Disputa no STF por desoneração pode atrapalhar esforços do governo sobre Perse e antecipação de gastos

disputa no stf por desoneração pode atrapalhar esforços do governo sobre perse e antecipação de gastos

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversa com presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e presidente do STF, Luis Roberto Barroso, durante cerimônia, em Brasília 01/02/2024 REUTERS/Adriano Machado

Por Ricardo Brito e Lisandra Paraguassu e Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) – A decisão do governo de ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com ação para suspender a prorrogação da desoneração de 17 setores da economia e municípios deve prejudicar as negociações com o Congresso para as aprovações da reformulação do Perse e do projeto que permite a liberação antecipada de 15 bilhões de reais em gastos extras, disseram à Reuters fontes do Congresso e do próprio governo.

A avaliação das fontes é que o clima para o avanço dessas matérias azedou, principalmente no Senado, após a investida do governo no STF para barrar a desoneração — matéria que já tinha sido alvo de um veto presidencial, posteriormente derrubado em sessão do Congresso Nacional, e que depois o próprio governo enviou uma proposta de manutenção da medida, mas com uma reoneração escalonada.

“Haverá retaliação”, disse uma fonte do PT no Senado, mencionando que parlamentares devem aumentar o impacto fiscal do programa de benefícios fiscais ao setor de eventos, o Perse.

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao STF, o ministro Cristiano Zanin concedeu na semana passada liminar atendendo ao pedido do governo de suspender as desonerações, o que levou o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), forte entusiasta da desoneração, a anunciar no dia seguinte um recurso contra a decisão após falar em “erro” na investida judicial do governo.

Até o momento há cinco votos no STF para se manter a decisão de Zanin — um a menos para se formar maioria –, a despeito do pedido de vista do ministro Luiz Fux para avaliar o processo com mais tempo.

Uma fonte do Palácio do Planalto reconheceu que, ainda que o governo já tivesse aventado publicamente a possibilidade de ida ao STF, o momento para a apresentação do recurso ao Supremo não foi o melhor, logo após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregar em mãos a Pacheco a proposta de regulamentação da reforma tributária — a prioridade legislativa do governo no ano.

Três fontes do Senado disseram que o impasse sobre a desoneração deve trazer consequências para a aprovação do projeto que reformula a concessão de benefícios fiscais do Perse. Na semana passada, a Câmara aprovou a proposta do governo que estabelece um limite de 15 bilhões de reais para o montante de incentivos entre abril de 2024 e fevereiro de 2027.

Contudo, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), relatora do Perse no Senado, já adiantou que vai propor alterações que devem ampliar o impacto da proposta, como a correção pela inflação. O texto deve ser votado no Senado na terça e, se aprovado, terá de voltar à Câmara.

Outra proposta importante para o governo que pode enfrentar dificuldades é a que reformula e retoma a cobrança anual obrigatória de proprietários de veículos conhecida como DPVAT. Nesse texto, que também já passou pela Câmara, foi aprovado um artigo que altera o arcabouço fiscal para antecipar de maio para agora uma liberação de gasto extra de cerca de 15 bilhões de reais para este ano.

A fonte da Fazenda reconheceu a piora da situação para o governo no Senado, mas disse que o ministério ainda está avaliando o cenário para se ter uma melhor avaliação. A fonte disse que, no caso do DPVAT, não deve haver votação contra porque já há acordo para que parte dos 15 bilhões que serão abertos para gastos extras pelo projeto sejam convertidos em emendas parlamentares.

A intenção é casar essa abertura orçamentária com a derrubada do veto de Lula às emendas de comissão, no valor de 5,6 bilhões de reais.

Outra fonte no Senado aliada ao Palácio do Planalto disse que o governo teve sorte de esta semana os trabalhos legislativos estarem esvaziados em razão do feriado de quarta-feira, Dia do Trabalho. Se não fosse, acrescentou, o Executivo corria sério risco de ser derrotado em votações no Senado.

NEGOCIAÇÃO

Diante da iminente vitória no STF com a desoneração, o governo quer usar isso como trunfo e começar a costurar uma saída negociada para o caso, segundo a fonte palaciana. O próprio Lula pediu no final de semana para se buscar uma proposta que seja um meio termo para a desoneração.

Sem alterações, a desoneração dos 17 setores e prefeituras custará aos cofres públicos este ano 15,8 bilhões de reais, segundo dados da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Nesta segunda-feira, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, conversou com líderes governistas e ficou decidido que ele e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, devem se reunir com Pacheco na terça-feira para tentar começar uma negociação, disse a fonte.

A fonte considera que a busca de um acordo em torno da desoneração dos prefeitos será mais fácil. Segundo ela, há um grupo de trabalho debatendo com entidades para apresentar uma proposta aos prefeitos até o dia 20 de maio, na tradicional Marcha dos Prefeitos, e que as tratativas estão bem encaminhadas.

A dificuldade está em buscar um acerto com os 17 setores, que tem feito muita pressão, inclusive com representantes ligando para senadores.

Os dois ministros pretendem distensionar a relação com Pacheco, embora não tenham certeza do sucesso da empreitada, disse a fonte. Lula também deve se reunir com Pacheco esta semana para tratar do assunto.

OTHER NEWS

13 minutes ago

Ben Affleck and Jennifer Lopez spark split speculation after they've not been seen together for 47 days

14 minutes ago

Neuralink's first brain implant patient feared device would have to be removed

16 minutes ago

PGA Championship delays Play of Round 2 after Scottie Scheffler detained by police

18 minutes ago

5 Amazing War Planes At The Largest Aircraft Boneyard In The World

18 minutes ago

IEA warns of key energy mineral shortage risk

18 minutes ago

First trailer for Halle Berry's new horror movie looks like A Quiet Place meets The Village

18 minutes ago

Brisbane Mayor announces plans to scrap carparking requirements for new high rise apartments

18 minutes ago

'Clueless' Man Utd slammed for handing Marc Skinner new contract with Sir Jim Ratcliffe told he 'hates' club's supporters

18 minutes ago

Map shows all the places new train to London could stop

18 minutes ago

World's top golfer Scottie Scheffler arrested for assaulting officer at PGA championship event

18 minutes ago

Global outage hits iPhone users last night

18 minutes ago

Cohen The Dog 'Fixer'... Stormy The XXX-damsel in distress... and the Columbo moment that exposed the sham: KENNEDY's hilariously wicked verdict on Trump's trial - and who she insists are the REAL crooks in this case

18 minutes ago

Pep Guardiola admits he fears more final day drama as Man City prepare to host West Ham - with Arsenal breathing down their neck in Premier League title race

18 minutes ago

Scottie Scheffler's mugshot released as chaos mars start of PGA Championship 2024 second round... follow along for updates

18 minutes ago

Mike and Zara Tindall match in bright pink golfing outfits as they host charity event

18 minutes ago

I deliberately let a two-metre long tapeworm live in my gut for two months, writes DR MICHAEL MOSLEY. Here's what it felt like...

18 minutes ago

I deliberately let a two-metre long tapeworm live in my gut for two months, writes DR MICHAEL MOSLEY. Here's what it felt like...

21 minutes ago

China develops revolutionary electric car battery that can charge in 10 minutes

21 minutes ago

Ukraine appears to have launched its biggest drone attack ever, with reports of explosions at two major Russian ports

21 minutes ago

Former coal-fired power plant site now home to incredible new energy storage system: 'The infrastructure to connect the battery system to the grid at scale already exists'

21 minutes ago

Steve Barker: No reason Stellenbosch FC can’t beat Mamelodi Sundowns on home turf

21 minutes ago

Pep Guardiola predicts what will happen to Man City against West Ham in Premier League title decider

21 minutes ago

ECI releases final data of 4th phase, over 69 pc turnout recorded

21 minutes ago

Everything we know about Marvel’s “Fantastic Four ”movie

21 minutes ago

Elon Musk's X Changes Its Domain Name

21 minutes ago

Florida's New Law Axes Climate Focus, Backs Gas and Nuclear

24 minutes ago

Eddie Izzard interview: ‘I won’t play a straight female role – it would be taking from others’

24 minutes ago

SA gets $65m in Future Made in Australia funding for Northern Water Supply Project

24 minutes ago

Michelle Bridges shows off her rock hard abs as she attends Australian Fashion Week alongside Khanh Ong and MAFS star Selina Chhaur

24 minutes ago

Donald Trump to cheer on son Barron, 18, at his high school graduation in Florida as speculation swirls about which college teenager will go to

24 minutes ago

Beijing Blames US for Ukrainian Crisis Escalation

26 minutes ago

Scottie Scheffler arrested, detained by Louisville police at PGA Championship

26 minutes ago

First aid trucks arrive via Gaza pier, US says

26 minutes ago

That's a lot of dough! Great British Bake Off star Paul Hollywood and his wife have plunged £80,000 into trying to save her family's pub but want to turn it into a house after trade collapsed

26 minutes ago

Business Report: More ServiceOntario locations could be moved

26 minutes ago

‘There’s nothing you can do. He’s going to jail’ – Scottie Scheffler in handcuffs as unrelated accident leads to Valhalla chaos

26 minutes ago

Brighton’s Katie Robinson: ‘I want to be playing with and against the best’

26 minutes ago

‘Very small chance’ – Ten Hag rules star out of Wembley showdown but 3 could return

26 minutes ago

Social grants will not win over voters in the elections, study shows

26 minutes ago

Stocks making the biggest moves premarket: GameStop, Reddit, Take-Two Interactive Software and more