EUA levantarão em novembro restrições a viajantes estrangeiros

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (20) que irão levantar em 1° de novembro para aqueles vacinados contra a Covid-19 as restrições aos viajantes internacionais em vigor desde março de 2020, que incomodavam seus parceiros, principalmente os europeus.

Além de apresentar comprovante de vacinação, quem viajar para os Estados Unidos deverá fazer o teste da doença em até três dias antes do embarque e usar máscara durante a viagem, informou Jeff Zients, coordenador de combate à pandemia da Casa Branca.

O governo americano não especificou quais vacinas serão reconhecidas para a entrada nos Estados Unidos. Em entrevista à AFP, Thierry Breton, comissário europeu para o mercado interno, disse que a nova ordem abrange as vacinas reconhecidas pela agência farmacêutica norte-americana (FDA), que são a Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson (Janssen).

A FDA não aprovou a vacina AstraZeneca, aplicada em muitos países europeus, mas Breton disse que conversou com Zients e viu sinais de esperança. Ele “me disse que, para as outras vacinas, especialmente a AstraZeneca, será sua agência de saúde que decidirá, mas ele tinha um ar positivo e otimista”, descreveu.

A Comissão Europeia saudou o anúncio dos EUA como “uma medida longamente aguardada por famílias e amigos que estão distantes”, e assinalou que essa também é “uma boa notícia para as empresas”. Segundo a Câmara de Comércio dos EUA, a decisão contribuirá para uma “recuperação robusta e duradoura da economia dos EUA”.

A flexibilização das restrições de viagens impostas em março de 2020 por Donald Trump, quando o surto de coronavírus foi classificado como pandemia, marca uma mudança significativa por parte do governo Biden e responde a uma demanda importante de seus aliados europeus, em um momento de tensão nas relações diplomáticas.

Atualmente, apenas os cidadãos americanos, os residentes e os estrangeiros com vistos especiais podem ingressar nos Estados Unidos vindos da maioria dos países europeus.

– Ressalvas numerosas –

Não obstante, serão mantidas numerosas ressalvas para evitar a propagação do vírus, que já matou mais de 670 mil americanos, e que vem aumentando pela variante delta.

Jeff Zients assinalou que as restrições ao movimento de veículos do Canadá e México serão mantidas. “Não temos atualizações sobre as políticas de fronteiras terrestres”, explicou.

Os cidadãos americanos que não estiverem imunizados poderão entrar no país somente mediante apresentação de um exame negativo feito dentro das 24 horas anteriores.

O uso de máscaras será obrigatório nos voos para os Estados Unidos, e as companhias aéreas também proporcionarão às autoridades sanitárias americanas informações para o rastreamento de contatos. “Este novo sistema segue as recomendações da ciência para manter seguras as viagens aéreas internacionais dos americanos”, explicou Zients.

Ao contrário do que se esperava, que a reabertura das fronteiras se restringiria aos viajantes de União Europeia (UE) e Reino Unido, o anúncio abrange o mundo todo. “Isto se aplica a todas as viagens internacionais”, frisou o conselheiro do presidente americano.

– Irritação e ciência-

Os países europeus estavam incomodados por terem aberto suas fronteiras aos americanos vacinados e não ter havido recíproca. Alemanha e Reino Unido elogiaram a medida anunciada hoje.

A decisão dos EUA acontece na véspera do discurso de Biden na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, no qual a pandemia será o tema principal. A medida também é tomada no momento em que Washington e Paris entraram em rota de colisão pelo anúncio repentino da Austrália de que adquirirá submarinos nucleares americanos, abandonando um contrato francês anterior para submarinos de propulsão convencional.

Contudo, fontes do governo americano negaram que a decisão da Casa Branca de relaxar as restrições de entrada no país tenha qualquer relação com uma tentativa de acalmar a França. “Isso foi realmente motivado pela ciência”, afirmou um funcionário do Departamento de Estado.

Internet Explorer Channel Network
News Related

OTHER NEWS

Centros de vacinação da Madeira com horário alargado até sábado

Os centros de vacinação da Madeira estão a funcionar com horário alargado entre hoje e sábado para que a população possa ser vacinada de forma mais célere, anunciou a secretaria ... Read more »

Pandemia já matou pelo menos 4.891.684 pessoas em todo o mundo

A pandemia de Covid-19 já matou pelo menos 4.891.684 pessoas em todo o mundo desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o início da doença, segundo o relatório ... Read more »

Suárez: «Estou convencido que este vai ser o ano de João Félix»

© Maisfutebol Suárez: «Estou convencido que este vai ser o ano de João Félix» Luis Suárez acredita que esta vai ser a temporada de João Félix. O uruguaio participou no ... Read more »

VÍDEO: faz golaço após elogios de Amorim e festeja à Paulinho

© Maisfutebol VÍDEO: faz golaço após elogios de Amorim e festeja à Paulinho O nome de Rodrigo Ribeiro foi lançado para as notícias por Ruben Amorim, na antevisão ao jogo ... Read more »

Cabo Verde: Alex Saab foi extraditado para os Estados Unidos

© LUSA – FERNANDO DE PINA Alex Saab, empresário e o alegado testa de ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, que estava detido em Cabo Verde, foi extraditado para os ... Read more »

Governo quer reunir com todos os partidos e solicitou ao BE os termos de acordo escrito

© Swipe News, SA joão leão, antónio costa O Governo quer reunir-se com todos os partidos com quem tem negociado a viabilização do Orçamento do Estado para 2022 e solicitou ... Read more »

Cabo Verde/Eleições: Carlos Veiga pede eleição com “maior número possível de votos” para legitimar novo PR (C/ÁUDIO, C/VÍDEO E C/FOTOS)

*** Serviços áudio e vídeo disponíveis em www.lusa.pt *** Praia, 17 out 2021 (Lusa) – O candidato a Presidente da República de Cabo Verde Carlos Veiga sublinhou esta manhã a ... Read more »

Autoridades moçambicanas impedem marcha contra onda de raptos em Maputo

© Fornecido por Lusa Moçambique: Cidade de Maputo Maputo, 17 out 2021 (Lusa) – As autoridades moçambicanas impediram, no sábado, a realização de uma marcha contra a onda de raptos ... Read more »

Sessão de Cinema: “O Primeiro Encontro”

O canadiano Denis Villeneuve tem-se distinguido em universos fantásticos, devedores da tradição da ficção científica — este é um dos seus títulos de maior impacto. A próxima chegada da nova ... Read more »

Queniano Elisha Rotich vence maratona de Paris com novo recorde

O atleta melhorou o anterior recorde da prova em mais de um minuto e meio. O queniano Elisha Rotich venceu este domingo a maratona de Paris em 2:04.23 horas, novo ... Read more »

Paulo Rangel dá a primeira entrevista após o anúncio da candidatura, esta segunda-feira, no Jornal das 8

© TVI24 Paulo Rangel dá a primeira entrevista após o anúncio da candidatura, esta segunda-feira, no Jornal das 8 Paulo Rangel vai dar a primeira entrevista após o anúncio da ... Read more »

Andualem Shiferaw bate novo recorde na maratona de Lisboa

Na prova feminina, a vencedora foi Asayech Ayalew Bere. O etíope Andualem Shiferaw venceu este domingo destacado a maratona de Lisboa, repetindo o triunfo alcançado em 2019 e voltando a ... Read more »

Após um ano de casamento, Leia George pede o divórcio de Sean Penn

Os dois atores deram o nó em 2020, mas já estavam juntos desde 2016. © Kevin Winter A mulher de Sean Penn, Leia George, pediu o divórcio do ator, apenas ... Read more »

GNR “muito atenta” ao fenómeno e aos efeitos da série ‘Squid Game'

© TVI24 GNR “muito atenta” ao fenómeno e aos efeitos da série ‘Squid Game’ A GNR disse hoje estar “muito atenta ao fenómeno” ‘Squid Game’ e aos efeitos que a ... Read more »

GNR garante estar "muito atenta" ao fenómeno de "Squid Game"

As forças de segurança publicaram “alguns conselhos e advertências aos pais” sobre a nova série da Netflix. © GIUSEPPE CACACE A GNR disse este domingo estar “muito atenta ao fenómeno” ... Read more »

Covid-19: Pandemia já matou pelo menos 4.891.684 pessoas em todo o mundo - AFP

Paris, 17 out 2021 (Lusa) – A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 4.891.684 pessoas em todo o mundo desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o ... Read more »

Covid-19: Pandemia já matou pelo menos 4.891.684 pessoas em todo o mundo

© Fornecido por Lusa A temporary hospital in Lublin Paris, 17 out 2021 (Lusa) – A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 4.891.684 pessoas em todo o mundo desde ... Read more »

A noite épica dos Xutos & Pontapés na Altice Arena. “A vida é curta e isto é muito bom. Obrigado por manterem a esperança”

Depois de dois adiamentos, os Xutos & Pontapés subiram finalmente ao palco da Altice Arena para um espetáculo que os juntou à Orquestra Filarmónica Portuguesa e ao coro efervescente de ... Read more »

Rob Halford, dos Judas Priest, passou a pandemia a lutar contra um cancro

“Senti uma mistura de choque, medo e, estranhamente, alívio. Pensei, ‘será que vou morrer?'”, conta o vocalista dos Judas Priest, após descobrir que sofria de cancro © Getty Images Rob ... Read more »

Corona påvirket søvnen vår – og vil fortsette å gjøre det

© Leveres av ABC Nyheter En av søvnstudiene spurte deltakere om søvnen under pandemien sammenlignet med før pandemien. Rundt 35 prosent rapporterte at de våknet opp i løpet av natten ... Read more »

"Não há necessidade de andar a dizer às pessoas [que tive cancro]"

Júlio César lutou contra um cancro em 2016, mas só tornou a sua batalha pública três anos depois. Em entrevista a Goucha, este sábado, o ator explicou porque manteve a ... Read more »

Aguero convocado no Barcelona pela primeira vez

© Getty / Xavier Bonilla Aguero convocado no Barcelona pela primeira vez Sergio Aguero está prestes a fazer a estreia oficial pelo Barcelona. O avançado foi convocado pela primeira vez ... Read more »

RCA: Conferência dos Grandes Lagos mostra-se "bastante" satisfeita com decisão de cessar-fogo

© Fornecido por Lusa Central African Republic peace agreement anniversary Lisboa, 17 out 2021 (Lusa) – A Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) manifestou “bastante satisfação” pela ... Read more »

Presidente turco inicia visita de três dias a Angola

Erdogan será recebido por João Lourenço na segunda-feira. © Francisco Seco O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, chega este domingo a Angola para uma visita de Estado de três dias ... Read more »

Cabo Verde/Eleições: Cabo-verdianos na expectativa de conhecer já hoje o novo Presidente

© Fornecido por Lusa REPORTAGEM: Cabo Verde/Eleições: Cabo-verdianos na expectativa de conhecer já hoje o novo Presidente Praia, 17 out 2021 (Lusa) – Centenas de cabo-verdianos começaram a votar pouco ... Read more »

Recuperados podem tomar segunda dose da vacina se for precisa para viajar

© Swipe News, SA centro de vacinação, plano de vacinação, vacina Os recuperados de covid-19 em Portugal e que tenham de viajar para países que exigem as duas doses das ... Read more »

Covid-19: Rússia atinge novo máximo de novas infeções em 24 horas

É o país mais atingido na Europa pelo novo coronavírus. © Alexander Zemlianichenko A Rússia registou este domingo um novo recorde de contaminação pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, ... Read more »

VÍDEO: irlandês agride colega de equipa após sofrer golo

© Maisfutebol VÍDEO: irlandês agride colega de equipa após sofrer golo Aaron McCarey foi o protagonista de uma cena lamentável na Irlanda do Norte. No Glentoran-Corelaine, a equipa da casa sofreu ... Read more »

Refugiada afegã em Portugal dá à luz bebé em Leiria: "Estão bem e com saúde"

© TVI24 Refugiada afegã em Portugal dá à luz bebé em Leiria: “Estão bem e com saúde” Uma mulher do grupo de cidadãos afegãos refugiados em Portugal desde setembro deu ... Read more »

Covid-19. Rússia volta a bater recorde de contaminações em 24 horas

Surto ocorre quando apenas 32% dos russos estão totalmente vacinados. De acordo com a contagem oficial do Governo, foram identificadas 34.303 novas contaminações em 24 horas, um recorde desde o ... Read more »

Paul McCartney acusou os Rolling Stones de serem “uma banda de versões”. Mick Jagger já respondeu

O vocalista dos Rolling Stones respondeu, de forma bem-humorada, às “bocas” do seu conterrâneo e colega de profissão © Getty Images Mick Jagger brincou com as declarações recentes de Paul ... Read more »

Rob Halford passou a pandemia a lutar contra um cancro

“Senti uma mistura de choque, medo e, estranhamente, alívio. Pensei, ‘será que vou morrer?'”, conta o vocalista dos Judas Priest, após descobrir que sofria de cancro © Getty Images Rob ... Read more »

Mau tempo nos Açores provoca danos em habitações

Uma das famílias das habitações danificadas teve de ser realojada. © Canva O mau tempo nos Açores provocou, na noite de sábado e madrugada de domingo, danos em habitações, obrigando ... Read more »

Refugiada afegã em Portugal dá à luz bebé em Leiria

© TVI24 Refugiada afegã em Portugal dá à luz bebé em Leiria Uma mulher do grupo de cidadãos afegãos refugiados em Portugal desde setembro deu à luz um bebé, em ... Read more »

WHO-topp om coronaviruset: – Dette kan være siste sjanse

© Leveres av ABC Nyheter Medisinsk personell i Wuhan under utbruddet av coronaviruset i byen i februar 2020.  26 forskere skal på ny prøve å finne ut av hvordan coronaviruset ... Read more »

A vida a voltar ao normal: São Paulo já pode preencher salas a 100%

Cinemas e teatros já podem ter todos os lugares ocupados, agora que 88% das pessoas com mais de 18 anos estão completamente vacinadas na capital paulista. © iStock Cinemas e ... Read more »

Mourinho reconhece «ligação emocional» ao Newcastle, mas afasta possibilidade

© Getty / Michael Regan Mourinho reconhece «ligação emocional» ao Newcastle, mas afasta possibilidade O nome de José Mourinho tem sido um dos apontados com maior insistência como possibilidade para ... Read more »

Covid-19: recuperados podem tomar segunda dose da vacina se for precisa para viajar

© TVI24 Covid-19: recuperados podem tomar segunda dose da vacina se for precisa para viajar Os recuperados de covid-19 em Portugal e que tenham de viajar para países que exigem ... Read more »

Covid-19: Pesquisadores desenvolvem teste através da saliva

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram uma nova tecnologia de teste para avaliar o diagnóstico do coronavírus pela saliva utilizando luz. A formulação foi feita por um ... Read more »

Sara Norte recorda o que sentiu ao receber convite para o 'Passadeira'

“Estava num misto de emoções”, contou. © Instagram “Estava num misto de emoções”, contou. Depois de ter sido avançado na imprensa que Sara Norte é a nova comentadora do ‘Passadeira ... Read more »