Comandante das Forças Armadas ucranianas fala em situação "complexa"

O novo comandante das Forças Armadas ucranianas, Oleksandr Syrskyi, disse hoje que visitou a frente oriental da guerra, com o Ministro da Defesa ucraniano, e classificou a situação no terreno como “extremamente complexa e tensa”.

“Os ocupantes russos continuam a aumentar os seus esforços e a superar em número” as forças ucranianas, disse Syrskyi na rede social Telegram, enquanto a Ucrânia luta para reabastecer as fileiras do seu exército e para receber a ajuda militar norte-americana para fazer frente às tropas russas.

“Estamos a fazer todo o possível para impedir que o inimigo avance sobre o nosso território e para manter as nossas posições. Estamos a tomar todas as medidas possíveis para minimizar as nossas perdas e salvar as vidas dos nossos soldados”, afirmou Syrskyi.

O exército ucraniano anunciou hoje que destruiu um navio de guerra russo na costa do sul da Crimeia, uma península ucraniana no Mar Negro anexada pela Rússia em 2014.

“As forças armadas ucranianas, juntamente com unidades dos serviços de informação militar, destruíram o grande navio de desembarque Caesar Kuniko'”, escreveu o estado-maior do exército ucraniano no Telegram.

Os serviços de informação militar ucranianos (GUR) afirmaram ter usado ‘drones’ navais ucranianos, os Magura V5, para atacar o navio perto da cidade costeira de Alupka.

Segundo o GUR, este era um dos “mais novos” navios russos com capacidade para acomodar 87 tripulantes e que foi utilizado pela Rússia nas suas guerras contra a Geórgia em 2008 e na Síria mais recentemente.

O Ministério da Defesa russo não comentou este assunto, entretanto, afirmou ter abatido seis ‘drones’ ucranianos “sobre as águas do Mar Negro”.

O canal Rybar, do Telegram, próximo do exército russo e seguido por mais de um milhão de pessoas, indica que o ataque ucraniano foi realizado com recurso a ‘drones’ navais.

“A extensão dos danos é desconhecida”, é referido.

Leia Também: Ucrânia reclama destruição de navio de guerra russo ao largo da Crimeia

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World