"Bola de fogo" avistada nos céus de Portugal: que fenómeno é este?

A ciência descreve este fenómeno como um meteorito ou meteoroide que, ao entrar na atmosfera, deixa para trás um rasto de fumo, que se torna visível a olho nu, tendo este sido avistado sobretudo nas regiões de Trás-os-Montes, Grande Porto, Vale do Sousa e Minho.

“Bola de fogo” avistada nos céus de Portugal: que fenómeno é este?

Vários foram os relatos que surgiram nas redes sociais do avistamento de uma “bola de de fogo” nos céus do país, sobretudo no norte de Portugal, durante a tarde desta segunda-feira. Mas, afinal, do que se trata?

A ciência descreve este fenómeno como um meteorito ou meteoroide que, ao entrar na atmosfera, deixa para trás um rasto de fumo, que se torna visível a olho nu, tendo este sido avistado sobretudo nas regiões de Trás-os-Montes, Grande Porto, Vale do Sousa e Minho.

A conta “Márcio Santos – Meteorologia e Ambiente“, que na rede X se dedica a explorar a meteorologia em Portugal, contou às 18h35 que “um bólide terá explodido sobre Portugal há instantes”.

A entrada deste meteorito, apelidada por alguns cibernautas de “bola de fogo”, foi avistada em diversas zonas do país, como Porto, Aveiro, Braga, Guimarães, Coimbra, Portalegre, Leiria, em Arcos de Valdevez e até em Pontevedra (norte de Espanha).

Recorde-se que já no passado dia 23 de janeiro fenómeno semelhante fez “acender” as redes sociais.

À data, o investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço Pedro Machado explicou à SIC Notícias que se tratava de “restos de cometas que se desintegram”.

Basicamente, isto é um fenómeno que acontece “quando a Terra passa em zonas do espaço onde estão estes restos de cometas que se desintegram”, acrescentou o investigador.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World