Rio Grande do Sul tem 5 mortes e 28 mil pessoas fora de casa por causa das chuvas

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) – O governo do Rio Grande do Sul confirmou nesta terça-feira (21) a quinta morte em decorrência das chuvas que atingem o estado desde a última quarta (15). A informação foi divulgada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em suas redes sociais.

A vítima é uma mulher de 67 anos. Segundo a Defesa Civil, ela foi encontrada morta por familiares em uma casa alagada na cidade de Eldorado do Sul.

Segundo balanço divulgado pelo órgão na madrugada desta terça, o estado tem 28.327 pessoas fora de suas casas -são 3.351 desabrigados (dependem de abrigos públicos) e 24.976 desalojados (podem ir para a casa de conhecidos).

A quarta morte confirmada pelo governo ocorreu no domingo (19) em Giruá (a 470 km de Porto Alegre). Uma mulher foi atingida por uma microexplosão e morreu na hora. Outra morte foi registrada em Vila Flores (a 185 km de Porto Alegre) -um homem que teve o carro arrastado pela correnteza.

No sábado (18), o governo estadual havia confirmado duas mortes em Gramado (a 104 km de Porto Alegre). Segundo a prefeitura do município, Elisabeta Maria Benisch Ponath, 51, e Lidowina Lehnen, 86, morreram soterradas após o desabamento da casa onde viviam.

Na segunda (20) ele sobrevoou cidades localizadas no Vale do Taquari, um dos locais mais afetados e já castigado pelas chuvas de setembro. Os desabrigados da região são atendidos em 35 abrigos de dez municípios (Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza e Taquari).

SANTA CATARINA E PARANÁ TAMBÉM TÊM PROBLEMAS

Em Santa Catarina, de acordo com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, havia, no início da tarde desta terça, 4.524 pessoas desabrigadas por causa das chuvas. São 85 abrigos públicos funcionando em 38 cidades.

A cidade com o maior número de abrigos é Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. São 21 abrigos que acolhem mais de 1.500 pessoas.

A pasta afirma que ainda não há um levantamento sobre o número de desalojados no estado, uma vez que as informações ainda estavam sendo enviadas pelos municípios.

Embora a chuva tenha perdido força entre segunda (20) e terça (21) no estado, a secretaria tem pedido cautela às famílias que querem voltar para suas casas.

De acordo com a Defesa Civil, um novo núcleo de chuva se aproxima da região e pode trazer até 150 milímetros de precipitação para o Alto Vale do Itajaí entre a quarta (22) e a quinta-feira (23).

O Paraná também registrou estragos causados pelas chuvas da última semana, em diferentes pontos do estado, mas de forma menos intensa na comparação com Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Entre quarta (15) e o início da tarde desta terça (21), a Defesa Civil paranaense calcula que 14.428 pessoas, em 11 cidades, foram afetadas por alguma ocorrência ligada às chuvas. No total, 447 casas foram danificadas. Mas não há pessoas desabrigadas nem desalojadas.

A pior situação foi registrada em Ponta Grossa (120 km de Curitiba), com 220 casas danificadas por conta do temporal de sábado (18).

Na segunda (20), os governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e do Paraná, Ratinho Junior (PSD), criaram um grupo de trabalho para estudar formas de minimizar os efeitos das cheias do rio Iguaçu, que afetam os dois estados.

No mês de outubro, as chuvas intensas elevaram o nível do rio Iguaçu em diferentes pontos. Entre os municípios mais afetados estão União da Vitória, no Paraná, e Porto União, em Santa Catarina, que ficam lado a lado, na divisa dos estados. Cerca de 40% da área de União da Vitória ficou alagada.

O grupo de trabalho vai envolver técnicos de órgãos estaduais, como o IAT (Instituto Água e Terra) do Paraná e o IMA (Instituto do Meio Ambiente) de Santa Catarina.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World