça o bom ator.

É curioso: até o “Planeta dos Macacos” de Tim Burton, em 2001, humanos e primatas eram ambos patéticos a seu modo, o que casava com o tom dos filmes. Com o “reboot”, o drama naturalista virou o principal para renovar a série.

Agora, macacos são até mais humanos que a humanidade, e no ringue das emoções o nocaute é sempre dos símios. O final sugere que a continuação que o próximo capítulo pode equilibrar essa relação. A pergunta crucial: precisamos? Duas horas e vinte –de um filme que pouco adiciona ao que já sabemos e para um roteiro cujo final está dado desde os anos 1960– podem ser melhor gastas em outras sessões.

PLANETA DOS MACACOS: O REINADO

Avaliação: Regular

Quando: Estreia nesta quinta (9) nos cinemas

Classificação: 14 anos

Elenco: Owen Teague, Freya Allan, Kevin Durand

Produção: EUA, 2024

Direção: Wes Ball

OTHER NEWS

9 minutes ago

Recall of Popular Candy Expanded Due to Salmonella Risk

9 minutes ago

Russia Recruits Ethnic Germans for Ukraine War

9 minutes ago

In Manoj Tiwari’s rally, BJP trains guns at Congress, AAP

9 minutes ago

Labour MP Dawn Butler withdraws from Hay festival in sponsorship row

10 minutes ago

Warrington Wolves: Sam Burgess & George Williams wax lyrical about overseas star following Challenge Cup semi-final triumph

10 minutes ago

How does French Open affect Olympic qualification?

10 minutes ago

Ukraine power company appeals for British help after Russia wipes out coal plants

10 minutes ago

Hamas and Israeli leaders may face international arrest warrants. Here’s what that means

10 minutes ago

NATO Countries Begin Training Ukrainian Soldiers on Home Soil

10 minutes ago

Iconic 00s rock band with catchy hit song announce first UK tour in 15 years

10 minutes ago

Vince Vaughn Is Your New Quirky Detective

10 minutes ago

Russia accuses Ukraine of using US and French missiles in an attack on one of its border regions

10 minutes ago

Judge Merchan Makes 'Smart Move' in Donald Trump Trial: Legal Analyst

12 minutes ago

Houston cancer survivor raising awareness, money for leukemia research

12 minutes ago

Loose metal pieces found in Pedigree dog food, 315 bags recalled

12 minutes ago

OpenAI pauses voice that many compared to Scarlett Johannson’s

13 minutes ago

As student loan forgiveness nears $160 billion, here's what to know about the relief programs

14 minutes ago

UK 'goes continental' for its cheese: How Brits are turning to gourmet and specialty cheeses from Europe - with sales of Triple Crème Brie nearly double in a year while demand for Morbier and Comté also soars

15 minutes ago

Video: SEE IT: Beth Van Duyne checks out fit Rep. Rich McCormick's backside in boldly flirtatious moment 11 MONTHS before relationship exposed

15 minutes ago

How Jurgen Klopp 'took a leaf out of Sir Alex Ferguson's book' with emotional farewell speech: Outgoing Liverpool manager draws parallels with Fergie from 11 years ago

15 minutes ago

Stylists reveal the traditional rules that fashion fans should IGNORE - as experts explain which sartorial guidelines are now outdated

15 minutes ago

Heidi Klum stuns as she arrives back into Nice airport donning a black satin ensemble and leather jacket for Cannes Film Festival 'round two'

15 minutes ago

Xander Schauffele's wife reveals she was 'blacking out' during emotional PGA Championship win

15 minutes ago

Mohammed Ali Ahmad-Rezaei: Iranian refugee repeatedly raped a woman in front of her children learns his fate

15 minutes ago

Xander Schauffele will NOT join LIV Golf 'even if you throw hundreds of millions of dollars at him', his dad claims after first major win at PGA Championship: 'He is about legacy'

15 minutes ago

Liverpool finally CONFIRM Arne Slot will succeed Jurgen Klopp as their new manager... with the departing Feyenoord boss to officially start work next week on a three-year deal

15 minutes ago

Joe Biden was racist and patronizing in his speech to Morehouse grads

15 minutes ago

It’s time to stop the unfair, unequal madness of trans athletes destroying women’s sports

16 minutes ago

Half of Americans think climate change will destroy planet in their lifetime: poll

16 minutes ago

Prosecutions will have to wait despite so many facing criticism in blood scandal report

16 minutes ago

This energy stock and other plays are set to jump the most over the next month, according to an AI model

16 minutes ago

What to choose: A gas heater or an electric heater?

17 minutes ago

SNP polling bombshell as YouGov records lowest support for a decade as Labour soars

17 minutes ago

Texas sweats under record-breaking heat wave after flooding and storms

17 minutes ago

Super Rugby Pacific Team of the Week: All Blacks duo and Wallabies hard man lead the way

17 minutes ago

Rudy Gobert fires back at Charles Barkley after Game 7 win

17 minutes ago

New, electricity-free desalination method shows promise

17 minutes ago

WNBA and LSU women's basketball legend Seimone Augustus joins Kim Mulkey's coaching staff

17 minutes ago

Former Home Depot CEO warns Biden's economy created a 'wrecking ball' for the next president

17 minutes ago

Amazon CEO Andy Jassy says attitude 'makes a big difference' at work

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch