Como Germán Cano deixou pecha de “pipoqueiro” no Vasco para ser abraçado por time, torcida e história do Fluminense

A perda de um é o ganho do outro. No futebol e também na vida. Quando Germán Cano deixou o Vasco da Gama no final de 2021, escrevendo carta de despedida que era praticamente uma declaração de amor, boa parte dos cruz-maltinos não ligou muito. Pouco depois, quando passou a vestir a camisa do Fluminense, a história mudou.

Quer ver jogos do Brasileirão ao vivo? Clique aqui para acessar

Um argentino saindo do Vasco e indo direto para o Fluminense? A lembrança de ambos os lados evocou memórias de Darío Conca. Mas as circunstâncias foram bem diferentes: se em 2008 o Tricolor fez uso do investimento de sua patrocinadora para tirar o meia-atacante de São Januário, com Germán Cano a contratação não foi além de oportunidade de mercado. O resultado final, contudo, foi tão especial quanto — ou ainda melhor — para o time das Laranjeiras.

    “Mal-acostumado… toda hora gol”

    como germán cano deixou pecha de “pipoqueiro” no vasco para ser abraçado por time, torcida e história do fluminense

    Germán Cano Vasco Ceará Brasileirão 20 08 2020

    Germán Cano não demorou para mostrar seu impacto com a camisa do Vasco após sua chegada sem custos para a temporada 2020. Os seis gols no Carioca, além de quatro divididos igualmente em Copa do Brasil e Sul-Americana, não impressionaram tanto quanto os 14 anotados naquele Brasileirão. Atacante clássico, daqueles que empilha gols dentro da área, o argentino já vinha chamando a atenção. E obviamente caiu nas graças da torcida vascaína.

    “Mal-acostumado, Cano me deixou mal-acostumado: toda hora gol”, cantavam os cruz-maltinos, em versão adaptada de um sucesso da banda Araketu. Germán Cano, contudo, era uma ilha de competência naquele Vasco. Os seus gols, que em determinado momento lhe fizeram até brigar pela artilharia daquele Brasileirão (disputado em estádios vazios durante o auge da pandemia de Covid-19), não foram o bastante para evitar o rebaixamento. No futebol não basta ter apenas um herói.

    Primeiro encontro com Diniz, “pipoqueiro” e despedida

    como germán cano deixou pecha de “pipoqueiro” no vasco para ser abraçado por time, torcida e história do fluminense

    German Cano Vasco da Gama Brasileirão 24 02 2021

    Cano seguiu em São Januário e era a grande esperança de um retorno tranquilo à elite. Mas a Série B de 2021 foi dura com o Vasco, sua torcida… e com o próprio Germán Cano. Com os péssimos resultados em campo, o clube passou por três trocas de treinador.

    O atacante argentino seguia isolado no gramado, e a pilha de gols que muitos imaginavam que o camisa 14 teria em seu nome não veio. Foram 11 tentos, número que lhe garantiu o posto de artilheiro do time na competição… mas ainda assim abaixo das expectativas. E o pior: o Vasco não conseguiu o acesso.

    O pior momento de Cano no Vasco teve, curiosamente, Fernando Diniz como seu treinador. Os cruz-maltinos precisavam vencer o Guarani para voltarem a se aproximar do G4. Partida dura, onde o empate sem gols prosseguiu até os últimos minutos. Até o Vasco ter a chance da vitória em um pênalti, que acabou sendo desperdiçado pelo argentino. Logo no lance seguinte, o Guarani fez o seu gol e ficou com aqueles importantíssimos três pontos.

    Cano não voltaria a balançar as redes pelo Vasco. Os últimos jogos daquela campanha reservaram derrota por goleada no clássico contra o Botafogo, demissão de Fernando Diniz e, no final das contas, fracasso na missão de retornar à elite. O Vasco permaneceria na Série B. Em meio à revolta da torcida, Germán Cano acabou sendo alvo das insatisfações. Passou a ser chamado de “pipoqueiro” por muitos vascaínos.

    Apesar da relação íntima que criou-se entre jogador e clube, a separação fez-se necessária por diversos fatores: o fracasso na missão de retorno à elite do Brasileirão trouxe como consequência menos dinheiro, e o Vasco já estava devendo para o argentino. Aconteceram negociações rápidas, mas sem sucesso. E aí é impossível não pensar que a bronca da torcida e as acusações de “pipoqueiro” não tenham contribuído, ainda que minoritariamente, para a separação.

    A carta de despedida de Germán Cano aos vascaínos demonstrava um grande carinho ao clube, e, ainda que sem querer, trouxe consigo uma previsão inversa: “Espero revê-los em breve!”. Nem o argentino (maior artilheiro estrangeiro do Gigante da Colina neste século) nem as torcidas de Vasco e Fluminense imaginariam o que estava por vir.

    Reencontro com Diniz e Glória Eterna no Fluminense

    como germán cano deixou pecha de “pipoqueiro” no vasco para ser abraçado por time, torcida e história do fluminense

    FErnando Diniz, German Cano Fluminense 2023

    Sondado por diversos clubes, a vontade de seguir no Rio de Janeiro teve importância fundamental para fazer Cano aceitar a proposta de jogar pelo Fluminense. O Tricolor havia separado dinheiro para tentar Ricardo Goulart, mas a negociação não deu certo e o acaso uniu as pontas: com a camisa 14, o atacante argentino foi apresentado em 13 de janeiro de 2022 fazendo o seu característico gesto de “L” com as mãos.

    Quis o destino que o seu primeiro gol em clássicos tivesse sido justamente contra o Vasco. Lembra do “espero revê-los em breve”? A comemoração foi a de sempre, fazendo o L. Poucas semanas depois, em novo encontro, o argentino se soltou ainda mais. Afinal de contas, não apenas fez os dois gols da vitória por 2 a 0 do Tricolor: o último deles, nos acréscimos, foi em chute desferido do meio-campo.

    Apesar da relação cordial e até carinhosa que demonstra com funcionários do Vasco em dias de clássico contra o Fluminense, fato é que o divórcio definitivo, emocional, de seu passado cruz-maltino veio quando o atacante apareceu entoando o cântico que provocava o seu ex-clube: “Chora, vascaíno, o sonho acabou: o Germán Cano é tricolor”.

    Com o Flu, Germán Cano foi campeão carioca em 2022 e 2023. Sempre empilhando gols e recordes. Mas o grande feito, que o colocou de vez entre os maiores ídolos da história tricolor, veio contra o Boca Juniors, na final da Libertadores 2023 vencida pelo Fluminense no Maracanã.

    Um ídolo não joga sozinho

    como germán cano deixou pecha de “pipoqueiro” no vasco para ser abraçado por time, torcida e história do fluminense

    Jhon Arias Germán Cano Fluminense Coritiba Brasileirão 2022

    Dentro de campo, o que mudou para Cano? Sob o comando do mesmo Fernando Diniz que viu seu pior momento pelo Vasco, no Fluminense o goleador não joga tão isolado. Participa mais do jogo de aproximação desenhado pelo treinador. Resumindo muito: está cercado de jogadores melhores e tem opções de passes e triangulações, ao invés de ficar isolado sozinho no ataque.

    Lógico que não é só isso, do contrário Diniz e Cano também teriam dado certo juntos no Vasco. As histórias vitoriosas do futebol são construídas com muitos detalhes.

    Quase ídolo pelo Vasco, Germán Cano saiu de São Januário acusado de ser “pipoqueiro”, mas vestido de três cores foi abraçado por torcida, companheiros de time… e pela história do Fluminense. Ainda assim, enquanto estiver em campo em um Vasco vs Fluminense, será sempre um dos personagens principais.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World