Quem é a ativista de direitos humanos detida pelo governo da Venezuela sob acusação de conspiração contra Maduro

quem é a ativista de direitos humanos detida pelo governo da venezuela sob acusação de conspiração contra maduro

Rocío San Miguel (aqui em foto de arquivo de 2006) foi presa na sexta-feira

A ativista de direitos humanos Rocío San Miguel, de 57 anos, foi detida por autoridades venezuelanas, confirmou o governo local.

Conhecida por ser uma crítica ferranha do governo Nicolás Maduro, Rocío foi detida na sexta-feira (9/2) e levada a um local não revelado.

Além disso, a Anistia Internacional informou nesta segunda-feira (12/2) que cinco familiares dela também foram detidos. Não foram revelados detalhes sobre as detenções deles, se foram levados juntos com ela ou posteriormente.

“A Anistia Internacional confirma a detenção arbitrária da defensora dos direitos humanos Rocío San Miguel e de seus familiares”, divulgou o perfil da Anistia no X (antigo Twitter).

A entidade pediu “a liberdade imediata e incondicional” da ativista e seus familiares.

Também foram detidos, conforme a Anistia, a filha de Rocío, Miranda Díaz San Miguel, os irmãos dela, Miguel Ángel San Miguel Sosa e Alberto San Miguel Quigosos, o pai dela, Víctor Díaz Paruta, e o ex-marido da ativista, Alejandro González Canales.

“Exigimos respeito pela integridade física e psicológica de Rocío San Miguel e sua família, seu acesso a advogados, respeito pelo seu direito à defesa e proteção contra maus tratos e tortura”, divulgou a Anistia.

No domingo (11/2), o procurador-geral venezuelano Tarek William Saab, que é aliado de Maduro, confirmou a prisão da ativista e a acusou de participar de uma suposta conspiração para atentar contra a vida do presidente venezuelano.

No X (antigo Twitter), Saab escreveu que um mandado de prisão foi expedido contra Rocío por ela estar supostamente envolvida em “uma conspiração e tentativa de magnicídio conhecida como ‘Pulseira Branca'”.

Ele disse que o objetivo dessa “conspiração” era matar Maduro e outros altos funcionários do governo, além e atacar várias unidades militares na cidade de San Cristóbal.

O governo não deu muitos detalhes sobre essa suposta conspiração.

O advogado Juan González Taguaruco, que defende Rocío, disse à agência AFP que a procuradoria “não nos diz que órgão policial a prendeu, sob ordem de que tribunal ela está nem que promotor conduz a investigação”.

“Também não sabemos o local de detenção. Visitamos alguns centros de reclusão e em nenhum nos dão uma resposta positiva. Podemos definir que esta situação corresponde a um caso de desaparecimento forçado”, afirmou o advogado.

Em nota, a ONG venezuelana Provea (Programa Venezuelano de Educação Ação em Direitos Humanos) informou que Rocío é beneficiária de medidas de proteção que foram aprovadas pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos em janeiro de 2012, devido aos constantes ataques que sofre por realizar seu trabalho como defensora dos direitos humanos na Venezuela.

A Provea mencionou que não se sabe o estado de saúde da ativista desde que ela foi detida.

“O desaparecimento forçado constitui uma violação múltipla dos Direitos Humanos, que coloca as vítimas numa situação de indefesa e sujeita as suas famílias a longos períodos de incerteza, o que por si só significa uma situação de tratamento cruel, desumano e degradante”, diz trecho de um comunicado da ONG.

Ainda no texto, a Provea diz que durante o governo de Maduro nos últimos anos aumentaram os casos de pessoas “detidas arbitrariamente e posteriormente submetidas a longos períodos de incomunicação em que familiares, advogados e organizações de direitos humanos desconhecem o paradeiro, ou condições de confinamento e respeito pela vida e integridade das pessoas detidas.”

Os defensores de direitos humanos na Venezuela

quem é a ativista de direitos humanos detida pelo governo da venezuela sob acusação de conspiração contra maduro

Governo de Maduro sofre constantes acusações de violação contra os direitos humanos

Rocío é especialista em questões de defesa e lidera a ONG Controle Cidadão, que defende a supervisão civil das forças armadas da Venezuela.

Os ativistas de direitos humanos locais começaram a relatar o desaparecimento dela na última sexta-feira, quando Rocío foi detida por agentes de inteligência no aeroporto internacional Simón Bolívar, perto da capital, Caracas.

A defesa dela disse que não foi informada sobre o local em que a ativista está detida ou que acusação pesa contra ela para que fosse presa.

A prisão de Rocío ocorre poucas semanas depois de 36 críticos do governo terem sido detidos.

Eles também foram acusados ​​de ter ligações com supostas conspirações para matar o presidente Maduro.

A onda de detenções ocorre no momento em que o governo se prepara para anunciar a data das eleições presidenciais, que deverão ocorrer ainda neste ano.

O governo concordou, em conversações realizadas em Barbados com representantes da oposição, em criar condições para que as eleições sejam realizadas de forma livre e justa.

Mas grupos de defesa dos direitos humanos dizem que, em vez de progressos, houve retrocessos desde o acordo.

Um dos principais problemas é uma proibição que impede que a principal candidata da oposição, María Corina Machado, possa concorrer ao cargo, decisão que foi mantida pelo Supremo Tribunal.

Membros do seu partido Vente Venezuela estão entre aqueles que foram acusados ​​de fazer parte da suposta conspiração contra Maduro.

Machado denunciou as detenções como parte de uma campanha destinada a intimidá-la e suprimir qualquer oposição a Maduro, que está no poder desde 2013.

*Com informações de Vanessa Buschschlüter, da BBC News

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World