Um iogurte, sendo processado, pode ser saudável? Sai uma colher cheia de explicações

um iogurte, sendo processado, pode ser saudável? sai uma colher cheia de explicações

Iogurte (Getty Images)

“A maior procura pelos iogurtes nesta fase do ano prende-se com o aumento das temperaturas e os pacientes pretendem introduzir alimentos mais frescos e leves. Este produto alimentar também pode ser muito procurado pelo seu baixo teor calórico, podendo auxiliar na perda de peso”, aponta Rita Mesquita Azevedo, nutricionista do Grupo Trofa.

Já a nutricionista Paula Beirão Valente, da Clínica Espregueira, no Porto, diz não notar diferenças no consumo entre o verão e o inverno. “No inverno este poderá ser consumindo à temperatura ambiente, já no verão tal implicará mais cautela”, explica.

Processado é saudável?

Um iogurte é um alimento processado. Pode ser considerado saudável? “Sim, desde que a escolha seja a correta. Existem iogurtes menos processados, com elevado teor nutricional”, justifica Rita Mesquita Azevedo.

No mesmo sentido segue Paula Beirão Valente, ao dizer que “se estivermos a falar de um iogurte numa versão natural” não o considera “de todo um alimento processado”. Antes, um “alimento saudável e bastante completo”.

Fica outra nota: “as versões ‘light’ ou magras, com adição de frutas ou cereais, poderão ser consideradas mais processadas”.

um iogurte, sendo processado, pode ser saudável? sai uma colher cheia de explicações

Lista de compras

Há filas e filas de iogurtes nos supermercados. Certamente que deve encontrar, nas suas idas às compras, alguém parado neste corredor a comparar iogurtes. Então, quais são aqueles que devíamos estar a pôr no carrinho?

“Os iogurtes menos processados, com menos adição de corantes e conservantes e sem adição de açúcar”, resume Rita Mesquita Azevedo. No polo oposto, a evitar, estão os “mais processados, com elevada adição de conservantes, corantes, açúcar, sacarose”.

Há iogurtes que ganharam má fama, como o iogurte grego, por estarem associados ao aumento de peso. Rita Mesquita Azevedo lembra que a análise não pode ser apenas pelo nome: há no mercado iogurtes gregos com menor teor de gordura e sem adição de açúcar.

Há depois também “iogurtes proteicos que são bastante calóricos, mas nutricionalmente com elevado teor de proteína, existindo opções sem adição de açúcar”. Cada escolha deve ser ponderada com quem percebe do assunto – e em função dos objetivos.

“Se tivermos em consideração uma consulta de emagrecimento, costumo optar por versões mais naturais. Se, pelo contrário, o objetivo for o aumento de massa muscular, poderei recomendar opções mais proteicas de origem animal ou vegetal”, completa Paula Beirão Valente.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World