Jornalistas têm acesso raro a submarino nuclear francês da classe Rubis

jornalistas têm acesso raro a submarino nuclear francês da classe rubis

Um tripulante caminha ao longo do topo de um dos submarinos franceses da classe Rubis

Os jornalistas tiveram um raro acesso a um dos submarinos nucleares franceses da classe Rubis, enquanto este estava a ser preparado para o mar nos estaleiros navais de Toulon.

A frota de submarinos nucleares da marinha francesa está geralmente envolta em secretismo.

Este é um dos três submarinos de ataque da classe Rubi da marinha francesa e transporta uma tripulação de 70 pessoas.

É alimentado por um reator nuclear, pelo que pode patrulhar o oceano durante meses sem reabastecer.

O Rubis pode transportar torpedos e mísseis antissubmarinos e antinavio. Uma das funções é proteger a frota de submarinos de maiores dimensões com armas nucleares, dos quais França possui quatro.

Explica Manuel Bienvenu, comandante do submarino: “Somos um submarino nuclear de ataque. Isso significa que temos propulsão nuclear, como referi anteriormente. Portanto, temos todas as vantagens da propulsão nuclear. Mas temos a missão convencional dos submarinos, ou seja, guerra antissubmarina, guerra antissuperfície, recolha de informações e trabalho com forças especiais – mas não temos armas nucleares a bordo deste tipo de submarino”.

Este submarino irá escoltar o porta-aviões Charles de Gaulle numa operação no Mediterrâneo com a NATO.

“Há duas operações da NATO em que o grupo de ataque de porta-aviões está a participar e das quais nós vamos fazer parte – Neptune Strike e Noble Shield. São missões permanentes da NATO no Mediterrâneo e são uma garantia da NATO, na qual participaremos como membro da escolta do grupo de ataque de porta-aviões, diz Bienvenu.

Mas os dias da classe Rubis estão contados. A marinha francesa está a substituí-los por submarinos nucleares mais recentes, mais modernos e mais fortemente armados.

Três já foram retirados, o que representa metade da frota.

O primeiro dos novos submarinos de ataque da classe Suffren está em serviço desde junho de 2022 e outros quatro juntar-se-ão à frota até 2030.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World