ENTREVISTA: Covid-19: Francisco George diz que mundo falhou na preparação de pandemias (C/ÁUDIO E VÍDEO)

*** Serviços áudio e vídeo disponíveis em www.lusa.pt ***

*** Helena Neves e Fernando Peixeiro (texto) e Rui Pereira (vídeo), da agência Lusa ***

Lisboa, 25 set 2021 (Lusa) – O mundo falhou na preparação de pandemias como a covid-19, ainda que alertado por outras doenças emergentes desde há 40 anos, alerta o médico de saúde pública Francisco George.

Diretor-geral da Saúde entre 2005 e 2017, em entrevista à Agência Lusa Francisco George acha estranho que não se tivesse admitido que podiam surgir novas doenças e não houvesse uma preparação para elas, à luz de outros coronavirus neste século (Sars logo no início do século e depois, em 2012, o Mers).

Mas Francisco George vai mais atrás, recua a 1980, lembra o aparecimento da sida, também uma doença que até então não existia.

“O que é estranho neste processo é que muitos governos, muitos governantes, muitos médicos, muitos cidadãos, não tenham compreendido o fenómeno de 1980 com o aparecimento de um novo vírus, de uma nova doença que até então não tinha existido”, diz.

Um ano antes, em 1979, ninguém admitia que novas doenças pudessem surgir, as faculdades não ensinavam aos seus estudantes cenários desta natureza, de novas epidemias. As lições, afirma, eram baseadas sobretudo no controle dos problemas, acabar com doenças como se tinha feito com a varíola.

“Era o tempo do controle do paludismo. Era o tempo do controle do sarampo, que também foi eliminado, do controlo e eliminação da poliomielite. Eram esses os temas de estudo nas academias, e nunca o cenário de poder surgir uma questão nova”.

Mas surgiu. E nessa altura, em 1980, as autoridades académicas e os governos foram alertados para a necessidade de reforçar as unidades de saúde pública. Mas Francisco George é perentório: em Portugal, apesar dos “sucessivos alertas”, até internacionais, as unidades de saúde pública “nunca foram motivo de atenção”.

“Muitas vezes os programas eleitorais falavam do reforço da saúde pública, mas depois na prática não havia reforço”, diz, considerando que um dia é preciso olhar para trás “com duas lupas”, uma política e outra científica, e ver o que aconteceu desde 1980.

É preciso ver, considera, as promessas e os porquês do não cumprimento dessas promessas em termos de saúde pública, como é preciso um olhar de base científica para perceber os erros que terão sido cometidos.

“Um deles podemos já adiantar, a saúde pública e as suas infraestruturas, as suas estruturas, foram surpreendidas com, digamos, a força deste furacão” que foi a covid-19.

Por isso, defende, é preciso dar atenção aos equipamentos de saúde pública, ao seu pessoal, e reforçar a defesa do país até em termos de segurança nacional, através do reforço das unidades de saúde pública.

“Sempre foi uma luta, que considero que a nível pessoal terei feito, mas provavelmente não terei feito o melhor, porque se tivesse feito melhor o resultado teria sido outro”, reconhece.

Em Portugal, resume, faltou atenção à saúde pública, e ainda que tivessem existido anúncios “não houve desenvolvimento daquilo que tinha sido anunciado para reformar a saúde pública a nível nacional”.

Em tom professoral, Francisco George explica que o sistema português de saúde foi concebido em três grandes componentes, a componente centros de saúde, a componente médicos de família e a componente hospitalar.

“E a verdade é que todos nós percebemos que a pandemia teve no início dificuldades, sobretudo porque nenhuma destas três componentes estava preparada para este confronto”, prossegue.

No mesmo tom, cruzando os dedos, na sede da Cruz Vermelha Portuguesa, entidade a que preside atualmente, Francisco George recua para outras pandemias antes da covid-19, explica conceitos e compara a atual pandemia com outras.

Pandemia é uma epidemia que se propaga simultaneamente em mais de um continente, e assim foi logo no primeiro trimestre de 2020, afirma, lembrando, no entanto, que os coronavirus são conhecidos dos médicos e cientistas há mais de 50 anos, como são conhecidas as doenças que provocam também em animais.

E recorda a Sars-Cov, um surto de síndrome respiratória aguda grave identificada em 2003, com origem no sudoeste asiático e de natureza zoonótica (vinda da civeta, uma espécie de gato), ou uma década depois outro surto respiratório grave, chamado de Mers-Cov, com mais expressão no Médio Oriente.

Mas porquê mais um coronavírus na China? Francisco George, licenciado pela Faculdade de Medicina de Lisboa, especialista em saúde pública, antigo delegado de saúde, atual presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, foi funcionário da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 1980 a 1991 e nessa condição trabalhou na China, recorda.

Explica que a China é um país com excesso de população, onde em todo o lugar cada um se confronta com multidões, pelo que é fácil a transmissão de doenças. “Só quem não conhece a China não percebe a facilidade de transmissão na comunidade”, agravada pelo facto de animais silvestres serem fonte de alimentação.

Um coronavírus é assim chamado porque as espiculas (idênticas a espigas) que se encontram na superfície do vírus, em termos de fotografia eletrónica, fazem lembrar uma coroa. É também assim o SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, só que este, ao contrário de outros, surgiu em ondas sucessivas, surpreendendo todos.

“Estamos perante uma nova doença que inesperadamente atinge todo o globo, e é bom que se compreenda que a epidemiologia não é como a meteorologia. Na meteorologia os meteorologistas podem antecipar um furacão e classificá-lo, e anunciar com antecedência aquilo que irá acontecer. Mas os epidemiologistas não têm meios, não têm ferramentas, não têm conhecimentos para antever, para antecipar, como acontece na meteorologia, aquilo que irá acontecer”.

Por isso Francisco George confessa-se incapaz de dizer o que vai acontecer quanto ao Sars-Cov-2, identificado na China no final de 2019. Admite-se, diz, que este coronavírus possa ser controlado, quando houver uma vacinação eficaz em todo o planeta.

Mas nega que se saiba ainda pouco sobre o novo coronavírus, diz que pelo contrário há muitas certezas, que a doença foi identificada rapidamente. Devemos espantar-nos, assegura, com a rapidez com que o vírus foi identificado, sequenciado, e feita uma vacina. “Isto é um sucesso”.

E recusa também considerar o Sars-Cov-2 um vírus “bom”, no sentido de que apesar de muito transmissível não ser excessivamente letal. Não se pode dizer tal, frisa, até pelo respeito pelos milhares de pessoas, em Portugal e no mundo, que morreram.

Há vírus que provocam doenças mais graves, mas a letalidade, que é a probabilidade de uma doença provocar a morte, apesar de ser baixa comparada com outros, não pode ser ignorada, diz.

Mas Francisco George recusa considerá-lo um vírus “bom e diz que não sabe como ele vai evoluir. Mas tem uma certeza, uma grande certeza. “Vamos ter mais epidemias, vamos ter mais pandemias, isto sabemos desde sempre”.

FP/HN // HB

Lusa/fim

Internet Explorer Channel Network
News Related

OTHER NEWS

Português João Vale de Almeida entregou credenciais diplomáticas à rainha Isabel II

© Fornecido por RTP O português João Vale de Almeida apresentou hoje as suas credenciais diplomáticas à rainha Isabel II, formalizando o seu estatuto como o primeiro embaixador da União ... Read more »

Tesouro avança com nova operação de recompra antecipada de dívida em dólares

© Swipe News, SA real estate summit, cristina casalinho O Tesouro português vai realizar uma nova operação de recompra antecipada de dívida em dólares, segundo anunciou esta terça-feira o IGCP. ... Read more »

T2, Ep. 7 - Bayern Munique: é o mesmo bicho-papão ou está a caminhar para isso?

© zerozero.pt – Sérgio Oliveira T2, Ep. 7 – Bayern Munique: é o mesmo bicho-papão ou está a caminhar para isso? Depois do sucesso do podcast Sai a Jogar, o ... Read more »

COVID-19: Matozinhos vai vacinar adolescentes de 15 anos

© Prefeitura de Matozinhos A vacinação vai ocorrer no Ginásio Poliesportivo, das 8h às 12h.   Nesta quarta-feira (20/10), a cidade de Matozinhos, Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai vacinar ... Read more »

Briatore 'anuncia' seu retorno à Fórmula 1 em vídeo enigmático com CEO da categoria

© Mark Sutton / Motorsport Images Flavio Briatore and Greg Maffei, CEO, Liberty Media Corporation, on the grid Com um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, Flavio Briatore ‘anunciou’, ao ... Read more »

Jesus: «Tenho quase a certeza absoluta que não vai ficar 0-0»

© Maisfutebol Jesus: «Tenho quase a certeza absoluta que não vai ficar 0-0» O treinador do Benfica, Jorge Jesus, fez a antevisão ao jogo com o Bayern Munique, que tem ... Read more »

Grupo Volkswagen revela os elétricos mais vendidos de 2021

ID.4 foi o modelo mais vendido até ao momento. © Volkswagen ID.4 foi o modelo mais vendido até ao momento. A Volkswagen revelou os seus números de vendas e 2021 ... Read more »

Johnson & Johnson lucra mais 19% no terceiro trimestre. Produtos farmacêuticos dão empurrão

As vendas relativas à vacina da covid-19 representaram 502 milhões de dólares em julho, agosto e setembro deste ano © Mika Baumeister Os lucros da Johnson & Johnson subiram 18,7% ... Read more »

OE2022: Bruxelas já recebeu proposta de orçamento de Portugal e de 17 outros países

Portugal apresentou na sexta-feira a proposta de Orçamento do Estado para 2022 em Bruxelas, juntamente com outros 17 Estados-membros da União Europeia (UE). A Comissão Europeia alertou que “os orçamentos ... Read more »

Covid-19: baixa vacinação faz disparar casos na Europa de Leste

© TVI24 Covid-19: baixa vacinação faz disparar casos na Europa de Leste Vários países do leste europeu, como a Ucrânia, a Letónia e a Bulgária têm registado recordes de infeções ... Read more »

Aumento da receita do IVA dos combustíveis vai ser devolvido com descida do ISP, diz Costa

© TVI24 Aumento da receita do IVA dos combustíveis vai ser devolvido com descida do ISP, diz Costa O aumento extraordinário da receita de IVA decorrente da subida do preço ... Read more »

Pintora Armanda Passos morre aos 77 anos

© TVI24 Pintora Armanda Passos morre aos 77 anos A pintora Armanda Passos morreu esta terça-feira, aos 77 anos, confirmou a Universidade do Porto, lamentando a perda de uma das ... Read more »

Aristides no Panteão. Homenagem é uma "inspiração"

O primeiro-ministro diz que esta homenagem é uma “inspiração” para aquilo que é preciso continuar a fazer. António Costa lembra que com o fim da II Guerra Mundial não terminaram ... Read more »

Homem detido por "vários atos de violência" sobre a mulher nos Açores

© TVI24 Homem detido por “vários atos de violência” sobre a mulher nos Açores Um homem foi detido fora de flagrante delito, na sexta-feira, em Ponta Delgada, nos Açores, suspeito ... Read more »

Castelo Branco recebe dias 29 e 30 Festival Internacional de Música Folk

O festival Entrelaços volta ao Cineteatro Avenida, em Castelo Branco, para a 20.ª edição, que acontece nos dias 29 e 30 de outubro, com quatro concertos. © iStock O festival ... Read more »

Realizador M. Night Shyamalan vai presidir a júri de Festival de Berlim

O realizador, argumentista e produtor M. Night Shyamalan vai ser o presidente do júri internacional da próxima edição do Festival de Cinema de Berlim, anunciou hoje a organização. © Reuters ... Read more »

Mujer espera durante días frente a puerta de hospital, mientras su esposo lucha contra el covid-19

© Proporcionado por Milenio Mujer espera que su esposo se recupere del covid-19 frente a hospital (Especial). El covid-19 ha dejado incontables y conmovedoras historias de la lucha que lidian ... Read more »

Rusia propone cerrar centros de trabajo por una semana para contener casos de COVID-19

© Reuters/MAXIM SHEMETOV Foto del lunes de una mujer haciéndose un test para el COVID-19 en Moscú Por Anton Zverev y Dmitry Antonov MOSCÚ, 19 oct (Reuters) – Rusia propuso ... Read more »

CEDEAO elogia transparência de presidenciais em Cabo Verde

© RFI/Lígia Anjos Em conferencia de imprensa esta segunda-feira, a missão dos observadores da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) enalteceu as eleições presidenciais em Cabo Verde, decorrem ... Read more »

Preços na produção industrial aumentaram 13,3% em setembro com energia a pressionar

Excluindo o agrupamento de energia, a variação do índice de preços da indústria em setembro teria sido de quase metade, 7,7%. © Morris MacMatzen O Índice de Preços na Produção ... Read more »

Quer negociar o seu salário? Estas são as quatro melhores táticas

© Swipe News, SA Quer negociar o seu salário? Estas são as quatro melhores táticas Quer negociar o seu salário, mas não sabe bem como fazê-lo para ser bem-sucedido? Saiba ... Read more »

Escassez de oferta condicionou venda de casas em Lisboa nos últimos anos, diz JLL

© Swipe News, SA imobiliário, habitação, casas, alojamento, lisboa Tem-se verificado resiliência no volume de vendas de casas em Lisboa nos últimos cinco anos, segundo nota a JLL no estudo ... Read more »

Uma aplicação que ajuda a viver com cancro infantil

Desenvolvida nas Astúrias, “Viver com Cancro Infantil” é a primeira aplicação que apoia e acompanha as famílias de crianças com doenças oncológicas, ao longo da doença © SIC Notícias Em ... Read more »

Responsáveis alertam que pandemia da obesidade infantil continua a aumentar na Europa

© Fornecido por RTP O responsável do Gabinete Europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) João Breda alertou hoje para o facto de a “epidemia da obesidade infantil” continuar a ... Read more »

Covid-19: Europa de Leste com recordes de casos e pouca vacinação

© Fornecido por Lusa Vaccination against COVID-19 in Kiev Redação, 19 out 2021 (Lusa) – Vários países do leste europeu, como a Ucrânia, a Letónia e a Bulgária têm registado ... Read more »

Europa de Leste com recordes de casos e pouca vacinação

Vários países do leste europeu, como a Ucrânia, a Letónia e a Bulgária têm registado recordes de infeções ou número de mortos causados pela Covid-19, acompanhando a tendência que se ... Read more »

Os raros glaciares africanos deverão desaparecer nas próximas duas décadas

© Fornecido por RTP Mais de 100 milhões de pessoas extremamente pobres estão ameaçadas pela aceleração do aquecimento global em África, onde se espera que os escassos glaciares desapareçam nas ... Read more »

Missão da UA faz avaliação positiva do processo eleitoral em Cabo Verde

© RFI/Lígia Anjos Esta manhã a missão de observadores da União Africana (UA) apresentou o relatório provisório das eleições presidenciais em Cabo Verde. O presidente da missão, Ismael Martins, fez “uma avaliação positiva ... Read more »

Covid-19: Bancos centrais devem agir com "prudência, flexibilidade e firmeza" - Mário Centeno

© Fornecido por Lusa Governador do Banco de Portugal apresenta Boletim Económico Lisboa, 19 out 2021 (Lusa) – O governador do Banco de Portugal considerou hoje que os bancos centrais ... Read more »

Duas áreas do norte da China impõem lockdown devido a casos de Covid-19

PEQUIM (Reuters) – A China relatou nove casos novos de Covid-19 transmitida domesticamente no dia 18 de outubro, a maior cifra diária desde o final de setembro, e o surto ... Read more »

Scott Disick "perdeu a cabeça" ao saber de noivado de Kourtney Kardashian

O ex-companheiro da socialite não ficou nada feliz com a novidade. © Getty Images O ex-companheiro da socialite não ficou nada feliz com a novidade. Scott Disick, ex-companheiro de Kourtney ... Read more »

Extinto incêndio no Hospital CUF Descobertas em Lisboa e sem necessidade de evacuar edifício

© Fornecido por Lusa Cuf Descobertas Lisboa, 19 out 2021 (Lusa) – O incêndio que deflagrou hoje, pelas 12:20, no Hospital CUF Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa, foi ... Read more »

Outubro Rosa na Go: Programação inclui passeio ciclístico em homenagem à Erika Sallum

Outubro é o mês de conscientização para o controle do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. + As novas armas da ... Read more »

João Lourenço diz que regresso de Eduardo dos Santos é bom para o MPLA e para o país

É a primeira vez que o Presidente de Angola fala sobre o regresso do seu antecessor ao país. Declarações são publicadas num artigo do Financial Times que traça um retrato ... Read more »

PICK DO DIA | Equipa de Champions

© zerozero.pt – zerozero PICK DO DIA | Equipa de Champions O zerozero tem, em parceria com a bwin, a rubrica diária Pick Do Dia, na qual vai ser apontada ... Read more »

Português João Vale de Almeida já entregou credenciais diplomáticas à rainha Isabel II

© TVI24 Português João Vale de Almeida já entregou credenciais diplomáticas à rainha Isabel II O português João Vale de Almeida apresentou esta terça-feira as suas credenciais diplomáticas à rainha ... Read more »

Kate Middleton dá nas vistas com look vermelho total

Kate Middleton dá nas vistas com look vermelho total A duquesa revelou-se uma vez mais no auge da elegância. Kate Middleton dá nas vistas com look vermelho total A duquesa ... Read more »

Homem morre soterrado em acidente de trabalho em Portalegre

A vítima estava a trabalhar com um ajudante quando um cano rebentou. © Canva Um homem de 69 anos morreu esta terça-feira de manhã, em Portalegre, na sequência de um ... Read more »

MP arquivou processo sobre irregularidades na vacinação na Cruz Vermelha

O Ministério Público (MP) e arquivou o processo de investigação a alegadas irregularidades no âmbito do processo de vacinação contra a Covid-19 no Hospital da Cruz Vermelha, revelou hoje o ... Read more »

Belenenses: Petit vai sair, Filipe Cândido (U. Leiria) é o desejado

© Maisfutebol Belenenses: Petit vai sair, Filipe Cândido (U. Leiria) é o desejado Petit anunciou na manhã desta terça-feira, ao plantel do Belenenses, a decisão de abandonar o projeto, sabe ... Read more »