Polónia quer acelerar reforço da segurança na fronteira com a Bielorrússia.

polónia quer acelerar reforço da segurança na fronteira com a bielorrússia.

Euronews

O reforço da segurança na fronteira com a Bielorússia é um dos projetos que o novo governo polaco liderado por de Donald Tusk quer realizar em breve, em coordenação com os países bálticos e a Finlândia.

“Vamos ter um sistema de controlo perimetral e propor um sistema de câmaras rotativas para monitorizar os movimentos dos migrantes. Teremos em conta as experiências dos guardas de fronteira e de outros serviços, como temos feito nos últimos dois anos. Vamos cooperar com os serviços dos países da aliança”, afirmou à euronews Andrzej Szejna, vice-ministro do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Polónia.

É preciso estar atento às “intenções da Rússia”

A Estónia, membro da NATO, que faz fronteira com a Rússia, avisa que os países não devem desvalorizar as ameaças e possíveis e intenções da Rússia.

“O relatório dos serviços secretos estónios sobre a forma como a Rússia irá provavelmente reconstituir a sua capacidade militar dentro de 3 a 4 anos é um fator importante. Mas o futuro depende também de nós. Devemos ser capazes de ajudar a Ucrânia para que o país vença a guerra de modo a mudar os planos da Rússia. A Estónia, a Letónia, a Lituânia e a Polónia estão a assumir um papel de liderança. Temos de inspirar os outros países, para que se movam com a velocidade adequada à situação”, disse à euronews  Miko Haljas, Embaixador da Estónia na Polónia.

Peritos dizem que Rússia vai tentar criar destabilização nas fronteiras da Europa de Leste

Os peritos indicam que a Rússia vai tentar criar destabilização nas fronteiras orientais, nomeadamente através de ações de desinformação.

“A Rússia vai continuar a levar a cabo atividades de desestabilização contra os países da NATO e a parte oriental da NATO. Moscovo continua a repetir que a Polónia tem ambições imperiais e deseja ocupar, por exemplo, parte da Ucrânia ou parte da Bielorrússia. O objetivo deste discurso de Moscovo é convencer a opinião pública na Rússia e na Bielorrússia de que é preciso ter um exército maior.”, disse à euronews Agnieszka Legucka, especialista em política russa do Instituto Polaco de Assuntos Internacionais.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World