Mistério desfeito! Bugatti divulga o sucessor do icónico W16

Oficializada que foi a despedida do icónico W16 que há muito servia a Bugatti, no ar ficou, então, apenas a promessa de um sucessor, talvez mais pequeno, mas igualmente emocionante. Sendo que, a identidade desse novo bloco a combustão, foi agora oficialmente desvendada: ao W16, sucederá um não menos gigante V16!

O anúncio da decisão agora conhecida foi feito através de um vídeo divulgado esta quinta-feira, no qual a Bugatti agenda a chegada do seu mais recente hiperdesportivo, já para junho de 2024.

Juntamente com o modelo, chegará também um novo motor, sucessor directo do icónico W16, mas com um formato totalmente distinto deste último – nada mais, nada menos, que um 16 cilindros em V!

Embora sem dar muito mais detalhes sobre o tema, as informações já conhecidas revelam que, o novo veículo de sonho da Buggati, recuperará uma configuração de motor que já não era utilizada há décadas em veículos da marca francesa. Sendo que, o último a recorrer a um tal motor, foi o ultra-raro Cizeta-Moroder V16T de 1991!

mistério desfeito! bugatti divulga o sucessor do icónico w16

O Cizeta-Moroder V16T de 1991. Foto: RM Sotheby’s

Por outro lado e apesar de só agora anunciado, o vídeo que aqui reproduzimos mostra que este trabalho de recuperação já decorre há muito em Molsheim, permitindo que, neste momento, já seja possível ouvir a sonoridade entusiasmaste do bloco.

De resto, o futuro V16 será também o primeiro motor da marca a beneficiar de uma componente elétrica, tornando-o um híbrido (se simples, se plug-in, é algo que teremos ainda de esperar para saber), embora com o fabricante a garantir, desde já, será “incomparável em todos os detalhes, uma pura personificação do ADN da Bugatti, criado não apenas para o presente, ou até mesmo para o futuro – mas, sim, ‘pour l’éternité’”. Ou seja, para a eternidade.

LEIA TAMBÉM

Pára tudo! Bugatti confirma que um novo bólide chegará em meados de 2024

Recorde-se que as expectativas entretanto criadas e que se baseavam nas declarações já feitas por alguns responsáveis da marca, eram de que a Bugatti pudesse vir a deixar o W16, para adoptar um propulsor híbrido, mas baseado num motor a combustão de dimensões mais pequenas. Algo que, sabe-se agora, não se concretizou, com o fabricante a preferir manter-se fiel a uma linhagem de motores de 16 cilindros, ainda que com uma configuração distinta.

Quanto ao carro, o até há bem pouco responsável pelo design da Bugatti, Achim Anscheidt, que foi também um dos responsáveis pela estética, chegou a afirmar à Autocar que o modelo lançaria a marca numa nova era de veículos. Opinião que seria subscrita pelo seu sucessor no cargo, Frank Heyl, o qual garantiu já publicamente que o novo hiperdesportivo será “ainda mais incrível” do que o Chiron.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World