Com prestígio em alta, começa viagem de Lula à África

Lula, nesta quarta-feira, não teve qualquer agenda oficial e teve o dia reservado para compromissos pessoais, ao lado da primeira-dama, Janja. Nesta quinta-feira, o presidente tem uma reunião marcada com o contraparte egípcio, Abdel Fattah Al-Sisi.

Por Redação, com agências internacionais – de Brasília e Cairo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou no Egito, nesta manhã de quarta-feira, para a primeira agenda internacional de 2024. Tão logo chegou ao Cairo, Lula tomou conhecimento da pesquisa qualitativa divulgada, mais cedo, em que fica demonstrado o aumento de sua popularidade, no Brasil.

com prestígio em alta, começa viagem de lula à áfrica

Lula desembarca no Cairo, etapa inicial de um giro pela África

Lula, nesta quarta-feira, não teve qualquer agenda oficial e teve o dia reservado para compromissos pessoais, ao lado da primeira-dama, Janja. Nesta quinta-feira, o presidente tem uma reunião marcada com o contraparte egípcio, Abdel Fattah Al-Sisi.

 

Expectativa

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, a visita deve tratar de temas multilaterais, como mudanças climáticas, reforma das organizações internacionais e a guerra Israel-Palestina.

Pautas da agenda bilateral dos dois países também estão incluídas. Os dois presidentes vão conversar, ainda, sobre comércio, investimentos, cooperação técnica, cooperação em educação e cooperação em defesa. Há a expectativa de assinatura de acordos bilaterais.

Em 2024, Brasil e Egito celebram 100 anos de relações diplomáticas. O país é o segundo maior parceiro comercial do Brasil na África. No ano passado, o comércio bilateral entre as duas nações totalizou US$ 2,8 bilhões.

 

Discussão

Essas trocas comerciais devem passar por incremento, com a abertura do mercado egípcio para diversos produtos brasileiros, como peixes e derivados, carne de aves, algodão, bananas e gelatina e colágeno. Está em discussão, inclusive, uma rota aérea entre os dois países, de São Paulo ao Cairo.

Também em 2023 o país africano teve atuação fundamental no processo de repatriação de famílias brasileiras presas na Faixa de Gaza. O processo permitiu o retorno de 115 pessoas ao território nacional.

Após a visita ao Egito, Lula irá para a Etiópia, onde também participará de reuniões bilaterais. Ele estará presente como convidado na 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, organização que tem representantes de 55 nações da África.

 

Pesquisa

Ainda nesta manhã, chegou ao presidente Lula o resultado do estudo feito pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem, da agência de comunicação FSB, que aponta para uma melhora consistente na aprovação do trabalho do governo. Em janeiro deste ano, disseram aprovar o governo Lula 62% dos entrevistados, ante 59% em dezembro de 2023 e 57% em junho.

O ponto mais baixo da curva foi registrado em maio de 2023, quando apenas 50% diziam aprovar o governo. Já o melhor período do governo foi em fevereiro do ano passado, pouco depois da posse, quando a aprovação atingiu a marca de 64%.

Disseram desaprovar o governo no último mês 29%, ante 32% em dezembro e 33% em junho. Desaprovação menor que a atual só foi registrada em fevereiro de 2023 (25%). O levantamento ouviu 21.515 pessoas entre 6 e 30 de janeiro de 2024. A margem de erro é de 1,3 ponto percentual para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World