Fibra destes alimentos ameniza a gordura no fígado, conforme estudo

fibra destes alimentos ameniza a gordura no fígado, conforme estudo

Suplemento de amido ameniza a gordura no fígado

Créditos: iStock/magicmine

Um estudo realizado no Hospital Shanghai Sixth People’s, na China, revelou que o consumo de um suplemento de amido pode diminuir a quantidade de triglicerídeos armazenados no fígado humano.

fibra destes alimentos ameniza a gordura no fígado, conforme estudo

A banana verde tem amido resistente

A descoberta, publicada na revista Cell Metabolism, pode representar um avanço significativo no tratamento da doença hepática gordurosa, também conhecida como esteatose hepática.

Doença hepática gordurosa e seu tratamento

A doença hepática gordurosa é uma condição caracterizada pelo acúmulo de gordura nas células do fígado. Fatores como resistência à insulina, níveis elevados de colesterol e obesidade abdominal são considerados fatores de risco para a doença.

A condição pode levar a complicações graves, como cirrose e câncer de fígado, e também contribuir para outras doenças, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Até o momento, não existe um tratamento específico para a doença hepática gordurosa. As recomendações atuais incluem mudanças na dieta e a prática de exercícios físicos.

Fibra dos alimentos ajuda a amenizar gordura no fígado

O amido resistente é uma fibra indigerível que fermenta no intestino grosso. Experimentos anteriores já haviam comprovado seus efeitos benéficos no metabolismo de animais.

Esse amido está presente em comidas não processadas, como grãos, batata crua e banana verde.

Créditos: iStock/MagicBones

No novo estudo, os pesquisadores descobriram que a ingestão diária do suplemento de amido pode alterar a composição das bactérias intestinais, diminuir os triglicerídeos hepáticos, as enzimas hepáticas associadas a lesões e inflamações no fígado de pessoas com doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA).

Foram recrutados 200 voluntários para um ensaio clínico, onde metade dos indivíduos incluíram o amido resistente em sua dieta, enquanto o outro grupo consumiu a mesma quantidade de calorias por meio de outro tipo de amido.

Após quatro meses, os pesquisadores descobriram que os níveis de triglicerídeos hepáticos do grupo que consumiu o amido resistente estavam quase 40% mais baixos em comparação com o grupo controle. Além disso, houve reduções nas enzimas hepáticas e em fatores inflamatórios associados à DHGNA.

Conclusões e próximos passos

Os autores do estudo destacam que essa intervenção é eficaz, acessível e sustentável. “Em comparação com exercícios ou tratamentos para perda de peso, adicionar amido resistente a uma dieta normal e balanceada é muito mais fácil para as pessoas seguirem”, declarou Huating Li, coautora do estudo.

Ainda são necessários mais estudos para confirmar o valor terapêutico do amido resistente no tratamento da doença hepática gordurosa.

Veja também: 5 filmes de sucesso saem da Netflix nos próximos dias; veja quais

Veja também: 1º semestre terá ainda mais dois feriados prolongados

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World