"É vergonhoso, é perigoso, é anti-americano": Biden acusa Trump de se "curvar perante um ditador russo"

Joe Biden (AP)

O presidente norte-americano, Joe Biden, criticou esta terça-feira Donald Trump pelas suas recentes declarações sobre a NATO, acusando mesmo o ex-presidente de se “curvar perante um ditador russo”.

“Nenhum outro presidente da nossa história se curvou perante um ditador russo”, declarou Joe Biden, numa declaração ao país, garantindo que “nunca o fará”. “É uma estupidez, é vergonhoso, é perigoso, é anti-americano”, acrescentou.

Em causa estão as declarações de Donald Trump num comício republicano, no qual falou numa alegada reunião que teve com membros da NATO quando “um presidente de um grande país” lhe perguntou se garantia a proteção de um Estado-membro que estivesse em incumprimento dos objetivos de contribuições financeiras para Aliança Atlântica.

“Não, eu não iria proteger-vos. Na verdade, encorajava-os [aos russos] a fazer o que quisessem. Têm de pagar as vossas contas”, disse Donald Trump, reproduzindo o alegado diálogo.

Nesta declaração ao país, Joe Biden mostra-se perplexo com as declarações do ex-presidente: “Conseguem imaginar um antigo presidente dos Estados Unidos a dizer isto? O mundo inteiro ouvi-o. O pior é que ele está a falar a sério.”

Em 2022, a NATO informou que apenas sete dos atuais 31 Estados-membros estavam a cumprir o objetivo de destinar 2% do seu PIB à defesa da Aliança Atlântica, em contraste com os dados de 2014, que mostram que apenas três cumpriam esse mesmo objetivo.

Numa reação às declarações de Trump, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, descreveu-as como prejudiciais para os 31 países, incluindo Portugal, que compõem a organização.

“Qualquer sugestão de que os aliados não se defenderão mutuamente compromete toda a nossa segurança, incluindo a dos EUA, e coloca os soldados americanos e europeus em risco acrescido”, disse o secretário-geral da NATO.

Já esta terça-feira, a embaixadora dos Estados Unidos para a NATO considerou que as declarações do ex-presidente são “perigosas e francamente irresponsáveis”.

“Encorajar o Kremlin a atacar qualquer país da Organização do Tratado do Atlântico Norte [NATO] ou o território da Aliança coloca os nossos soldados – os dos Estados Unidos e os dos nossos aliados – em perigo. Fazê-lo, através deste tipo de declarações, é perigoso e francamente irresponsável”, disse Julianne Smith, durante uma conferência de imprensa.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World