Descubra 10 livros para aprender mais sobre finanças e investimentos

descubra 10 livros para aprender mais sobre finanças e investimentos

Livros sobre finanças costumam citar os ensinamentos de grandes investidores, como o CEO da Berkshire Hathaway, Warren Buffett

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro. O universo das finanças e investimentos pode ser complexo, mas há uma variedade de obras que procuram torná-lo acessível tanto para investidores em potencial quanto para especialistas em busca de novas estratégias.

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Os princípios fundamentais encontrados nas obras mais populares sobre esse tema costumam se repetir. Entre eles, a paciência é destacada como uma virtude crucial a ser cultivada, pois comportamentos impulsivos podem resultar em ganhos de curto prazo, mas prejuízos no longo prazo.

Tendo em vista aqueles que buscam aprender mais sobre finanças e investimentos, a Forbes selecionou nove livros que valem a leitura.

descubra 10 livros para aprender mais sobre finanças e investimentos

Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter (ed. Alta Books) O mundo mudou, e uma boa formação acadêmica não é garantia de sucesso financeiro no futuro. Em algum momento da vida, precisamos escolher: vamos trabalhar para o dinheiro, ou deixar que o dinheiro trabalhe para nós? Assim, “Pai Rico, Pai Pobre” narra a história de Robert Kiyosaki, que ao longo de sua vida recebeu conselhos de seu pai – o pai pobre -, e o pai de seu amigo Mike – o pai rico. Enquanto um deles recomendava que Robert estudasse arduamente para conseguir trabalhar em uma boa empresa, o outro recomendava que ele estudasse para comprar uma boa empresa. O objetivo do livro, nesse sentido, é despertar a inteligência financeira do leitor e mostrar como o planejamento e a boa administração do dinheiro podem trazer satisfação pessoal.

descubra 10 livros para aprender mais sobre finanças e investimentos

Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker (ed. Sextante) “Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros. É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo.” Eker passou por diversos altos e baixos em sua vida antes de se tornar milionário em apenas dois anos e meio. Assim, ele conhece bem de que maneira uma mudança de mentalidade pode ser a chave para o início do sucesso financeiro. Em “Segredos da Mente Milionária”, o autor demonstra como uma mentalidade destrutiva, que muitos de nós nem percebemos que temos, pode ser substituída por modos de agir e pensar típicos de pessoas ricas, e que podem ser adaptados à vida de qualquer um. Mais uma vez, é repetida a importância de fazer com que o dinheiro trabalhe para você, da mesma forma que você trabalha para ele.

descubra 10 livros para aprender mais sobre finanças e investimentos

O Investidor Inteligente – Benjamin Graham (Ed. HarperCollins) Para atuar sabiamente na Bolsa de Valores, é preciso priorizar o valor intrínseco das ações e comprar ativos com preço abaixo dessa quantia. Essa é a lição fundamental do value investing, amplamente utilizada pelo magnata Warren Buffett, e reforçada aqui por Benjamin Graham, o próprio pai dessa estratégia. As flutuações do mercado podem confundir o investidor e fazê-lo transitar entre o otimismo exagerado e o pessimismo paralisador. Por isso, é preciso conhecer o histórico e os indicadores econômicos de uma empresa para avaliar o seu real potencial de valorização e, assim, segurar as suas ações mesmo quando a maré estiver agitada.

descubra 10 livros para aprender mais sobre finanças e investimentos

O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason (Ed. HarperCollins) Os antigos babilônios revolucionaram o mundo com as suas observações astronômicas e, hoje, eles nos ensinam a administrar melhor o dinheiro. As premissas são universais e não trazem grandes revelações, mas estão inseridas em forma de fábulas, o que difere o livro, publicado em 1926, de outras publicações atuais sobre o tema. Não desperdiçar recursos mesmo em tempos de fartura, sempre buscar novas informações e conhecimento, manter a pontualidade no pagamento de dívidas, assegurar uma renda para o futuro, e investir nas próprias aptidões são algumas das lições trazidas por Clason – e que provavelmente permanecerão relevantes por um bom tempo.

descubra 10 livros para aprender mais sobre finanças e investimentos

A psicologia financeira – Morgan Housel (Ed. HarperCollins) A forma com que lidamos com o dinheiro – através de investimentos, decisões de negócios e planos pessoais – costuma ser explicada apenas de acordo com o campo da matemática. Porém, argumenta Housel, não podemos ignorar o papel que a psicologia exerce em tudo isso. Muitas decisões financeiras importantes são tomadas de acordo com sentimentos. Não perante planilhas ou calculadoras, mas em jantares com a família ou reuniões com os colegas. Em “A psicologia do dinheiro”, o autor argumenta que essa dimensão subjetiva não é necessariamente negativa. Muitas vezes, ser razoável é mais importante do que ser racional, e cultivar o comportamento correto perante o dinheiro pode ser mais efetivo, a longo prazo, do que apenas ter conhecimento matemático.

descubra 10 livros para aprender mais sobre finanças e investimentos

O jeito Warren Buffett de investir: Os segredos do maior investidor do mundo – Robert Hagstrom (ed. Benvirá) Warren Buffett não é apenas o investidor mais famoso de todos, como uma das pessoas mais ricas do mundo. Com patrimônio estimado em US$ 138,6 bilhões, ele ocupa a sexta posição no ranking global de bilionários da Forbes. Seus ensinamentos sobre investimentos são profundamente difundidos no mercado financeiro, e muitos de seus conselhos são tomados como axiomas. Para facilitar o trabalho do investidor que quer navegar por sua sabedoria, Hagstrom descreveu as principais estratégias que definem o jeito de Buffett de investir. A partir de décadas de estudo sobre as suas cartas, entrevistas e aquisições, o autor elencou, por exemplo, 12 princípios básicos que orientam a compra de ações do bilionário. Não é de se surpreender que boa parte deles refere-se à importância da paciência e de conhecer intimamente uma empresa antes de adquirir ações. Segundo o investidor, a mentalidade ao comprar papéis de uma empresa não deve ser muito diferente do que a de adquirir a empresa inteira. Warren Buffett não é apenas o investidor mais famoso de todos, como uma das pessoas mais ricas do mundo. Com patrimônio estimado em US$ 105,2 bilhões, ele ocupa a nona posição no ranking global de bilionários da Forbes. Seus ensinamentos sobre investimentos são profundamente difundidos no mercado financeiro, e muitos de seus conselhos são tomados como axiomas. Para facilitar o trabalho do investidor que quer navegar por sua sabedoria, Hagstrom descreveu as principais estratégias que definem o jeito de Buffett de investir. A partir de décadas de estudo sobre as suas cartas, entrevistas e aquisições, o autor elencou, por exemplo, 12 princípios básicos que orientam a compra de ações do bilionário. Não é de se surpreender que boa parte deles refere-se à importância da paciência e de conhecer intimamente uma empresa antes de adquirir ações. Segundo o investidor, a mentalidade ao comprar papéis de uma empresa não deve ser muito diferente do que a de adquirir a empresa inteira.

descubra 10 livros para aprender mais sobre finanças e investimentos

Os Ensaios de Warren Buffett – Warren Buffett (ed. Disal) Nas palavras do próprio Warren Buffett, a análise fundamentalista ainda deve guiar as práticas de investimentos por um bom tempo. Porém, em vez de falar apenas sobre o mercado acionário, em “Os Ensaios de Warren Buffett”, o autor também busca descrever as suas visões sobre outros temas, como governança corporativa, fusões e aquisições, contabilidade e tributação. O livro é uma compilação dos relatórios anuais da Berkshire Hathaway escritos por Buffett, e organizados em temáticas por Lawrence Cunningham. Suas cartas introdutórias são caracterizadas por uma linguagem simples e humor inteligente, com intensa capacidade de cativar o leitor, ao contrário do que pode parecer a um primeiro contato.

descubra 10 livros para aprender mais sobre finanças e investimentos

Ações comuns, lucros extraordinários – Philip Fisher (ed.Benvirá) Philip Fisher foi um dos mais influentes investidores no mundo e, neste livro, ele busca relatar alguns dos princípios básicos que definem seu método de escolher e aplicar em ações. Mais uma vez, a análise fundamentalista é ressaltada, bem como a importância de conhecer profundamente uma empresa antes de qualquer decisão. A obra foi lançada na década de 1950 e, embora algumas das empresas citadas no livro não existam mais e algumas práticas de pesquisar o potencial de uma empresa, como entrevistar pessoalmente os seus gerentes, não sejam mais comuns, os seus ensinamentos permanecem relevantes.

descubra 10 livros para aprender mais sobre finanças e investimentos

O poder de pensar fora da caixa: As lições de 8 executivos que superaram problemas aparentemente insolúveis – William N. Thorndike Jr. (Ed. HarperCollins) Com uma abordagem mais moderna e inovadora, Thorndike busca explicar de que maneira o pensamento disruptivo e “fora da caixinha” pode impulsionar o sucesso de uma pessoa. O autor explora oito casos de executivos que se depararam com problemas aparentemente insolúveis. A conclusão é que, para atingir resultados fora da curva, os líderes precisam apostar em estratégias diferentes daquelas adotadas por outras empresas no mesmo setor. Embora o foco não esteja na compra e venda de ações, o autor também aborda, por exemplo, como a decisão de alguns desses executivos de adquirir ações das empresas onde trabalhavam se mostrou vantajosa a longo prazo.

descubra 10 livros para aprender mais sobre finanças e investimentos

Trader ou Investidor – Bruno Giovannetti e Fernando Chague Nos últimos cinco anos, o número de brasileiros operando na Bolsa de Valores teve um crescimento espantoso. Passaram de 500 mil em 2017 para mais de 5 milhões em 2023. Infelizmente, porém, a maioria das pessoas, em vez de lucrar, acaba perdendo o que investiu ou ficando praticamente no zero a zero. Na Bolsa de Valores, operações de compra e venda de ações realizadas por pessoas físicas costumam apresentar desempenho pior do que se tivessem sido feitas de modo aleatório. Os economistas Bruno Giovannetti e Fernando Chague desenvolveram um trabalho pioneiro sobre a natureza dos equívocos que as pessoas físicas cometem ao começar a investir. No resultado dessa pesquisa, há gráficos e exemplos como os investidores, iniciantes ou experientes, podem aumentar a chance de sucesso.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World