General contraria PF e diz que indicação de chefe da Polícia do Rio não teve ingerência política

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

RIO – Nomeado secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro pelo então interventor da área no Estado em 2018, general Walter Braga Netto, o general Richard Nunes, futuro Chefe do Estado-Maior do Exército, diz que a responsabilidade pela nomeação do delegado Rivaldo Barbosa, preso acusado de planejar a morte de Marielle Franco, como chefe de Polícia Civil durante a intervenção federal é dele “e de mais ninguém”. A versão do general quatro estrelas do Exército contraria o relatório final da Polícia Federal (PF) sobre o assassinato da vereadora, de que Rivaldo ocupou o posto por “ingerência política”.

Em entrevista ao Estadão, Richard Nunes se diz surpreso com o suposto envolvimento de Rivaldo Barbosa com o assassinato de Marielle e do motorista Anderson Gomes. Ele foi nomeado chefe de Polícia Civil um dia antes da morte da parlamentar. Segundo o general, Rivaldo tinha “uma folha de serviço prestado bastante considerável” e era considerado “um nome respeitado e que foi muito bem aceito por toda a sociedade” à época.

    “É surpreendente. Realmente, é uma coisa totalmente absurda pelo que a gente está acompanhando. Eu me considero tão surpreso quando qualquer outro porque durante todo o período em que eu estive à frente da secretaria, jamais me passaria pela cabeça uma coisa dessa. Se isso tudo for confirmado, se essa delação foi confirmada, é algo de deixar a gente perplexo. Em relação ao que tem saído sobre o meu nome, sobre a nomeação do Rivaldo, é o que eu já disse, claramente: a responsabilidade é minha, de mais ninguém”, afirmou Richard Nunes.

    general contraria pf e diz que indicação de chefe da polícia do rio não teve ingerência política

    Entrevista com secretário da segurança pública do Rio, Richard Nunes em seu gabineteno centro da cidade Foto: Fabio Motta

    A sugestão do nome de Rivaldo Barbosa para a chefia da Polícia Civil foi feita pelo setor de inteligência do Comando Militar do Leste (CML) em uma lista com cinco nomes. A organização era comandada desde 2016 por Braga Netto, que permaneceu no posto até 2019. Enquanto chefe do CML, ele foi nomeado interventor na segurança do Rio pelo então presidente Michel Temer (MDB), para o período entre fevereiro e dezembro de 2018.

    A princípio, Rivaldo não era a primeira opção de Nunes para o posto. O general tinha como prioridade nomear o delegado Delmir Gouvea para o cargo. Os dois trabalharam juntos durante uma operação de pacificação do Complexo da Maré, entre 2014 e 2015. Mas Gouvea não aceitou o convite.

    Sem a opção pessoal, Richard Nunes se voltou à lista de indicações do CML. O general afirma que a Subsecretaria de Inteligência, órgão da Secretaria de Segurança Pública do Rio, “contraindicou o nome de Rivaldo”, mas ele manteve a indicação dado o histórico de serviços prestados pelo delegado.

    “Rivaldo era o chefe da divisão de homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Um delegado que tinha, talvez, a maior visibilidade entre os delegados da Polícia Civil e uma folha de serviço prestado bastante considerável. Um nome respeitado que foi muito bem aceito por toda a sociedade. Então, à época, era isso que eu tinha. Aceitou o convite e cumpriu a missão dele. Era tão respeitado que foi respeitado pela família da Marielle, que ele conhecia, e pelo próprio Marcelo Freixo. O mais, é muita especulação, muita coisa que não tem sentido. É tentar querer vestir uma roupa de 2024 em 2018?, diz.

    Os advogados de Braga Netto afirmam que ele não tinha qualquer ingerência na definição da Polícia Civil e que o general não pediu nem buscou sugestões junto à inteligência do CML sobre possíveis indicados. “O general não teve ingerência na nomeação deste delegado. Coube exclusivamente à secretaria de Segurança. No que toca a este fato de que houve uma busca na inteligência do CML, essa busca não foi realizada pelo general Braga Netto e nem a pedido do general Braga Netto. Repito: não teve nenhuma ingerência”.

    A inteligência da secretaria chefiada por Richard Nunes contraindicou Rivaldo Barbosa. O general avaliou que as ressalvas não se “pautavam em dados objetivos” e bancou a nomeação do delegado para comandar a Polícia Civil. Na conclusão da apuração, a polícia apontou a “passiva gestão dos militares à frente da Segurança Pública do Rio de Janeiro”, a “falta de traquejo para manejar as vicissitudes do jogo de poder fluminense” e a “manutenção de Rivaldo mesmo após a contraindicação” como fatores que indicam a gerência de Richard Nunes na nomeação do delegado.

    “É uma escolha absolutamente normal. Começou a especulação de que eu não teria dado ouvidos a uma a uma contraindicação de inteligência. Não existe isso. Contraindicação de inteligência existe, normalmente, quando a gente está diante de uma lista de nomes, que a gente tem alguns dados que são apresentados. ‘Ó, esse aqui consta isso, consta aquilo’, mas isso é um dado a ser considerado. Não é uma investigação pronta, acabada, que a gente possa cometer uma injustiça de considerar aquilo ali como algo concreto e, a partir disso, prejudicar uma pessoa”, diz Nunes sobre a contraindicação de Rivaldo para o cargo.

    general contraria pf e diz que indicação de chefe da polícia do rio não teve ingerência política

    Ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa Foto: WILTON JUNIOR

    Para o general, a escolha de Rivaldo foi “fruto de critérios” que ele estabeleceu e que, agora, “não dá pra querer ficar voltando no tempo”.

    “Eu tinha uma decisão a ser tomada dentro de um prazo curto. Não podia ficar esperando que uma coisa como aquela que tinha sido apresentada fosse elucidada. Tanto não foi, que só foi agora. Essa coisa de assumir a responsabilidade é comigo mesmo. Sempre assumi naquele momento e continuo agora. Quem nomeou o Rivaldo fui eu. Não sofri ingerência nenhuma. Foi uma decisão fruto de critérios que eu estabeleci. Agora, depois do que tudo aconteceu… olha, agora é outro tempo, agora é outra hora. Não não dá pra eu ficar querendo voltar no tempo com o que eu sei agora”, diz.

    Motivação para o assassinato de Marielle

    Em dezembro de 2018, em entrevista ao Estadão, Richard Nunes afirmou que Marielle foi morta porque milicianos acreditaram que ela podia atrapalhar os negócios ligados à grilagem de terras na zona oeste da cidade. Na época, a investigação sobre o caso ainda estava no início. Os executores Ronnie Lessa e Élcio Queiroz sequer haviam sido presos.

    Nunes revelou que o crime estava sendo planejado desde 2017, muito antes de o governo federal decidir decretar a intervenção federal no Rio. Seis anos depois do crime, o general conta que tinha suposições sobre o que considerava “um caminho bastante plausível”.

    “Eu tinha já algumas suposições pelo que era apresentado que esse era um caminho bastante plausível, de que foi por esse tipo de envolvimento (regularização fundiária). Não é uma coisa tão definitiva, mas era algo plausível para aquele momento. Agora essas coisas vieram à tona. De lá para cá, nunca mais tive contato porque eu sai da intervenção. Era uma indicação, assim como o fato também quando o Giniton efetua a prisão dos dois executantes”, diz.

    O delegado Giniton Lages foi designado para investigar o assassinato de Marielle Franco na Delegacia de Homicídios da Capital. Ele foi alvo de busca e apreensão realizada pela PF neste domingo, 24, por “atrapalhar” as investigações. Ele também foi afastado da Polícia Civil do Rio de Janeiro por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

    Giniton divulgou nota no início da noite deste domingo. Ele afirma que enquanto comandou a investigação tomou todas as providências para resolver o caso “em sua integridade” o que, segundo ele, só não foi possível porque foi retirado do caso no dia seguinte às prisões de Ronnie Lessa, autor dos disparos, e Élcio de Queiroz., que dirigiu o veículo utilizado na execução. Horas após o crime em março de 2018, Lages foi nomeado por Rivaldo Barbosa para conduzir a investigação. Segundo a PGR, tanto ele quanto o comissário atuaram posteriormente ao assassinato para “embaraçar as investigações” e proteger os reais mandantes.

    OTHER NEWS

    23 minutes ago

    Former high jump world champion found dead at cemetery near Pretoria

    23 minutes ago

    The US is upgrading its fighter fleets in Japan, boosting its Pacific airpower with the newest jets

    23 minutes ago

    King and Queen attend service at St Giles' Cathedral

    23 minutes ago

    Italian Navy secures fourth NFS U212 submarine in €500M deal

    23 minutes ago

    UK cheapest supermarket for June revealed after Which? shakes up monthly comparison

    23 minutes ago

    The "Ballet Body" Plastic Surgery Aesthetic Is Taking Over – Here's Why

    23 minutes ago

    Giants GM severely judges his own team while praising Patrick Mahomes and the Chiefs

    23 minutes ago

    Jason, Travis Kelce Announce ‘New Heights’ Podcast Taking A Hiatus

    23 minutes ago

    Ex-Sundowns and Chiefs star ‘Killer’ QUITS car salesman job

    23 minutes ago

    Pushed by Patnaik, BJD takes off gloves against Modi govt, joins Opp in House protest, walkouts

    25 minutes ago

    ‘Unambitious’, ‘careful’, ‘authentic’: what public sector workers make of Keir Starmer

    25 minutes ago

    Education is a ‘critical part’ of declining ADF recruitment numbers

    25 minutes ago

    WNBA's Angel Reese, Nika Muhl Announcement Sparks Caitlin Clark Questions

    25 minutes ago

    A 10% dividend yield! Is this ASX All Ords stock a brilliant bargain?

    26 minutes ago

    Independent MP calls for government to implement sugar tax amid diabetes epidemic

    26 minutes ago

    AI frenzy expected to have boosted Samsung Q2 profit 13-fold

    26 minutes ago

    Robertson opts for Perenara at scrumhalf in first All Blacks team

    26 minutes ago

    Thomson View condo up for enbloc sale again with same $918 million reserve price

    26 minutes ago

    Bride-to-be pokes fun at fiance over wedding registry mistake

    28 minutes ago

    New Sunderland boss on most "unstable" job in football and Jobe Bellingham future

    28 minutes ago

    Tyla's 2024 BET Makeup Is The Ultimate Summer Beauty Inspo

    28 minutes ago

    What Would the Spurs Have to Give to Trade for Markkanen?

    28 minutes ago

    Bronny James: ‘I wasn’t given that much of an opportunity’ at USC

    28 minutes ago

    Buy your own castle for just $9M — all you have to do is move to Belgium

    28 minutes ago

    Liverpool star Virgil van Dijk is seen beatboxing while forgotten Premier League striker raps during bizarre throwback footage

    28 minutes ago

    Chelsea lose two key long-term staff members as restructure under Todd Boehly continues to take shape

    28 minutes ago

    Kieran Shoemark's struggles with the Gosdens is drawing parallels to Peter Crouch's start at Liverpool... Crouchy eventually turned the tide - why can't the same happen for Shoemark?

    28 minutes ago

    Microsoft lays off employees in new round of cuts

    28 minutes ago

    England sink New Zealand to complete ODI series whitewash

    28 minutes ago

    "He has so many traits as a player and a person that we fell in love with" – Taylor Jenkins explains why they chose Zach Edey

    28 minutes ago

    ‘Outstanding’ Bukayo Saka being let down for England by experienced team-mate – pundit

    28 minutes ago

    Ronald Koeman makes it clear he's not a fan of Erik ten Hag's Man Utd transfer plan

    28 minutes ago

    Aston Villa in pole position to sign €50m German ace as Liverpool, Newcastle fall behind

    28 minutes ago

    Romanian trafficker will be deported without paying victims' families

    28 minutes ago

    Veteran tackle Jack Conklin should be the Browns swing tackle in 2024

    28 minutes ago

    Man Utd's dream XI next season as Dan Ashworth presents four-man shortlist

    28 minutes ago

    Celtics sign Drew Peterson to two-way contract

    28 minutes ago

    Houston named one of the best BBQ cities in America

    28 minutes ago

    2024 MLB All-Star Game starters: Bryce Harper, Aaron Judge, Shohei Ohtani lead lineups

    30 minutes ago

    Broncos roster series: No. 13, WR Phillip Dorsett