Europeias na Hungria marcadas por medo e "superestrela" que ameaça Orban

Tibor Illyes/EPA

Budapeste, 04 mai 2024 (Lusa) – A um mês das eleições europeias, em Budapeste inúmeros cartazes do partido no governo ecoam medos sobre migrantes, identidade de género e guerra, enquanto a ascensão de uma “superestrela” da oposição a Viktor Órban ‘apaga’ os restantes partidos.

As eleições para o Parlamento Europeu estão marcadas para 09 de junho na Hungria (mesma data que em Portugal) e por estes dias já se veem em Budapeste grandes cartazes políticos com a imagem da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sentada numa poltrona juntamente com opositores de Órban caracterizados como empregados de mesa, nos quais se lê “humildes servidores de Bruxelas” em questões como “migração, género e guerra”.

Da autoria do partido nacional-conservador Fidesz, que está no poder na Hungria há 14 anos, os cartéis juntam ‘rivais’ de Órban como o popular líder do novo partido Respeito e Liberdade (TISZA), Péter Magyar, o antigo primeiro-ministro socialista Ferenc Gyurcsany, a eurodeputada socialista Klára Dobrev e o presidente da Câmara de Budapeste eleito pelos Verdes Gergely Karácsony.

Mas apesar de Péter Magyar ser um nome recente nestes cartazes, nenhum dos temas abordados causa estranheza a responsáveis associativos, incluindo ao coordenador do projeto Háttér (representativo de pessoas LGBT na Hungria), que quase conformado admite à Lusa em Budapeste que “o governo tem usado estes cartazes como um truque de comunicação para criar medos irreais e dizer que vão salvar a população”.

Para Vivien Vadasi, consultora jurídica da Associação Húngara para os Migrantes Menedék, estes grandes cartazes, que contrastam com os pequenos posters dos partidos da oposição, visam apenas criar “ruídos brancos” junto da população, que hoje em dia “já nem liga”.

Na ala conservadora húngara, este tipo de mensagens não são vistas como antidemocráticas, mas antes “uma abordagem soberanista” às “exigências da União Europeia”, diz o diretor executivo do Colégio Mathias Corvinus em Bruxelas, Frank Füredi.

Antigo comunista e hoje populista democrático, Frank Füredi argumenta que “as pessoas não pediram migração em massa ou integração da identidade de género na política”.

Também o secretário de Estado da Comunicação Internacional, Zoltán Kovács, diz em entrevista à Lusa apenas estarem em causa “regras que têm de ser seguidas” para migração regular, mudança de sexo só após os 18 anos e foco na paz em vez da guerra.

Esta não é a visão da investigadora Zsuzsanna Szelenyi, que começou a sua carreira como membro do partido Fidesz e o deixou quando Órban assumiu a liderança. Falando à Lusa em Budapeste, a analista qualifica esta como uma “propaganda governamental muito desagradável” na qual são gastos “milhões de euros dos contribuintes” para garantir “o domínio” dos cartazes políticos, pagar a influenciadores pró-governo e limitar o acesso à oposição no espaço mediático.

Mesmo que o Fidesz difunda a ideia de que a Hungria é “um país pró-família”, nomeadamente noutros cartazes colocados no aeroporto de Budapeste, certo é que, para o investigador Bulcsú Hunyadi do Instituto do Capital Político, a “imagem do governo de proteger as crianças foi afetada” com o recente escândalo relacionado com um indulto num caso de pedofilia.

“O governo utiliza os políticos da oposição e as organizações não-governamentais para alimentar a agenda anti-género e anti-LGBT, mas depois é o próprio a falhar”, compara Bulcsú Hunyadi, falando num contexto de “cereja no topo do bolo” para o surgimento de “uma superestrela”, Péter Magyar.

Bulcsú Hunyadi descreve a sua ascensão como uma “exceção na história política húngara recente, em que alguém consegue ter tanto apoio e mobilizar tantas pessoas num curto espaço de tempo”, principalmente alguém que “fazia parte dos círculos internos do regime”.

Numa altura em que se espera que o TISZA seja a segunda força mais votada, atrás do Fidesz, Péter Magyar diz em entrevista à Lusa que “as pessoas estão fartas desta elite política”.

“É por isso que eu e o meu partido somos tão populares e a popularidade está a crescer cada vez mais, porque as pessoas estão fartas destes tipos e gostariam de ter um sistema político completamente novo na Hungria”, afirma Péter Magyar.

Partidos da oposição ouvidos pela Lusa reconhecem que esta popularidade está a causar a “luta pela sobrevivência” dos outros partidos, segundo diz à Lusa Gábor Harangozó, do socialista MSZP.

O eurodeputado e presidente do partido de centro-direita Jobbik, Márton Gyöngyösi, corrobora que “todos os partidos da oposição estão em dificuldades”.

Também Márton Tompos, vice-presidente do liberal Momentum, admite que Péter Magyar está a “levar metade dos [seus] eleitores” por ser “insanamente popular”, enquanto János Árgyelán, do partido de extrema-direita A Nossa Pátria, estima uma redução entre 2% a 3% dos seus eleitores para este “novo messias”.

Pelos Verdes LMP, Örs Tetlák fala num “sintoma da frustração e da desilusão de centenas de milhares de eleitores húngaros”, mas diz que Péter Magyar “não faz nem diz nada de novo” e é “um oportunista”.

Se Ágnes Vadai, do socialista DK, desvaloriza e fala numa “fenómeno temporário”, Marietta Le do satírico Partido Húngaro do Cão de Duas Caudas refere que o seu partido é mais dedicado à cidadania e não à ação popular.

*** Ana Matos Neves, enviada da Agência Lusa ***

ANE // PDF

Lusa/Fim

OTHER NEWS

15 minutes ago

NBCU’s Donna Langley On Impact Of Possible Sony-Paramount Merger: “There Will Be Further Consolidation, It’s Sad” – Cannes

15 minutes ago

Xi and Putin: The marriage of convenience that is reshaping the world order

15 minutes ago

Parents debate over govt decision to ban Sex Ed for kids under nine

15 minutes ago

12 Breathable, Lightweight Blouses That Will Keep You Cool And Comfy In The Southern Heat—All Under $35

18 minutes ago

Wetherspoons staff reveal sales 'trick' used to make thirsty punters spend more money

18 minutes ago

Folded Eras: Taylor Swift's beloved Scottish Fold cats make the purrr-fect companions

18 minutes ago

Blind man, 33, turned away from Uber 76 times because of his guide dog is dubbed 'the Sherlock Holmes of equality law' after securing more than 30 convictions against discriminating drivers

18 minutes ago

I caught a Ryanair flight and saw so many people making the same £46 mistake

19 minutes ago

The friendly South Pacific island that’s actually easy to get to

19 minutes ago

The Darkness Has Not Overcome: limp pro-Trump piety for a second coming

19 minutes ago

The traitors who sent Dutch Jews to the Nazi slaughterhouse

19 minutes ago

Trump says he wants to debate Biden but will 'demand a drug test'

19 minutes ago

Johnson’s Trump trip unsettles some Republicans: ‘Tell me this isn’t so’

19 minutes ago

Premier League team news: predicted lineups for the final day

19 minutes ago

Biden staffer who resigned over White House’s ‘disastrous’ support for ‘genocide’ is daughter of weapons exec helping Israel

19 minutes ago

Father of NYC menace ‘Ice Pick Nick’ grateful son is behind bars: ‘Saving his life’

20 minutes ago

‘Never Trump?’ ‘Never Biden’ voters might loom larger.

20 minutes ago

Met Éireann predicts warm humid weekend with risk of thunderstorms

20 minutes ago

Aaliyah Edwards’s homecoming is a U-Conn. lovefest — and a Mystics loss

20 minutes ago

Mother gasps in fear when she realises the 'door is open' on wheel

20 minutes ago

Maths teacher given the nickname 'Bunda Becky' arrives at court

20 minutes ago

Couple's food truck dreams come true at Lake Manitoba Narrows

21 minutes ago

Inside the picturesque harbour town facing a dirty water crisis

21 minutes ago

Northern Lights will appear across UK skies more frequently, space forecaster says

25 minutes ago

Video: Australian Idol star Anthony Callea in 'endless tears' as he reveals heartbreaking family loss: 'It just doesn't seem real'

25 minutes ago

Video: Brooklyn Beckham uses a blowtorch to roast marshmallows while creating a boozy take on the classic s'more in his latest cooking clip

26 minutes ago

Feeling flush? Three-bedroom home in leafy west London on market for nearly £600k... but there's a unique feature that might make you think twice

26 minutes ago

Couple who fell pregnant a month after they started dating have 'proved doubters wrong' with happy marriage

26 minutes ago

Inside Jo Wood's eclectic off-grid farmhouse as she reveals why she ditched rock 'n' roll hedonism for UFO spotting and growing veg

26 minutes ago

Farmer commutes 6 hours a day to bring Pa. products to his Amish-owned NYC store

27 minutes ago

Hynes stars in win over Roosters to push Origin case

27 minutes ago

Five Below Is Selling Perfect Dupes of Costco's Colorful Tote Bags

27 minutes ago

Emma Stone Talks Physical Demands of a Yorgos Lanthimos Movie (Like Dancing, Death and Doing It)

27 minutes ago

Burns scores easiest try ever

27 minutes ago

Meeting on Layoffs at Yelm School District

28 minutes ago

Ambassador insists Germans find infamous Fawlty Towers episode funny

28 minutes ago

Outpouring of support after mother’s death was overwhelming, says Edward

28 minutes ago

How Jim Jordan connected the dots on Biden’s $8 million book deal

28 minutes ago

Singapore to stage festival for urban sports such as parkour, skateboarding and Hyrox in August

31 minutes ago

Stephen King Adaptation ‘The Monkey’, Starring Theo James, Pre-Sells To Neon For U.S. After Promo Sparks Buyer Tug-Of-War — Cannes Market

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch