Rússia alerta contra envio de tropas ocidentais para a Ucrânia

rússia alerta contra envio de tropas ocidentais para a ucrânia

O presidente francês Emmanuel Macron (à esquerda) dá as boas-vindas ao primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, na chegada à conferência internacional sobre apoio à Ucrânia, em Paris, 26 de fevereiro de 2024

O presidente francês, Emmanuel Macron, provocou nesta terça-feira (27) um terremoto na Europa ao não descartar o envio de tropas terrestres ocidentais para apoiar a Ucrânia, uma possibilidade que, segundo a Rússia, “não convém” ao Ocidente.

“Não convém em nada a esses países e eles devem estar cientes disso”, disse Dmitri Peskov aos jornalistas, e considerou que o simples fato de levantar esta possibilidade representa “um novo elemento muito importante” no conflito.

Na segunda-feira, Macron organizou uma conferência de líderes europeus em Paris para angariar mais apoio à Ucrânia, em um momento em que a sua ofensiva para repelir a invasão russa entra no seu terceiro ano e o seu arsenal de munições diminui.

O presidente francês descreveu um panorama sombrio da Rússia do presidente Vladimir Putin, à medida que as posições de Moscou no front ucraniano e a nível interno estão se “fortalecendo”.

“Nada deve ser descartado”, “faremos tudo o que for necessário para garantir que a Rússia não ganhe esta guerra”, declarou Macron, que reconheceu, no entanto, que não há consenso sobre o envio de tropas ocidentais para a Ucrânia.

“Estamos convencidos de que a derrota da Rússia é essencial para a segurança e a estabilidade na Europa”, alertou, após o encontro com outros líderes como o chefe de Governo alemão, Olaf Scholz, e o presidente polonês, Andrzej Duda.

Nesta terça-feira, Scholz rejeitou a ideia de envira tropas de países europeus e/ou da Otan à Ucrânia.

“O que foi acordado entre nós no início também se aplica ao futuro, ou seja, que não haverá soldados em solo ucraniano enviados por países europeus ou países da Otan”, declarou Scholz.

– “Não está na agenda” –

Macron recusou-se a detalhar a posição da França, citando a necessidade de uma “ambiguidade estratégica”, mas disse que a questão do envio de tropas fazia parte das diferentes “opções”.

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, cujos detratores o consideram próximo de Moscou, disse após a reunião que não havia consenso sobre este aspecto, mas que há países “prontos para enviar os seus próprios soldados para a Ucrânia”.

O primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, cujo país está prestes a aderir à Otan, comentou nesta terça-feira que o envio de tropas “não está na agenda neste momento”.

Ao mesmo tempo, os primeiros-ministros da Polônia e da República Tcheca, Donald Tusk e Petr Fiala, afirmaram que não consideram enviar os seus soldados para a Ucrânia, mas defenderam “apoiar tanto quanto possível” Kiev no seu esforço militar.

As declarações de Macron geraram agitação no seu próprio país, onde o líder da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon descreveu o envio de tropas para a Ucrânia como uma “loucura” e a extrema direita considerou que o presidente “perdeu seu sangue frio”.

O presidente francês também fez uma crítica velada à Alemanha, aliada da França, que foi ridicularizada nos primeiros meses da guerra pelas suas promessas relativamente brandas de apoio militar.

“Lembro-me que há dois anos muitos à volta desta mesa diziam que iríamos oferecer sacos de dormir e capacetes e agora dizem que temos que fazer mais e mais rápido para termos mísseis e tanques”, lamentou.

– “Contra todos nós” –

O “fortalecimento” da posição russa foi visto, segundo Macron, com a morte na prisão, em 16 de fevereiro, de Alexei Navalny, principal opositor de Putin. “A Rússia adota uma atitude mais agressiva não só na Ucrânia, mas contra todos nós em geral”, disse ele.

Outros anúncios foram a criação de uma nova coalizão para fornecer à Ucrânia “mísseis e bombas de médio e longo alcance” e a existência de um consenso para “fazer mais e mais rápido” no envio de armas para Kiev.

O primeiro-ministro tcheco afirmou que há um “grande apoio” a uma iniciativa para ajudar a Ucrânia a comprar munições fora da União Europeia. O seu homólogo holandês, Mark Rutte, disse que o seu país contribuiria.

Paralelamente à conferência de Paris, Zelensky criticou a UE por ter fornecido apenas 30% do milhão de projéteis de artilharia que havia prometido. Macron reconheceu um “compromisso imprudente”.

Há questões crescentes sobre a viabilidade do apoio a longo prazo dos EUA à Ucrânia, especialmente com a possibilidade de um retorno de Donald Trump à Casa Branca e enquanto um novo pacote de ajuda permanece bloqueado no Congresso.

Macron insistiu que a Europa não deve esperar pelo resultado das eleições para garantir a sua segurança: “É o nosso futuro (…) que está em jogo, devemos ter a possibilidade de prescindir [dos Estados Unidos], não por causa de um desafio, pessimismo ou medo, mas porque depende de nós”.

bur-sjw-tjc/zm/aa/fp

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World