Do humano ao bem-estar animal, como a produção regenerativa avança no campo

do humano ao bem-estar animal, como a produção regenerativa avança no campo

Os consumidores estão se rebelando, cada vez mais, contra sistemas alimentares que julgam causar algum mal. Eles exigem alimentos mais saudáveis, que curem o planeta e sejam benéficos para os trabalhadores, além de serem mais gentis com os animais. Os setores progressistas da indústria alimentícia responderam na mesma moeda, com uma série de novas cadeias de abastecimento e rubricas de produção sob o título “regenerativo”.

Um dos líderes do movimento nos EUA é a ROC (Certificação Orgânica Regenerativa, na sigla em inglês), com três selos que incentivam a melhoria contínua dos meios de produção. Lançado em 2017, os fundadores entenderam que o orgânico estava entre os padrões mais populares e confiáveis.

A ROC tem hoje mais de 2,3 milhões de hectares cultivados em cerca de 50 mil fazendas, 370 culturas, 118 marcas e mais de 800 produtos. Marcas certificadas como a Simpli, GoodSam e Lundberg Family Farms continuam a acumular prêmios e elogios da indústria, enquanto organizações aliadas, como a Mad Agriculture, comprometeram mais de US$ 50 milhões (R$ 257,5 milhões, na cotação atual) em financiamento para ampliar tais práticas.

Confira a entrevista com Elizabeth Whitlow, diretora executiva da ROA (Aliança Orgânica Regenerativa, na sigla original), sobre o que está impulsionando essas tendências.

O que é a ROC?

A ROA foi criada em 2017, liderada pelas marcas Patagonia, Dr. Bronner’s e The Rodale Institute. Todas essas organizações já trabalham com orgânicos há muito tempo, faz parte do seu DNA. São organizações que realmente questionam os pressupostos do “business as usual”. Elas queriam continuar a apoiar os produtos orgânicos, mas viram muitas oportunidades de realmente promover um sistema agrícola que fosse mais abrangente e holístico.

Leia também:

A ideia é que os compradores possam ter a certeza imediata de que tudo o que compram terá um impacto positivo em todos os níveis: ambiental, ético e social. E assim as fazendas e produtos ROC atendem aos mais altos padrões nesses três pilares. Isto é, saúde do solo, bem-estar animal e justiça social no trabalho. O ROC é uma organização sem fins lucrativos e que supervisiona o padrão. Trabalhamos com certificadores terceirizados e credenciados. Exigimos produtos orgânicos como base e trabalhamos a partir daí.

A palavra “R”, de regenerativo, parece que está sendo usada em demasia ultimamente. Por que?

Regenerativo se tornou uma palavra da moda. É um termo de marketing muito popular e tudo que seja um termo de marketing popular está sujeito à lavagem verde (greenwashing). Você vê algumas grandes corporações embarcando e querendo reivindicar regeneração e se tornarem regenerativas.

Regenerar é dar vida, trazer vida de volta. Regenerando o solo, regenerando uma comunidade. Não depreciar, não degenerar e afastar-nos de um sistema de agricultura que temos há 75 anos e que é incrivelmente explorador e extrativo. É uma entrada alta, uma saída alta, com alto risco à saúde das pessoas, dos rios, do solo e do ar.

Não se pode apenas encher os bolsos de grandes corporações que promovem esse sistema. Portanto, queremos olhar para a agricultura por meio das lentes de como os povos originários fizeram durante milhares de anos, antes de entrarmos nessa agricultura de base química dos últimos 100 anos. No final das contas, a principal força-motriz do extremo interesse de todos na regeneração são as mudanças climáticas.

Do que fala a ROC quando diz “saúde do solo”?

Estamos muito alinhados com os esforços regenerativos. Você vai manter o solo coberto, basicamente como uma armadura sobre o solo, manter raízes vivas sempre que possível, minimizar a perturbação do solo, afastando-se de lavouras e equipamentos pesados, trazendo biodiversidade sempre que possível ou aumentando a diversidade por meio do cultivo de forrageiras.

Temos exigências de rotação de culturas que vão além da lei federal para orgânicos (isso nos EUA), nos níveis bronze, prata e ouro, em um programa que promove a melhoria contínua. Também tentamos realmente encorajar a rotação de pastagem com os animais e trazê-los de volta para uma vida natural nas fazendas. Portanto, esses são alguns princípios fundamentais.(No Brasil, 95% do rebanho é totalmente criado a pasto, ao contrário dos EUA que utiliza confinamento de forma intensiva).

Quais são os padrões ideais de bem-estar animal?

Reconhecemos 14 diferentes programas de certificações globais, programas de bem-estar animal com padrões realmente elevados. Aprendemos muito com muitos agentes nesse setor. Analisamos os sistemas de pastagem que são certificados e aprovados para o bem-estar animal. Também elevamos os princípios básicos do bem-estar animal: livre de desconforto, medo, fome e dor. Eu diria que o mais importante é a liberdade de expressar o comportamento natural das espécies.

Se forem aves, elas gostam de forragear. Precisam de árvores para se proteger. Não querem ficar em campos abertos com predadores voando por cima. Ou seja, realmente entender as espécies e quais são suas tendências naturais. Também olhar para abrigos adequados e tempos de transporte limitados. Isso é realmente desafiador porque temos uma indústria de carne altamente consolidada e não uma infraestrutura realmente forte para processamento de animais.

A ROC também tem uma componente de trabalho humano e de responsabilidade social. O que isso significa e quais são algumas das oportunidades que ela oferece?

Esse pilar de justiça social é um dos aspectos mais desafiadores do programa. Existem muitas certificações diferentes disponíveis que verificam práticas trabalhistas justas. Fair Trade International, Fair Trade USA, Fair For Life, Small Producer Symbol e Natur. Tivemos algumas dificuldades reais na aplicação do pilar da justiça social, nos EUA em particular, porque alguns dos programas não eram tão difundidos ou não eram tão aplicáveis.

Por exemplo, na análise da segurança alimentar, as práticas ambientais e laborais. E é para compradores realmente grandes. Portanto, não é aplicável a uma fazenda mais diversificada que não esteja realmente vendendo para Costco ou TargetTGT, que são grandes redes de varejo.

Quando falamos de trabalhadores vulneráveis, obtemos cerca de 10% do envolvimento nos nossos canais sociais (como quando falamos sobre a saúde do solo). Precisamos realmente fazer um trabalho melhor, ajudando todos a compreender a situação dos trabalhadores.

OTHER NEWS

10 minutes ago

GameStop and AMC shares were halted 38 times on Tuesday. This expert has been arguing for decades that halts don’t work.

10 minutes ago

Trade union Uasa concerned about increase in unemployment rate

14 minutes ago

Treasurer Jim Chalmers's latest federal budget includes more than $80 billion of 'spending' not on the books

14 minutes ago

Emirates CEO gives workers a hefty bonus, saying they deserve every penny ‘of the 20-week profit share’

14 minutes ago

Larry Hogan has won statewide twice. But now everything is different.

14 minutes ago

Cowboys OC shows little concern over WR CeeDee Lamb's holdout

14 minutes ago

Watch Lauryn Hill & YG Marley Perform a Mother-Son Medley on ‘The Tonight Show'

14 minutes ago

Costco's New Pre-Made Italian Meals Make Dinner a Breeze

14 minutes ago

Proteus Xbox controller is an accessible gamepad made of modular cubes

14 minutes ago

Report: Commanders Opener Revealed, Daniels Debut Set

14 minutes ago

Viola Davis, Charlamagne Tha God, And More Among Investors In A Self-Help App Catering To The Black Community

15 minutes ago

Taylor Swift fans slam Kansas City Chiefs kicker for mentioning her in controversial graduation speech

16 minutes ago

Microsoft's carbon emissions have risen 30% since 2020 due to data center expansion

16 minutes ago

The X-Men '97 Finale's Big Rumored Twist Didn't Happen - But It Still Could

17 minutes ago

WBD International Chief Hints At Changes To Output Deal With Sky As Max Expands

17 minutes ago

Activist Artists Management Signs Chilean Actress Renata González Spralja

17 minutes ago

‘When The Light Breaks’ Review: Runar Runarsson’s Original And Specific Vision Of Grief – Cannes Film Festival

17 minutes ago

‘Furiosa’ Gets Nearly 8-Minute Standing Ovation After Its Cannes World Premiere

17 minutes ago

WNBA Pressured to Make Monumental Change After Caitlin Clark’s Indiana Fever Debut

18 minutes ago

Neil Young and Crazy Horse Whip Up a Rock n' Roll Storm During Rainy NYC Show

18 minutes ago

Bridgerton’s Nicola Coughlan is right – when it comes to scandal, women have a harder time

18 minutes ago

SunChips Recalled in Canada Due to Salmonella Contamination

18 minutes ago

Lok Sabha Elections | 'Alarming Surge in Anti-Pak Rhetoric During India's Elections': Pakistan

18 minutes ago

Transfers: Scotland scrum-half retires, Bath confirm England international’s departure, nine players leave Ulster

18 minutes ago

Southwest Monsoon to reach Kerala around May 31, predicts IMD

18 minutes ago

Browns Sign Ex-Steelers Wide Receiver

18 minutes ago

Lok Sabha Elections 2024 | Decoding The Election Blitz in Bhubaneshwar | BJP vs BJD | News18

18 minutes ago

So, Biden and Trump will have a presidential debate after all. Here's what you can expect

18 minutes ago

30% of world's power now comes from renewables, fossil fuels set to decline

19 minutes ago

Sonidos Del Summer: Brain Health Awareness

20 minutes ago

Man accused of kidnapping baby from park after killing mother had threatened to ‘start killing people and children’

21 minutes ago

‘Law & Order' actor Angie Harmon files suit after dog shot and killed by Instacart shopper

22 minutes ago

Video: The View's Whoopi Goldberg urges people to 'leave Kelly Clarkson alone' while defending controversial weight-loss drugs - as her cohost Joy Behar claims 'nobody wants to be fat'

22 minutes ago

Video: Heart-stopping moment nine-year-old girl and her terrified mom come face-to-face with mountain lion after it chased their pets toward house

23 minutes ago

Wild announce multiple front office moves

23 minutes ago

New at-home test for sleep condition linked to diabetes, stroke and heart disease

23 minutes ago

Montreal's international airport takes rival to court over name change

24 minutes ago

Samm-Art Williams dead: Producer & playwright known for roles in Home & Fresh Prince of Bel Air dies aged 78

24 minutes ago

Premier League clubs to vote on scrapping VAR next month

24 minutes ago

Piers Morgan refutes exploitation claims as he says he has ‘no qualms’ about Fiona Harvey interview