FC Porto explica blackout à TVI e aponta o dedo ao principal culpado

Na sequência da vitória do FC Porto sobre o Arsenal por 1-0, na última noite de quarta-feira, pela Liga dos Campeões, surgiu uma notável ausência de representantes do clube na zona de entrevistas rápidas providenciadas pela TVI/CNN. A situação, que deixou muitos a questionar o motivo por trás do silêncio do Porto, foi esclarecida através da newsletter oficial do clube, Dragões Diário, esta manhã.

Veja também: Vítor Catão dá pista sobre Madureira: ‘Investiguem o dinheiro da sogra’

O comunicado do FC Porto inicia com uma nota de triunfo: «A justiça tardou, mas confirmou o que já se sabia: na Europa só dá Porto», uma clara referência à qualidade e ao desempenho do clube nas competições europeias.

“O golo do triunfo não caiu do céu e correspondeu à materialização da superioridade azul e branca na criação de oportunidades. Como já aconteceu várias vezes em jogos deste nível, Sérgio Conceição foi autor de uma lição tática que deixou em branco uma equipa que tinha marcado 21 golos nos cinco jogos anteriores”.

Seguidamente, a newsletter faz menção a declarações de figuras centrais na vitória contra o Arsenal, incluindo Galeno, autor do único golo da partida, Diogo Costa, Alan Varela e o técnico Sérgio Conceição. Importante notar que estas declarações não foram concedidas à TVI/CNN, fato que o FC Porto fez questão de sublinhar.

“Note-se que nenhuma destas declarações foi prestada à TVI. Na sequência do insulto ao FC Porto feito pelo diretor-geral da estação e antigo vice-presidente do Benfica, o clube optou por não participar na flash interview do canal e deu conta disso à UEFA”.

Veja também: Morreu Artur Jorge, antigo selecionador e técnico do FC Porto

O motivo por trás desta decisão remonta a um incidente ocorrido no fim de semana anterior, durante uma gala da TVI, onde José Eduardo Moniz, diretor-geral da estação e ex-vice-presidente do Benfica, teria proferido comentários considerados desrespeitosos em relação ao FC Porto. Em resposta, e como forma de protesto, o clube optou por se abster de participar na flash interview do canal, comunicando previamente a sua posição à UEFA.

Esta posição tomada pelo FC Porto reflete não só a tensão existente entre o clube e determinados sectores da comunicação social, mas também o respeito que exigem enquanto instituição. A decisão de se distanciar das entrevistas rápidas após um jogo tão importante sublinha a seriedade com que o clube aborda as questões de respeito e dignidade, marcando uma posição firme contra o que consideram ser tratamentos injustos ou desrespeitosos.

Veja também: O vídeo de João Neves com a mãe que está a partir o coração dos benfiquistas

Este episódio adiciona mais um capítulo à longa história de rivalidades não apenas desportivas, mas também mediáticas, reforçando a ideia de que o futebol português vive não só dentro, mas também fora das quatro linhas. A reação do FC Porto à situação evidencia a complexa relação entre os clubes de futebol e os meios de comunicação, num contexto onde a imagem e a comunicação assumem um papel cada vez mais central no desporto moderno.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World