Cobra pré-histórica gigante: o que cientistas descobriram a partir do fóssil de vértebras?

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Uma pesquisa do Instituto de Indiano de Tecnologia Roorkee analisou 27 vértebras que uma vez pertenceram a uma das maiores cobras extintas do mundo. A espécie Vazuki indicus media entre 10 e 15 metros e habitou a Terra cerca de 47 milhões de anos atrás.

De acordo com o artigo publicado na revista Nature na quinta-feira, 18, as vértebras foram de forma parcial a coluna vertebral da cobra. Elas foram encontradas em boas condições em uma mina de carvão no estado indiano de Gujarat.

O tamanho das vértebras é o segundo maior já encontrado, perdendo apenas para a cobra Boinae Titanoboa, que viveu durante o paleoceno (há 66 milhões e 56 milhões de anos). O nome do animal ancestral veio da serpente mística hindu, chamada Vasuki, que fica ao redor do pescoço de Shiva, um dos deuses hinduísta.

cobra pré-histórica gigante: o que cientistas descobriram a partir do fóssil de vértebras?

As vértebras da “Vasuki indicus” são as segundas maiores encontradas em cobras Foto: Nature/Reprodução

As Vazuki indicus representam uma linhagem consideradas relíquias. Essas cobras fazem parte de um grande grupo já extinto mas que viveram durante 100 milhões de anos, chamado de Madtsoiidae. O grupo apresenta formatos e tamanhos diferentes, mas inclui algumas das maiores cobras terrestres.

Esses animais surgiram quando as áreas continentais ainda formavam um supercontinente, chamado Godwana. Fósseis encontrados dos Madtsoiidae mostram que o grupo chegou até mesmo a América do Sul e também esteve na África e na Espanha.

Surgida na Índia, a Vazuki indicus viveu durante uma quente época geológica, que tinha uma temperatura média de 28ºC. Os trópicos eram entre 0,7ºC e 2,1ºC mais quentes do que hoje. Isso favorecia a sobrevivência de animais gigantes.

Leia também:

    Há cerca de 50 milhões de anos, as Vazuki indicus se espalharam por outras regiões, chegando até o norte da África. O estudo sugere que elas tinham um hábito terrestre semiaquático, habitando pântanos.

    As vértebras encontradas pelos pesquisadores sugerem que o animal devia se movimentar devagar e de forma retilínea. A Vazuki indicus não parece ter sido um grande explorador por alimentos. Em vez disso, é mais provável que emboscasse suas presas e as subjugasse aos apertá-las com força, assim como as anacondas modernas fazem.

    Leia o estudo completo na revista Nature.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World