Debate PAN e Livre. Pequenas divergências dentro da convergência da ecologia

debate pan e livre. pequenas divergências dentro da convergência da ecologia

Em mais um debate para as legislativas de 2024, PAN e Livre trocaram argumentos sobre justiça, ecologia e fiscalidade em Portugal. Questionados sobre uma “ecogeringonça”, tanto Rui Tavares como Inês Sousa Real concordaram que os dois partidos podem-se juntar para uma nova frente de progresso e ecologia.

Um dia em que os detidos da operação na Madeira saíram em liberdade sem serem indiciados de qualquer crime, os dois líderes únicos de Livre e PAN foram questionados sobre a justiça em Portugal e o que deve mudar.

Tanto Rui Tavares como Inês Sousa Real concordaram que a mudança deve dar-se depois de um vasto debate nacional e apelaram a uma reforma judicial. O Livre acredita que a reforma da justiça deve transparecer tempos mais céleres e afirmou que o Ministério Público deve melhorar a comunicação que tem para com os cidadãos, dando como exemplo o documento que levou à queda de António Costa em novembro.

Inês Sousa Real lembrou a questão da Madeira e como muitas das propostas do PAN sobre lobbying foram chumbadas pelo PSD. “Tem de haver reforço de meios na justiça e não podemos politizá-la”, declarou a líder do PAN, apelando ao Livre para se juntar ao seu partido para combater a questão do lobbying.

###1550707###

Naquele que será o maior ponto de convergência entre os dois partidos, Rui Tavares e Inês Sousa Real mostraram algumas divergências no que diz respeito à exploração de lítio em Portugal.

O líder do Livre acredita que tanto o lítio como o hidrogénio verde devem ter regulamentação pública que a exploração correta poderá levar Portugal a ser uma das potências destas energias no futuro.

A líder do PAN acredita que o futuro tem de passar pela utilização de energias renováveis e diz que a questão da gestão pública não é relevante quando muitos projetos nocivos à natureza já foram aprovados e estão a ser colocadas em prática.

“O problema não está na gestão pública. Tem de haver crescimento mas não se pode passar por cima das populações. Divergimos na questão do lítio, pensamos que não deve haver exploração em zonas que são reserva natural”, explicou Inês Sousa Real.

Rui Tavares apontou depois incoerências à deputada do PAN, lembrando que o partido de Inês Sousa Real apoiou um governo na Madeira conhecido por não respeitar os direitos dos animais. Em resposta, Inês Sousa Real lembrou que o Livre não acompanhou o PAN na revisão constitucional para melhorar a legislação animal.

Fiscalidade de proximidade entre Livre e PAN

Na fiscalidade, os dois deputados também não se afastaram muitos nas ideias da implementação de uma economia verde.

Rui Tavares acredita que Portugal deve ter um sistema fiscal progressivo, em que aqueles que mais ganham podem ajudar os que mais precisam, levando Portugal a um regime mais justo. Questionado sobre os grandes lucros das empresas, o Livre disse ser a favor de taxar esses valores em prol de maior justiça social.

Inês Sousa Real seguiu por um caminho semelhante, explicando que o PAN pretende taxar quem mais lucra e quem mais polui, num esforço para “aliviar as famílias”, lembrando que muitas propostas do PAN levaram a que muitos jovens tivessem direito a passes gratuitos.

“A economia verde é amiga do ambiente”, continuou Sousa Real.

A líder do PAN lembrou as “borlas fiscais” dadas à GALP e afirmou que este dinheiro teria melhor aplicação noutros setores.

Sobre o que os dois partidos serão no futuro, tanto Livre como PAN dizem ser partidos úteis e recusam o que dizem ser a “chantagem do voto útil”. Rui Tavares acredita que as suas visões podem levar Portugal a uma matriz de progresso e ecologia mas que caso seja a direita a vencer as eleições, o Livre será um partido de oposição responsável.

Inês Sousa Real lembrou que o Partido Socialista teve uma maioria absoluta “desperdiçada” e que defraudou a confiança dos portugueses. “O PAN é útil à sociedade. O voto no PAN cuida das pessoas e dos animais”, concluiu.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World