Haiti decreta estado de emergência e toque de recolher após ataque à prisão que deixou 10 mortos

haiti decreta estado de emergência e toque de recolher após ataque à prisão que deixou 10 mortos

Haiti decreta estado de emergência e toque de recolher após ataque à prisão que deixou 10 mortos

O governo do Haiti decretou no domingo (3) estado de emergência e um toque de recolher noturno na capital, após um ataque contra a Penitenciária Nacional de Porto Príncipe que deixou pelo menos 10 mortos e permitiu a fuga de milhares de detentos. Segundo as autoridades haitianas, as medidas devem durar inicialmente até quarta-feira (6), mas poderão ser prolongadas.

O governo indicou que o objetivo das restrições é “restabelecer a ordem e tomar as medidas apropriadas para recuperar o controle da situação”, devido à deterioração da segurança” e de crimes cada vez mais violentos das gangues armadas na capital do país, entre outras cidades da ilha.

O ministro da Economia, Patrick Michel Boisvert, assinou o decreto como primeiro-ministro em exercício do país, já que o premiê Ariel Henry está no Quênia. O objetivo da viagem é assinar um acordo para o envio de policiais do país africano como parte de uma missão apoiada pela ONU para ajudar a restabelecer a ordem no país caribenho.

Em comunicado, o governo haitiano afirma que “atos criminosos cada vez mais violentos são perpetrados por gangues armadas”. “A fuga de presos perigosos coloca em risco a segurança nacional”, destacou o governo, lembrando que “as forças de segurança receberam ordens para utilizar todos os recursos legais à disposição para fazer cumprir o toque de recolher e prender todos os infratores”.

Crise humanitária

O Haiti, país mais pobre do continente americano, enfrenta uma grave crise política, humanitária e de segurança desde o assassinato do presidente Jovenel Moise, em 2021. As forças de segurança estão sobrecarregadas pela violência das gangues, que assumiram o controle de áreas inteiras do país, incluindo a capital.

Desde quinta-feira (29), grupos armados atacaram locais estratégicos de Porto Príncipe, alegando que pretendiam derrubar o controverso governo de Ariel Henry. O premiê, que está no poder desde 2021, deveria ter deixado o cargo no início de fevereiro e convocado novas eleições.

Na noite de sábado (2), pelo menos uma dezena de pessoas morreram depois que grupos criminosos atacaram a Penitenciária Nacional de Porto Príncipe e provocaram a fuga de milhares detentos. Antes do ataque, a prisão contabilizava 3.800 presos. No domingo, apenas uma centena de pessoas permaneciam detidas no local. Dezenas de corpos, muitos deles com marcas de balas, seguiam espalhados nos arredores da penitenciária.

Outra prisão, a Croix de Bouquets, também foi atacada no sábado, ferindo detentos e funcionários do sistema carcerário. Até o momento, as autoridades não determinaram quantos presos conseguiram fugir do local.

Impacto nos hospitais

A onda de violência também prejudica o funcionamento dos serviços de saúde. É o caso do hospital de Tabarre, gerenciado pela Médicos Sem Fronteiras. Em entrevista à RFI, o chefe da missão da ONG no local, Mumuza Muhindo, destacou a superlotação e as dificuldades de atendimento com a chegada massiva de feridos a balas.

“Todos os leitos estão ocupados e estamos precisando fazer ‘uma ginástica’ para tentar aumentar a capacidade [de acolhimento de pacientes]. Sabendo que enfrentamos também problemas com nossos profissionais, que têm medo de sair de casa para vir ao trabalho com medo de serem atingidos por balas perdidas”, diz.

Muhindo também teme a falta de medicamentos nos hospitais. “Há navios bloqueados nos portos aos quais não temos acesso”, diz. “Esperamos o retorno à calma que nos permita obter os medicamentos que estão nesses navios para continuar oferecendo cuidados gratuitos à população. Não sabemos até quando poderemos aguentar”, reitera.

(RFI com AFP)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World