Nigéria: decorre este Sábado em Abuja uma Cimeira Extraordinária da CEDEAO

nigéria: decorre este sábado em abuja uma cimeira extraordinária da cedeao

Nigéria: decorre este Sábado em Abuja uma Cimeira Extraordinária da CEDEAO

Decorre neste momento a cimeira de chefes de Estado e de governo da CEDEAO, Comunidade económica dos Estados da Africa ocidental. Presente está também o presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló. Em cima da mesa estarão, sobretudo, a saída da organização de três Estados golpistas, o Níger, Mali e Burkina Faso como começa por realçar Belarmino Silva, embaixador e representante permanente de Cabo Verde junto da organização que participa neste evento em Abuja.

Os chefes de Estado e de governo de onze países membros não suspensos da Comunidade Económica dos Estados da África do Oeste (CEDEAO), reúnem-se este sábado numa nova cimeira extraordinária em Abuja, capital nigeriana.

Com vários membros ausentes, a CEDEAO tem de tomar uma decisão sobre uma série de temas quentes.

Nessa cimeira de sábado 24 de Fevereiro, os dirigentes terão em cima da mesa um programa denso, sendo algumas das principais questões:

  • Se se mantêem as sanções contra o Níger, na sequência do golpe de Estado de Julho de 2023 e, do sequestro do Presidente Bazoum
  • Se a situação do Senegal será ou não abordada (pese embora o facto da ordem do dia ter sido deliberadamente mantida vaga a esse respeito, para evitar ferir susceptibilidades junto da delegação senegalesa)

Se por um lado se registam as ausências do Burkina Faso, da Guiné Conacri, do Mali e do Níger, por outro, parte das incertezas quanto ao futuro da CEDEAO irão provavelmente ser respondidas no comunicado final resultante dessa cimeira extraordinária de 24/02/2024.

O embaixador Belarmino Silva, representante permanente de Cabo Verde junto da CEDEAO, que está a participar neste evento em Abuja, disse o seguinte, aos microfones da RFI:

“Temos isso na agenda, que é a situação politica de paz e segurança na Africa Ocidental, as eleições no Senegal, a situação nos outros paises também em golpe de estado, como a Guiné. Em relação a esses países, de facto, esperemos nós que os chefes de Estado consigam encontrar uma saída para essa situação. O tratado prevê 1 ano e, esses países querem a retirada imediata. Portanto, isso cria uma situação única, jamais vista na CEDEAO, temos o caso da Mauritânia mas não foi dessa forma.”

Interrogado também sobre a questão do estatuto do presidente destituído do Níger, o embaixador de Cabo Verde junto da CEDEAO respondeu:

“Sim, o estatuto do Presidente Bazoum, que até agora continua retido, a Junta Militar não cedeu à pressão da CEDEAO. Vai-se discutir certamente a situação dele, para ver se é libertado e se a Junta negoceia com a CEDEAO para ultrapassar esta questão, inclusive das sanções, porque o que a Junta quer é precisamente pressionar a CEDEAO para levantar as sanções impostas, que estão em conformidade com as leis da CEDEAO.

A RFI quis igualmente obter do embaixador um parecer sobre as questões das eleições no Senegal e na Guiné-Bissau:, no contexto desta cimeiura extraordinária da CEDEAO:

“A situação da Guiné-Bissau é também preocupante porque o Parlamento está dissolvido, sabemos que o Presidente está a prever eleições dentro de alguns meses, mas é uma situação  também que preocupa muito a CEDEAO. O Presidente estará cá e certamente trará informações novas ou adicionais em relação à situação no país”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World