Alemanha vai enviar sistema Patriot adicional devido ao aumento dos ataques aéreos russos à Ucrânia

alemanha vai enviar sistema patriot adicional devido ao aumento dos ataques aéreos russos à ucrânia

BERND WUESTNECK/EPA

Berlim, 13 abr 2024 (Lusa) – A Alemanha vai enviar um sistema de defesa antiaérea Patriot “adicional” à Ucrânia para ajudar a proteger-se face ao “aumento dos ataques aéreos russos”, anunciou hoje o Governo alemão, tendo o Presidente ucraniano já agradecido.

“Devido ao aumento dos ataques aéreos russos contra a Ucrânia, o governo alemão decidiu reforçar ainda mais a defesa aérea ucraniana” com o envio de um “sistema Patriot adicional”, informou o Ministério da Defesa da Alemanha, em comunicado, referindo que a transferência deste sistema começa imediatamente.

Em resposta a este anúncio, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu à Alemanha pela “verdadeira demonstração de apoio à Ucrânia num momento crítico” para o país, apelando aos seus aliados para que façam o mesmo.

“Sou grato ao chanceler (alemão Olaf Scholz) pela decisão de fornecer um sistema adicional de defesa aérea Patriot à Ucrânia e mísseis” para os sistemas existentes, escreveu Volodymyr Zelensky, na rede social Telegram.

Ao anunciar a decisão do Governo alemão, o ministro da Defesa, Boris Pistorius, disse que “o terror russo contra as cidades ucranianas e a infraestrutura do país está a causar um sofrimento imensurável”.

“Isso põe em perigo o fornecimento de energia à população e destrói a prontidão operacional das forças armadas ucranianas”, apontou o ministro alemão.

Este é o terceiro sistema Patriot que Berlim fornece a Kiev. O Ministério da Defesa alemão esclareceu que este carregamento foi feito “a pedido do Governo ucraniano” e em coordenação com os seus aliados.

Este anúncio surge num momento em que o exército ucraniano enfrenta dificuldades no campo de batalha, prejudicado pela falta de ajuda externa, tropas e munições.

A Rússia intensificou os seus ataques aéreos contra a Ucrânia. Na quinta-feira, Moscovo bombardeou instalações energéticas no país, destruindo uma central elétrica na região de Kiev.

Após a eclosão da guerra na Ucrânia em fevereiro de 2022, a Alemanha abandonou a sua postura tradicionalmente pacifista e tornou-se o segundo maior fornecedor de ajuda militar à Ucrânia, a seguir aos Estados Unidos.

Há meses que Kiev tem pedido aos seus aliados ocidentais mais munições e sistemas de defesa aérea, mas a ajuda está a esgotar-se devido a bloqueios políticos em Washington, forçando os soldados ucranianos a poupar as suas munições.

Além dos sistemas Patriot, Berlim forneceu uma ampla gama de outros armamentos, desde artilharia até veículos blindados de combate. No entanto, o chanceler alemão Olaf Scholz tem sido criticado nos últimos meses por se recusar a autorizar o fornecimento de mísseis Taurus de longo alcance. A Alemanha teme que estes mísseis possam ser usados para atingir alvos dentro da Rússia.

SSM // VM

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World