Equador, de "Wuhan latino-americana" ao pódio da vacinação

O presidente Guillermo Lasso completou quatro meses à frente do Governo do Equador com uma campanha de vacinação que, em 100 dias, mudou a cara do país e deu-lhe popularidade necessária para tentar reformas estruturais que o Parlamento nega.

© Reuters O presidente Guillermo Lasso completou quatro meses à frente do Governo do Equador com uma campanha de vacinação que, em 100 dias, mudou a cara do país e deu-lhe popularidade necessária para tentar reformas estruturais que o Parlamento nega.

Em abril de 2020, o Equador chocou o mundo com as imagens de vítimas de Covid-19 abandonadas nas ruas por falta de lugar nos hospitais e nos cemitérios. As cenas dantescas vinham da cidade de Guayaquil, base eleitoral do presidente Guillermo Lasso, lugar alcunhado então de “Wuhan da América Latina”, em referência à cidade chinesa onde foram detetados os primeiros casos do coronavírus que deu origem a pandemia de Covid-19.

Quase um ano depois, no dia 24 de maio de 2021, Lasso assumiu o poder com uma das suas promessas de campanha: vacinar, em apenas 100 dias, nove milhões de pessoas, equivalentes a metade da população do país, de 17,7 milhões de habitantes.

“Assumir essa responsabilidade foi uma loucura. Era muito complexo cumprir com essa promessa porque a herança recebida do governo anterior era muito complicada. A área de Saúde estava totalmente desarticulada”, explica à Lusa o cientista político equatoriano Fernando Carrión, da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO).

O Equador teve cinco ministros da Saúde durante a pandemia e tinha vacinado apenas 3% da população até então. Com uma visão empresarial, o ex-banqueiro eleito Presidente foi atrás das vacinas. Falou com os governos de Estados Unidos, China, Rússia, Espanha e Canadá, comprou doses e recebeu doações.

“O critério para as negociações foi a pluralidade de vacinas sem importar a origem. Lasso replicou o modelo chileno de diversidade”, observa Carrión, em referência ao êxito do presidente chileno, Sebastián Piñera, outro ex-empresário.

“Lasso teve uma visão empresarial de maximizar os recursos que estavam subutilizados e criou um sistema muito eficiente de vacinação”, aponta à Lusa o analista político Simón Pachano, também da FLACSO, em Quito.

Entre as medidas criativas, as zonas eleitorais tornaram-se postos de vacinação. Os equatorianos tinham votado em abril e lasso aproveitou esse conhecimento e também o cadastro eleitoral de todos os cidadãos acima de 16 anos. Para as localidades mais distantes, usou as Forças Armadas.

Foi uma corrida de maratona. Em 15 de julho, conseguiu um recorde mundial: vacinou num único dia 2,5% da população. Em 2 de agosto, 13,8% dos equatorianos estavam vacinados com as duas doses. Um mês depois, o número chegava a 52%.

O novo objetivo é chegar ao final do ano com 80% da população completamente vacinada e atingir a imunidade de grupo.

Agora, com 55% da população completamente vacinada, o Equador é o terceiro país da América Latina com mais gente vacinada, atrás somente de Chile e Uruguai, com 73% cada.

Só um indicador subiu mais do que o número de vacinados: a popularidade do Presidente. Segundo a consultora de opinião pública Cedatos, Guillermo Lasso tem 74,1% de popularidade, ou seja 20 pontos a mais do que os 54% com que foi eleito em abril e 10 pontos a mais do que em junho. E a razão para esse feito, segundo a Cedatos, é a campanha de vacinação.

“É uma cifra impressionante, atingida por dois motivos: porque vacinou muita gente de forma veloz e porque cumpriu com a palavra”, aponta Fernando Carrión.

Esse capital político é a catapulta para o Governo tentar agora o seu maior desafio, que é conseguir reformas estruturais que precisam passar por um Parlamento de maioria opositora.

O objetivo das reformas é reativar uma economia que encolheu 7,8% no ano passado e na qual apenas três em cada dez equatorianos têm empregos formais.

Ao completar quatro meses de mandato na sexta-feira, dia 24, Lasso enviou ao Parlamento o projeto da chamada Lei Criando Oportunidades, que abrange a reforma laboral, a tributária e um pacote de medidas para atrair investimentos.

“Conseguimos uma façanha de vacinação da qual devemos ficar orgulhosos. Agora, sete de cada dez equatorianos confiam em nós e essa confiança deve servir para que o mesmo êxito com a vacinação seja agora para criar empregos”, disse o Presidente, em rede nacional de TV, horas antes de enviar a proposta de reformas ao Parlamento.

As possibilidades dessas medidas serem aprovadas são mínimas. O Presidente liberal é rejeitado pelas forças de esquerda e de centro-esquerda, maioria no Parlamento, onde os apoiantes do Governo representam apenas 8,7% do total, ou seja 12 dos 137 legisladores.

Com uma maioria popular, mas com uma minoria no Parlamento, o Governo prepara-se para uma jogada audaz se o pacote de medidas for rejeitado: convocar uma consulta popular. Seria uma espécie de referendo sobre as medidas, mas também sobre a gestão.

“Essa consulta teria dois objetivos: avançar com as reformas estruturais e reafirmar a popularidade do Presidente”, analisa Fernando Carrión. “Com 74% de popularidade, Lasso ganhará. A consulta será aprovada”, aposta.

Simón Pachano prefere não arriscar: “Guillermo Lasso está a confiar muito nessa popularidade, mas um referendo requer três meses de preparação porque é um evento eleitoral. O que pode acontecer com essa popularidade ao longo de três meses?”, questiona.

As organizações sociais, os movimentos indígenas e os sindicatos ameaçam reeditar, se o governo insistir com as reformas, os protestos de outubro de 2019 contra o aumento nos combustíveis, que terminaram com 1.500 feridos e com seis mortos.

Esses setores acusam o Governo de querer um ajuste nas contas públicas para cumprir com a meta do recente acordo com o FMI.

Leia Também: Equador declara estado de emergência após motins em prisões

SSeja sempre o primeiro a saber. Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS e Android

Internet Explorer Channel Network
News Related

OTHER NEWS

5 razões para amar o signo de Balança: o mais generoso do Zodíaco!

© Astrocenter Porque é que deveria amar o signo mais generoso do Zodíaco? Signo de elegância, requinte e equilíbrio, o signo de Balança tem muitos trunfos para agradar mesmo que ... Read more »

O significado das joaninhas: o amuleto da boa sorte mais conhecido de todos!

© Astrocenter O amuleto da boa sorte mais conhecido de todos! Este pequeno e bonito inseto vermelho com manchas pretas é, evidentemente, conhecido por ser um símbolo de sorte. Pequeno ... Read more »

Ayurveda: princípios e benefícios desta medicina indiana

© Astrocenter Quais são os princípios e benefícios desta medicina indiana? Ayurveda é uma medicina tradicional indiana considerada como a medicina holística mais antiga do mundo. Considera o homem como ... Read more »

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

© Astrocenter Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras ... Read more »

Habit fornece plataforma e implementação de seguros vendidos pela NOS

© Swipe News, SA © Fornecido por ECO – Economia Online Os clientes da NOS, que já podiam contratar seguro para smartphones novos, passam a contar com possibilidade de aderir ... Read more »

OE 2022: CGTP diz que chumbo deve-se a falta de vontade política do Governo

O Parlamento chumbou esta quarta-feira a proposta de OE 2022. © Fornecido por SIC Notícias A CGTP considerou esta quarta-feira que o chumbo da proposta de Orçamento do Estado para ... Read more »

Qld to reach 90 pct vaxed by early 2022

Queensland is set to have 90 per cent of its eligible residents fully vaccinated against COVID-19 by early next year, but authorities are yet to outline how they'll deal with ... Read more »

Uso de mascarilla al aire libre deja de ser obligatorio en Rio

© MAURO PIMENTEL En la ciudad de Rio, de 6,7 millones de habitantes, se permitirá la reapertura de clubes nocturnos y salas de conciertos, con un aforo de hasta el ... Read more »

Selected pharmacies to stock Covid-19 rapid antigen testing kits

Covid testing kits will soon be sold at selected pharmacies across the country as Australia continues to reopen. Pharmaceutical company Roche Diagnostics Australia confirmed the Roche SARS-CoV-2 antigen self-test nasal ... Read more »

Brasil registra 433 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

© Fornecido por IstoÉ O Brasil registrou nesta quarta-feira (27) 433 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 606.726 desde o início da ... Read more »

Brasil registra 433 mortes por covid-19 em 24 horas; média móvel é de 346

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui! O Brasil registrou 433 óbitos em decorrência de covid-19 em um intervalo de ... Read more »

OFICIAL: Koeman demitido do Barcelona

© Maisfutebol OFICIAL: Koeman demitido do Barcelona Ronald Koeman já não é treinador do Barcelona. O anúncio foi feito pela direção culé num curto comunicado já depois da meia-noite em ... Read more »

João Ricardo: o empresário que sofreu o primeiro golo de Ronaldo

© Maisfutebol João Ricardo: o empresário que sofreu o primeiro golo de Ronaldo «Depois do Adeus» é uma rubrica dedicada à vida de ex-jogadores após o final das carreiras. O ... Read more »

«O Ronaldo devia dar-me o dízimo, apareço a fazer figura de urso»

© Maisfutebol «O Ronaldo devia dar-me o dízimo, apareço a fazer figura de urso» 7 de outubro de 2002, Estádio de Alvalade, Sporting-Moreirense. Os holofotes estavam virados para Mário Jardel, ... Read more »

Jornalista Max Stahl morreu em Brisbane, vítima de doença prolongada

Díli, 28 out 2021 (Lusa) – O jornalista britânico e timorense Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em Díli, em novembro de 1991, morreu hoje num hospital ... Read more »

Caranguejo: Horóscopo do dia - 28 Outubro

© Astrocenter Caranguejo Hoje A sorte favorece os audazes. Mostre-se mais ambicioso/a e não se contente com aquilo que já tem. Veja as coisas em grande!Descubra os nossos Tarólogos e ... Read more »

Touro: Horóscopo do dia - 28 Outubro

© Astrocenter Touro Hoje É insuportável hoje, grita sobre todos aqueles que tentarem falar consigo! Acalme-se eles não têm culpa de nada!Sente-se realizado/a profissionalmente? Descubra o que lhe reservam os ... Read more »

Virgem: Horóscopo do dia - 28 Outubro

© Astrocenter Virgem Hoje Não tenha medo de dizer aquilo que sente, só é assim que poderá saber o que ela pensa. Ela merece saber aquilo que sente!Descubra os nossos ... Read more »

Gémeos: Horóscopo do dia - 28 Outubro

© Astrocenter Gémeos Hoje Não deixe os seus problemas pessoais invadir a sua vida amorosa. Deve aprender a não confundir tudo…Estará com a pessoa certa? Os nossos Tarólogos e Videntes ... Read more »

Capricórnio: Horóscopo do dia - 28 Outubro

© Astrocenter Capricórnio Hoje Terá que encontrar uma solução para lutar contra o estresse. Perde muito depressa a paciência. Tem que tentar relaxar-se…Estará com a pessoa certa? Os nossos Tarólogos ... Read more »

FC Barcelona despede o treinador Ronald Koeman

Técnico deixa o Barcelona em 9.º lugar da La Liga, com 15 pontos em 10 jogos. © Manu Fernandez O FC Barcelona anunciou esta quarta-feira a demissão de Ronald Koeman ... Read more »

França: dois meses após a invasão, Nice-Marselha termina em empate

© Maisfutebol França: dois meses após a invasão, Nice-Marselha termina em empate Mais de dois meses após os graves incidentes que levaram à interrupção do Nice-Marselha, as duas equipas encontraram-se ... Read more »

Pepa: «Merecíamos mais do que o que o jogo deu»

© Maisfutebol Pepa: «Merecíamos mais do que o que o jogo deu» Declarações de Pepa, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o ... Read more »

Espanha: empate do Real deixa quatro equipas igualadas na frente

© Maisfutebol Espanha: empate do Real deixa quatro equipas igualadas na frente Após a vitória no clássico frente ao Barcelona, o Real Madrid não foi além de um empate na ... Read more »

Rayo foi a gota de água: Ronald Koeman abandona o leme do Barcelona

© Getty Images Rayo foi a gota de água: Ronald Koeman abandona o leme do Barcelona Notícia atualizada às 23h15 do dia 27 de outubro de 2021 Após ter sido ... Read more »

Covid-19: medicamento fluvoxamina reduz risco de hospitalização prolongada, diz estudo

© TVI24 Covid-19: medicamento fluvoxamina reduz risco de hospitalização prolongada, diz estudo O tratamento da covid-19 com o medicamento fluvoxamina reduz o risco de hospitalização prolongada em doentes de alto ... Read more »

Covid-19. Tratamento com fluvoxamina reduz risco de hospitalização longa

O tratamento da Covid-19 com o medicamento fluvoxamina reduz o risco de hospitalização prolongada em doentes de alto risco diagnosticados precocemente, revela um estudo publicado hoje na revista científica The ... Read more »

Ronald Koeman demitido pelo Barcelona - ÚLTIMA HORA

© Elson Correia ronald_koeman Ronald Koeman já não é treinador do Barcelona. O técnico holandês de 58 anos foi informado pelo presidente Joan Laporta, após mais um resultado desapontante, desta ... Read more »

Covid-19. Tratamento com fluvoxamina reduz risco de hospitalização prolongada

Estudo, realizado por uma equipa internacional de investigadores, analisa os resultados referentes ao antidepressivo fluvoxamina no ensaio clínico ‘Together’, em curso no Brasil, que investiga a eficácia na covid-19 de ... Read more »

En Perú, enfermeros acuden hasta el mítico lago de Incas para aplicar vacunas anticovid

© Proporcionado por Milenio Un puñado de enfermeros surcó en un bote una parte del lago navegable. (AP) En Perú, un puñado de enfermeros surcó en un bote una parte ... Read more »

Brasil representa quase 9% dos casos de Covid-19 registrados no mundo

Quase um ano e oito meses depois do início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, os números são bastante significativos e refletem a devastação causada pela Covid-19. ... Read more »

Vacunación de refuerzo en Córdoba: a quiénes abarcará la aplicación

© José Hernández Vacunación pediátrica en el CPC Argüello (José Hernández/ La Voz). El Ministerio de Salud de Córdoba confirmó que se aplicará una dosis adicional, en el esquema de ... Read more »

Coronavirus: otros 23 muertos y 1485 nuevos contagios en las últimas 24 horas

Otras 23 personas murieron y 1.485 fueron reportadas con coronavirus en las últimas 24 horas en la Argentina, con lo que suman 115.889 los fallecidos registrados oficialmente a nivel nacional ... Read more »

Perú vacuna contra coronavirus en el lago mítico de Incas

© Proporcionado por Associated Press Un trabajador de la salud inyecta a Julio Vilca una dosis de la vacuna Pfizer contra COVID-19 durante una campaña de vacunación puerta a puerta ... Read more »

Comparar as vacinas contra a covid-19 com pesquisas sobre a aids e o câncer é enganoso

© Fornecido por AFP Publicações compartilhadas mais de 73 mil vezes nas redes sociais desde ao menos setembro de 2020 e que voltaram a circular em outubro de 2021 questionam ... Read more »

COVID-19: ¿qué vacuna se aplicará como tercera dosis?

© Proporcionado por RPP COVID-19: ¿qué vacuna se aplicará como tercera dosis? Gabriela Jimenez resaltó que se continúa ejecutando la estrategia de jornadas ininterrumpidas de vacunación los fines de semana ... Read more »

COVID-19: taxa de transmissão do vírus avança e vai a 1,02 em BH

A velocidade de contágio do novo coronavírus segue avançando em Belo Horizonte. Nesta quarta-feira (27/10), a taxa de transmissão (RT) registrada no boletim epidemiológico da prefeitura foi de 1,02, ante ... Read more »

Guatemala recibe otro lote de vacunas rusas Sputnik V contra la covid-19

© Proporcionado por Agencia EFE Ciudad de Guatemala, 27 oct (EFE).- Guatemala recibió este miércoles un nuevo lote de vacunas rusas Sputnik V contra la covid-19, compuesto por 700.000 dosis, ... Read more »

Senadores de EE.UU. presentan una ley para integrar a Taiwán en el BID

© Proporcionado por Agencia EFE Washington, 27 oct (EFE).- Un grupo de senadores de EE.UU. presentaron este miércoles un proyecto de ley para integrar a Taiwán, que China considera como ... Read more »

BCP afasta aumento de capital e compra de bancos

© TVI24 BCP afasta aumento de capital e compra de bancos  O presidente executivo do BCP disse esta quarta-feira que não está a ser considerado qualquer aumento de capital do ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic