O exército está na rua no Equador, Noboa declarou guerra aos narcotraficantes e o povo está ao lado do Presidente

O mais jovem Presidente do Equador decretou o estado de conflito armado interno para combater o narcotráfico que lançou uma onda de terror no país. Os equatorianos, incluindo os opositores de Noboa, apoiam os mais de 22 mil militares que fazem patrulhas por terra, por mar e por ar. Para nos falar do que está a acontecer no país mais violento da América Latina temos o correspondente do Expresso, Luís Novais, neste episódio de O Mundo A Seus Pés

A fuga da prisão de José Adolfo Macías Villamar, o criminoso mais perigoso do Equador, levou o Presidente Daniel Noboa a declarar guerra aos narcotraficantes que lançaram uma onda de terror no país, assaltaram uma estação de televisão, sequestraram jornalistas em direto, e obrigaram ao encerramento de muitos serviços públicos.

O Equador – que era um país pacato e seguro há pouco mais de uma década – é hoje o Estado mais violento da América Latina, e a culpa é de 22 cartéis de narcotráfico.

Los Lobos e Los Choneros são os mais conhecidos pela violência de métodos e poder que possuem. Este último é liderado por Adolfo Macías Villamar, mais conhecido por Fito, 44 anos, que fugiu da cadeia de Guayaquil no primeiro domingo de janeiro, despoletando uma onda de terror no país.

Os países vizinhos, os opositores políticos e, sobretudo, o povo do Equador estão (quase) incondicionalmente ao lado das medidas securitárias decretadas por Daniel Noboa para reestabelecer a ordem e defender o Estado de Direito.

A presença das Forças Armadas nas ruas tem riscos e benefícios, que são analisados neste episódio de O Mundo A Seus Pés por Luís Novais, correspondente do Expresso no Peru, país já decretou o estado de emergência ao longo dos 1400 quilómetros de fronteira que partilha com o Equador.

o exército está na rua no equador, noboa declarou guerra aos narcotraficantes e o povo está ao lado do presidente

O exército está na rua no Equador, Noboa declarou guerra aos narcotraficantes e o povo está ao lado do Presidente

O Mundo a Seus Pés é um programa semanal da editoria internacional do Expresso. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares, Ana França e Hélder Gomes.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World