Mais dois sismos sentidos na ilha Terceira

mais dois sismos sentidos na ilha terceira

ANTÓNIO ARAÚJO/LUSA

Ponta Delgada, Açores, 14 jan 2024 – Dois sismos com magnitude 2,4 e 2,7 na escala de Richter foram sentidos hoje à tarde na ilha Terceira, nos Açores, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Os abalos ocorreram às 16:46 locais (17:46 em Lisboa) e e às 16:47 locais (17:47 em Lisboa), de acordo com a página do CIVISA na Internet,

O primeiro evento com magnitude 2,4 (Richter) teve epicentro a cerca de quatro quilómetros a este (E) da Serreta e o segundo evento com magnitude 2,7 (Richter) teve epicentro a cerca de um quilómetro a sudeste (ESE) da Serreta, ilha Terceira, adianta o CIVISA.

“De acordo com a informação disponível até ao momento os sismos foram sentidos com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias da Serreta, Raminho, Altares, Doze Ribeiras e Santa Bárbara (concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira)”, lê-se no comunicado.

Ainda segundo o CIVISA, o abalo “foi ainda sentido com intensidade III/IV nas freguesias de Altares (concelho de Angra do Heroísmo) e de Biscoitos (concelho de Praia da Vitória)”.

O CIVISA refere que “estes eventos inserem-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022”.

Já esta manhã um outro sismo, com magnitude 4,5 na escala de Richter, foi sentido nas ilhas Terceira e São Jorge.

Segundo adiantou, na ocasião o CIVISA, o abalo ocorreu às 07:19 locais (08:19 em Lisboa) e teve o epicentro a cerca de um quilómetro a nor-noroeste (NNW) da Serreta, ilha Terceira.

O sismo “foi sentido com intensidade máxima VI (Escala de Mercalli Modificada) na zona W do concelho de Angra do Heroísmo, nomeadamente nas freguesias de Serreta, Raminho, Altares, Doze Ribeiras e Santa Bárbara (ilha Terceira). O evento foi ainda sentido nas restantes freguesias da ilha Terceira e na ilha de São Jorge”, referiu o CIVISA.

Esta manhã, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores adiantou à agência Lusa que “logo após o abalo” das 07:19 houve o registo de uma derrocada na estrada regional na freguesia do Raminho, que obstruiu a via”.

Por motivos de segurança, a estrada regional no troço próximo ao miradouro da freguesia do Raminho (concelho de Angra do Heroísmo), Açores, deverá manter-se encerrada “nos próximos dias” por motivos de segurança, segundo disse, ao início da tarde, a Proteção Civil açoriana.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.

Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, percecionando-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, revela o Instituto do Mar e Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

APE // SF

Lusa/fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World