Pegadas de dinossauros e pinturas de 145 milhões de anos são encontradas na Paraíba

pegadas de dinossauros e pinturas de 145 milhões de anos são encontradas na paraíba

Pegadas de dinossauros e pinturas de 145 milhões de anos são encontradas na Paraíba

Um achado recente levou o Brasil para uma das maiores revistas científicas do mundo! Pesquisadores encontraram pegadas de dinossauros e pinturas de arte rupestre em um sítio arqueológico na cidade de Sousa, na Paraíba.

A descoberta aconteceu no Sítio Serrote do Letreiro e entrou para os destaques da Revista Nature. As pegadas fossilizadas são de dinossauros teríopodes, saurópodes e iguanodontianos, que datam entre 145 a 100,5 milhões anos atrás.

Já as pinturas, foram encontradas diretamente na superfície da rocha. As imagens datam do período pré-colonial no país. Elas não foram totalmente identificadas e se assemelham a serpentes e estrelas.

Ligação entre arte e pegadas

A região já é conhecida por achados arqueológicos, mas o novo estudo tem um diferencial.

Segundo os pesquisadores, que publicaram os resultados na revista Nature, as pinturas foram criadas ao redor da pegada e de maneira proposital.

Rastros de dinossauros e arte rupestre já foram encontrados em associação antes, mas dessa vez, os dois exibem uma relação muito estreita, segundo os pesquisadores.

“É inquestionável que os gravadores reconheceram as pegadas e executaram intencionalmente os petróglifos ao seu redor, estabelecendo uma ligação simbólica entre a expressão gráfica humana e o registro fósssil”, disseram no artigo.

22 símbolos

A equipe pesquisou o local e identificou três grandes partes do terreno com os símbolos.

Na primeira região, foram encontrados mais de 22 símbolos, tendo a maior concentração de pegadas de terópodes.

Já no segundo, apenas dois petróglifos, enquanto no último, foram identificadas 30 esculturas, bem como marcas bicadas e rastros deixados por grandes dinossauros.

Símbolos não identificados

Em grande maioria, os símbolos encontrados são circulares, com linhas radiais.

O significado não é óbvio, mas os pesquisadores interpretam como formas geométricas e apresentam uma semelhança bem grande com gravuras rupestres encontradas em outros locais da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Alguns lembram estrelas e serpentes.

Cuidado com as pegadas

O artigo ainda explica que a variação de estilo sugere que vários indivíduos estão por trás dos desenhos.

Mas não há identificação de quem eles são. Uma coisa é fato, segundo o estudo, essas pessoas tiveram muito cuidado ao esculpir ao lado das pegadas dos dinossauros.

“Em nenhum dos casos foi constatado que a criação de um petróglifo resultou em danos às pegadas existentes, sugerindo consideração por parte dos fabricantes”.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World