Marisa Monte vê tortura moral e pede ao TSE poder de veto a paródia em jingle

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Durante audiência pública na qual disse falar em nome da classe, a cantora e compositora Marisa Monte pediu nesta quinta-feira (25) ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que o tribunal adote regra que torne possível a artistas proibir o uso de suas obras por candidatos durante as eleições.

“Isso para mim é uma tortura moral, psicológica, e venho aqui expressar essa preocupação da classe. A nossa sugestão é que seja direito do autor impedir que sua obra seja usada através de paródia em jingles eleitorais”, afirmou.

A cantora participou da audiência pública na condição de cidadã. O TSE está promovendo nesta semana uma série de audiências públicas para receber de partidos, entidades da sociedade e cidadãos sugestões de ajustes nas regras eleitorais para a disputa municipal de outubro.

Essas sugestões foram recolhidas pela relatora das instruções eleitorais de 2024, a ministra Cármen Lúcia, e serão analisadas pela equipe técnica do tribunal.

A palavra final será dada pelo plenário do TSE na ocasião do julgamento das regras finais que pautarão as eleições –as instruções são mecanismos mais detalhados das regras eleitorais estabelecidas em lei, não podendo extrapolar aquilo que está previsto na legislação.

“Na próxima eleição, serão 500 mil candidatos e vocês imaginam o tamanho do risco que isso representa moralmente para um classe que se vê muito preocupada com essa questão”, disse Marisa Monte em sua fala.

“Posso falar particularmente do meu caso, tenho 35 anos de carreira, nunca declarei um voto, nunca apoiei publicamente um candidato, faço questão de deixar sempre claro meus valores, é a forma de informar meu público quanto às minhas preferências” prosseguiu.

“Eu sinto violentada com a possibilidade de ter a minha obra utilizada compulsoriamente, adulterada, ainda mais com todas as possibilidades que a inteligência artificial vai trazer.”

É bastante comum que candidatos usem paródias de músicas famosas como jingle de campanha.

Em 2010, por exemplo, viralizou na internet a paródia do hit “Beat it”, de Michael Jackson, usado na promoção do então candidato a deputado estadual Lindolfo Pires (DEM-PB).

Na audiência, a empresária Paula Lavigne, mulher de Caetano Veloso, pediu que o TSE deixe claro nas instruções o que é e o que não é permitido a artistas em eventos de arrecadação de recursos para candidatos.

Na audiência pública desta quinta-feira outros cidadãos, entidades da sociedade –como as ONGs Artigo 19 e Transparência Brasil– e partidos políticos também defenderam as sugestões de ajustes nas instruções enviadas previamente ao TSE

As grandes plataformas de tecnologia também detalharam algumas de suas propostas. Falaram na audiência pública representantes da Meta e do Google.

Em comum, elas apoiaram medidas para tentar conter a disseminação de fake news e o uso de ferramentas de inteligência artificial para produção de conteúdos enganosos, disseram estar empenhadas nesse sentido, mas defenderam que o TSE deixe claro nas resoluções que a responsabilidade pelas informações cabe aos produtores do conteúdo.

Alana Rizzo, gerente de Políticas Públicas do YouTube (do Google), afirmou que a plataforma irá exigir dos criadores que “divulguem quando criarem conteúdo alterado ou sintético que pareça realista, inclusive por meio de ferramentas de inteligência artificial”, mas pediu que o TSE deixe especifico que a responsabilidade por conteúdo manipulado é da pessoa que o produziu.

O gerente furídico do Facebook Brasil [Meta, que engloba Facebook e Instagram], Rodrigo Ruf Martins, pediu que o TSE transfira aos candidatos ou políticos a responsabilidade por definir se o conteúdo impulsionado tem caráter eleitoral, cabendo às plataformas oferecer as ferramentas para dar publicidade a isso.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World