Escolha de deputados no PS está “uma confusão”. Com “pouca renovação”, estes são os nomes que já se sabem

escolha de deputados no ps está “uma confusão”. com “pouca renovação”, estes são os nomes que já se sabem

Congresso PS (Lusa/Miguel A. Lopes)

Vários socialistas ouvidos pela CNN Portugal, incluindo presidentes de federação, admitem que o cenário está a gerar desconforto nas estruturas, incluindo pela “pouca renovação” de nomes a que se assiste nos cabeças de lista.

Um deles confirma mesmo que não houve qualquer contacto do secretário-geral do PS ao longo desta semana, para dar feedback sobre o processo. Ainda assim, vários nomes têm vindo a público. Contudo, há a ressalva de que poderá haver mudanças até à indicação oficial.

Distrito a distrito

Aveiro: Pedro Nuno Santos. Numa boca a Luís Montenegro, que segue como cabeça de lista por Lisboa, o novo secretário-geral do PS garantiu que não trocaria o seu distrito “por nada”.

Beja: Nélson Brito. Neste distrito, deverá haver uma renovação, recaindo a escolha no presidente da federação. Em 2022, a escolha tinha recaído sobre Pedro do Carmo, que foi o presidente da comissão organizadora do último congresso do PS.

Braga: José Luís Carneiro. A CNN apurou que as escolhas neste distrito foram difíceis de tomar. Tensas até. O nome do ex-rival interno de Pedro Nuno Santos deverá chegar pela quota nacional. Já tinha sido número um em 2022 por este distrito.

escolha de deputados no ps está “uma confusão”. com “pouca renovação”, estes são os nomes que já se sabem

(Lusa)

Castelo Branco: Ana Abrunhosa ou Eurico Brilhante Dias. A decisão está dependente da distribuição de lugares feita por Pedro Nuno Santos. Ana Abrunhosa poderia renovar como número um neste distrito. Mas, como é também apontada para Coimbra, Eurico Brilhante Dias, que já foi eleito por Castelo Branco, é opção.

Coimbra: Ana Abrunhosa. Até à publicação deste artigo, era o nome mais provável para este distrito. Vários socialistas apontam a atual ministra como uma potencial candidata à Câmara de Coimbra, encarando esta eleição já como uma rampa de lançamento.

Évora: Luís Dias. Neste distrito, haverá também renovação. É o atual presidente de federação e autarca de Vendas Novas quem encabeçará a lista. Em 2022, a escolha tinha sido Capoulas Santos.

Faro: Jamila Madeira. A ex-secretária de Estado Adjunta e da Saúde, apoiante de José Luís Carneiro na corrida interna, deverá voltar a ser a escolha por Faro. Já tinha sido assim nas últimas legislativas.

Guarda: Ana Mendes Godinho. A atual ministra do Trabalho será a escolha mais provável para representar este distrito do interior, tal como já tinha acontecido em 2022.

Lisboa: Mariana Vieira da Silva. Num distrito importante no que respeita ao número de eleitos, a escolha recaiu sobre a atual ministra da Presidência, que se manteve neutra na disputa interna. Outros nomes estiveram apontados ao primeiro lugar da lista. Como Alexandra Leitão ou mesmo Marta Temido. A última, potencial candidata à Câmara de Lisboa, que foi indicada como a primeira opção da concelhia, surge em quarto na lista. Marcos Perestrello é o número dois, enquanto Fernando Medina, que também era dado como certo nas escolhas de Pedro Nuno Santos para este distrito, é o número três. O atual presidente da FAUL, Duarte Cordeiro, optou por não integrar as listas, dado o seu envolvimento na Operação Influencer. Da lista, conhecida ao final da tarde desta segunda-feira, fazem também parte Pedro Delgado Alves, Sérgio Sousa Pinto, Edite Estrela, Miguel Cabrita, Miguel Costa Matos, Pedro Vaz, Isabel Moreira ou Maria Begonha em lugares potencialmente elegíveis.

escolha de deputados no ps está “uma confusão”. com “pouca renovação”, estes são os nomes que já se sabem

(Lusa)

Portalegre: Ricardo Pinheiro. Num distrito com poucos lugares para eleger, deverá volta a ser Ricardo Pinheiro, ex-autarca de Campo Maior e ex-secretário de Estado do Planeamento, a escolha.

Porto: Francisco Assis. É um nome praticamente certo para cabeça de lista. Até porque vários membros do partido neste distrito já o revelaram publicamente. Natural de Amarante, surgiu como um dos apoiantes mais relevantes de Pedro Nuno Santos, por representar uma ala mais conservadora do partido. Já encabeçou a lista do PS pelo Porto nas legislativas de 2011. Nas últimas, em 2022, ficou de fora. Era então Alexandre Quintanilha o cabeça de lista. A federação do Porto apontou João Torres, diretor de campanha de Pedro Nuno Santos e atual secretário-geral adjunto do PS, como primeira escolha.

escolha de deputados no ps está “uma confusão”. com “pouca renovação”, estes são os nomes que já se sabem

(Lusa)

Santarém: Alexandra Leitão. Embora inicialmente apontada a Lisboa, a ex-ministra deverá voltar a ser a escolha por Santarém. É autora da moção de Pedro Nuno Santos e está a coordenar o seu programa eleitoral. Como número dois, Santarém apresenta o presidente de federação Hugo Costa.

Setúbal: Ana Catarina Mendes. A atual ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares deverá voltar a ser a escolha por Setúbal, onde já tinha encabeçado a lista nas últimas legislativas. Um nome forte, com ligação à terra, visto também como uma forma de valorizar os quadros socialistas que optaram por não assumir um lado na última disputa interna.

Viana do Castelo: Marina Gonçalves. Neste distrito, deverá haver novidades face às últimas legislativas. A ministra da Habitação, nome de confiança de Pedro Nuno Santos, deverá surgir na dianteira da lista de deputados. Em 2022, tinha sido o ex-ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues a assumir essa função.

Viseu: Elza Pais. A única coisa dada como certa em Viseu é de que a cabeça de lista será uma mulher. A escolha, segundo socialistas ouvidos pela CNN Portugal, deverá passar por Elza Pais, presidente das Mulheres Socialistas. No passado, já foi eleita deputada por este distrito. A escolha de 2022 tinha sido João Azevedo.

Açores: Francisco César. Esta é uma escolha que está fechada, sem margem para dúvidas. O filho de Carlos César, que foi diretor de campanha de Pedro Nuno Santos nas diretas do partido, foi o nome natural.

Madeira: Paulo Cafôfo. É também uma escolha fechada, até porque o PS Madeira fez um comunicado a confirmar a escolha. Neste distrito, a tensão para a constituição das listas foi também tensa. Um dos desafios apontados a Pedro Nuno Santos será a de inclusão do madeirense Carlos Pereira, seu apoiante e antigo cabeça de lista, que não reúne consenso nas bases.

Europa: Augusto Santos Silva. Elemento do núcleo duro de António Costa, é apontado como a escolha para este círculo eleitoral. Recorde-se que, nas últimas eleições, foi eleito pelo círculo de Fora da Europa. Na Europa, Paulo Pisco tinha sido a escolha em 2022.

escolha de deputados no ps está “uma confusão”. com “pouca renovação”, estes são os nomes que já se sabem

Socialistas criticam falta de novos nomes face a Costa (Lusa)

Uma “confusão” e mal-estar: muitos nomes, poucos lugares

Estarão por preencher os cabeças de lista em Bragança, Leiria (onde o último cabeça de lista tinha sido Lacerda Sales, envolvido no caso de alegada cunha no tratamento das gémeas luso-brasileiras no Hospital de Santa Maria), Vila Real e do círculo Fora da Europa.

Mas, como se nota pelos nomes acima, é notória uma continuidade nas escolhas. Algo que está a gerar desconforto entre os socialistas, uma vez que consideram que Pedro Nuno Santos, a apostar em muitos dos nomes de Costa, não conseguirá mostrar aos portugueses como quer fazer diferente.

“Fazer listas é sempre difícil. Mas estas são particularmente difíceis. É preciso fazer uma renovação. E antecipa-se uma redução do número de eleitos”, aponta um dirigente socialista conhecedor do processo. Há a ambição de não deixar ninguém de fora, quando à partida serão menos os lugares disponíveis no Parlamento sem a renovação da maioria absoluta.

Um socialista, que integrará o círculo de Lisboa, conta à CNN Portugal que este processo de seleção “está a ser uma grande confusão”. Algo justificado pelo calendário apertado – está a fazer-se numa semana o que era habitual em mês e meio –, mas também pela necessidade de honrar o compromisso assumido com José Luís Carneiro de ter 35% dos seus apoiantes nas listas, sem esquecer os nomes de confiança do próprio Pedro Nuno. Vários relatos internos apontam mal-estar entre as duas partes. Nas federações, a presença de apoiantes de Carneiro tem sido pouco relevante, o que aumenta a pressão para a sua entrada na quota nacional.

Nomes próximos do atual secretário-geral do PS já tinham adiantado à CNN Portugal que o próprio secretário-geral gostaria de ter tido “mais tempo” para pensar em novos protagonistas e que “nomes, em definitivo, só na terça-feira”.

Certo é que várias federações do PS estão a fechar listas sem as escolhas de Pedro Nuno Santos, indicando apenas a referência “quota nacional”. Nesta segunda-feira reúnem-se muitas delas.

O processo terá de ser concluído nesta terça-feira. Neste dia, a Comissão Política Nacional reúne-se para a aprovação final, depois da luz verde do próprio secretariado [conhecido como o “núcleo duro” de Pedro Nuno Santos] às escolhas.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World