Comprar casa depois dos 50 anos? Novo Banco tem oferta de crédito

Os portugueses tendem a comprar casa mais tarde, seja pela dificuldade de poupar ou até de se emancipar. Por outro lado, a vida também vai colocando desafios pelo caminho, como separações ou divórcios, que muitas vezes nos obrigam a começar de novo. Seja por um motivo ou por outro, a verdade é que há quem queira comprar casa depois dos 50 anos com recursos a financiamento bancário. Mas será que há ofertas no mercado? Sim, por exemplo, o Novo Banco tem ofertas de crédito habitação específicas para maiores de 50 anos e com spreads a partir de 0,9%. Descobre tudo na rubrica do crédito habitação do mês de fevereiro.

Os jovens portugueses estão a sair tarde de casa dos pais, porque têm empregos instáveis e salários baixos, o que dificulta a poupança para dar entrada de uma casa. E os dados do relatório anual do idealista/créditohabitação revelam precisamente que houve menos jovens entre os 25 e 35 anos a avançar com empréstimos da casa em 2023 do que no ano anterior. Em contrapartida, aumentaram os agregados com idades entre os 35 e os 45 anos que contrataram créditos habitação (de 34% em 2022 para 45% em 2023).

Só 3,8% dos agregados que contrataram crédito habitação em 2023 tinham entre 55 e 65 anos (menos do que os quase 7% registados no ano anterior). Mas a verdade é que existem no mercado ofertas de empréstimos a habitação especiais para quem quer comprar casa depois dos 50 anos.

comprar casa depois dos 50 anos? novo banco tem oferta de crédito

Crédito da casa para maiores de 55 anos

Foto de Darina Belonogova no Pexels

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal.

Crédito habitação para maiores de 50 anos no Novo Banco – como funciona?

A pensar em quem quer refazer a vida e comprar casa depois dos 50 anos, o Novo Banco criou uma oferta de crédito habitação com diferentes condições. Desde logo, é possível alargar o empréstimo da casa até aos 80 anos de idade do titular mais velho, aumentando o prazo máximo de pagamento para os 30 anos. E também há a possibilidade de isenção da obrigatoriedade do seguro de vida a partir dos 65 anos.

Esta oferta de crédito habitação para maiores de 50 anos do Novo Banco tem financiamento de até 90% do valor da avaliação ou 75% do valor de escritura (o menor dos dois), para o caso da aquisição de habitação própria permanente. E esta oferta de empréstimo habitação para titulares com mais de 50 anos apresenta um spread desde 0,9% e TAEG desde 5,9% (com vendas associadas facultativas).

comprar casa depois dos 50 anos? novo banco tem oferta de crédito

Crédito habitação em Portugal

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

BdP apertou prazos dos créditos habitação consoante idades há quase um ano

Importa recordar que o Banco de Portugal (BdP) decidiu limitar os prazos máximos de pagamento dos empréstimos da casa consoante a idade dos titulares em abril de 2022, de forma a reduzir riscos e a convergir a maturidade média dos novos contratos de crédito habitação para 30 anos.

Assim, foi recomendado pelo regulador português que os titulares com idades superiores a 35 anos passassem a ter uma maturidade máxima dos créditos habitação de 35 anos (isto é, menos 5 anos para pagar o crédito do que antes). Mas para os mutuários com 40 ou mais anos esta medida não foi sentida da mesma forma, já que a maioria dos bancos em Portugal só financia créditos habitação até aos 75 anos de idade.

Esta oferta de crédito habitação para maiores de 50 anos constitui, assim, uma exceção à regra, já que o limite de idade pode chegar aos 80 anos, sendo que geralmente é de 75 anos por recomendação do Banco de Portugal (BdP).

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World