Covid-19: Primeiro-ministro adianta que vacinação em crianças deverá começar pelos 11 anos

Covid-19: Primeiro-ministro adianta que vacinação em crianças deverá começar pelos 11 anos
© Fornecido por Lusa Congresso da Associação Nacional de Autarcas Socialistas (ANA/PS)

Porto, 08 dez 2021 (Lusa) – O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje que a vacinação das crianças deverá “provavelmente” começar pelas que têm 11 anos e, progressivamente, avançar até às de cinco anos, um calendário que será apresentado no final da semana.

“No final desta semana haverá a apresentação do programa e calendário de vacinação [das crianças], provavelmente vamos começar pelas de 11 anos e, depois, vamos descendo até às de cinco anos”, afirmou em entrevista ao programa Casa Feliz, da SIC.

Na terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou a vacinação das crianças entre os cinco e os 11 anos, com prioridade para as que têm doenças consideradas de risco para covid-19 grave.

Em comunicado, a DGS disse que esta recomendação surge na sequência da posição da Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19 (CTVC), que considerou, com base nos dados disponíveis, que a avaliação risco-benefício, numa perspetiva individual e de saúde pública, é favorável à vacinação das crianças desta faixa etária.

António Costa sublinhou que as crianças sofrem menos com a doença, mas são “altamente transmissoras” da mesma, seja por se movimentarem muito, seja por exteriorizarem muito os afetos.

“Como se diz a uma criança que não se pega ao colo ou não se dá um abraço, não se diz”, vincou.

Além disso, o chefe do Governo salientou que uma criança infetada tem um “efeito muito nocivo” para si, para a sua família e escola porque, desde logo, interrompe o seu processo de aprendizagem, o que é mau para o seu desenvolvimento.

E, muitas vezes, recordou, uma criança infetada leva ao isolamento de uma turma e encerramento de uma escola e afeta a organização das famílias.

Costa recomendou aos pais ouvirem os pediatras e médicos de família para ficarem “mais confortáveis” na hora de tomar a decisão de vacinar ou não a criança.

“Pessoalmente, se tivesse filhos pequenos, não tinha dúvidas de que os vacinaria, mas cada pai é que tem de tomar a decisão”, comentou.

O chefe do Governo ressalvou que a vacina para as crianças já está muito testada, estando já a ser administrada em vários países.

Existem 600 mil crianças para serem vacinadas entre os cinco e 11 anos, revelou, dizendo que o Governo tem já 700 mil vacinas encomendadas e que chegarão até final de janeiro.

O primeiro-ministro apelou às famílias para realizarem autotestes à covid-19 antes dos convívios de Natal para evitar um “janeiro horrível” como aquele que foi o de 2021.

“Antes de se juntarem [no Natal] façam autotestes, cada vez há mais pessoas que estão infetadas e não têm qualquer sintoma e, portanto, fazendo um autoteste estão mais à vontade”, afirmou.

A realização destes testes são fundamentais para que o Natal seja passado em segurança e se evitar um “janeiro terrível”, sustentou.

“Não podemos voltar a ter um janeiro de 2022 igual a um janeiro de 2021 que foi absolutamente horrível para milhares de pessoas e temos de evitar isso, o país não pode voltar a parar”, reforçou.

E foi por esse motivo que o Governo decidiu criar a semana de contenção de 02 a 09 de janeiro para, após um forte período de convívio familiar, se evitar o cruzamento de pessoas, explicou.

SVF // JNM

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Elizangela tem alta após Covid-19, mas ainda usa oxigênio, diz prefeitura

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A atriz Elizangela, de 67 anos, recebeu alta neste domingo (23) após ter sido internada com sequelas de covid-C19 num hospital de Guapimirim (RJ), segundo ... Read more »

Papa preocupado com tensão entre Ucrânia e Rússia e consequências para a Europa

© TVI24 Papa preocupado com tensão entre Ucrânia e Rússia e consequências para a Europa O Papa Francisco disse hoje estar preocupado com a situação na fronteira entre a Ucrânia ... Read more »

Victoria has recorded a big drop in Covid cases with 11,695 new infections, 17 deaths

Victoria has recorded 11,695 new cases and 17 Covid deaths in the past 24 hours. There are now 998 infected people in Victorian hospitals, with 119 in intensive care and ... Read more »

Morreu o criador de banda desenhada Jean-Claude Mézières aos 83 anos

© Fornecido por Lusa Logotipo da Lusa Paris, 23 jan 2022 (Lusa) – O criador de banda desenhada francês Jean-Claude Mézières, coautor da série de ficção científica “Valerian e Laureline”, ... Read more »

Kaunas inaugura Capital Europeia da Cultura 2022

© AP Photo/Mindaugas Kulbis Pompa, circunstância e muita luz no espetáculo de abertura de Kaunas, capital europeia da cultura em 2022, título que a capital lituana partilha com Novi Sad, ... Read more »

Guatemala suma 16.268 fallecidos por la pandemia de la covid-19

© Proporcionado por Agencia EFE Ciudad de Guatemala, 23 ene (EFE).- Las autoridades sanitarias reportaron este domingo otros 5 muertos a causa del SARS-CoV-2 con los que Guatemala suma 16.268 ... Read more »

Brasil registra 135.080 novos casos de Covid-19 e 296 mortes

BRASÍLIA (Reuters) – O Brasil registrou neste domingo 135.080 novos casos de contaminações pelo coronavírus, elevando o número total de infecções confirmadas no país a 24.044.255, informou o Ministério da ... Read more »

NSW reports 15,091 new Covid cases, 2816 people in hospital

NSW has reported 15,091 new Covid-19 cases and 24 more deaths of people with the virus on Monday. While case numbers have dropped overnight, there are now 2816 people in ... Read more »

El Ómnibus Sanitario vuelve al Hospital

© Proporcionado por Vía País Ómnibus Sanitario en Rafaela (Prensa Municipalidad de Rafaela) Del lunes 24 al viernes 28 de enero, el Ómnibus Sanitario estará emplazado en el Hospital “Doctor ... Read more »

Barcelona fez os mínimos e venceu pela margem mínima

© Getty / Barcelona fez os mínimos e venceu pela margem mínima Numa noite desinspirada na casa do Alavés, o Barcelona conseguiu uma vitória ao cair do pano e aproveitou ... Read more »

La cuarta dosis de la vacuna contra el Covid-19 triplica la protección ante casos graves en mayores de 60 años

© Proporcionado por eldiario.es La cuarta dosis de la vacuna contra el Covid-19 triplica la protección ante casos graves en mayores de 60 años La cuarta dosis de la vacuna ... Read more »

Coronavirus en Córdoba: tres muertes y menos de cinco mil casos positivos

El Ministerio de Salud de la Nación difundió este domingo su habitual reporte sanitario con la cifra de contagios y fallecimientos relacionados con el coronavirus. Entre ellos, los 4.093 casos ... Read more »

Eduardo "Wado" de Pedro informó que se contagió de coronavirus

© Télam De Pedro, con covid-19 El ministro del Interior, Eduardo De Pedro, confirmó que dio positivo en coronavirus y que se encuentra aislado, a través de un mensaje publicado ... Read more »

Wado de Pedro dio positivo en Covid-19: "Me encuentro bien y aislado"

© NA El Ministro del Interior, Eduardo “Wado” de Pedro, dio positivo en Covid-19 este domingo 23 de enero. De Pedro realizó el anuncio a través de la red social ... Read more »

CAN: Tunísia elimina Nigéria

© Maisfutebol CAN: Tunísia elimina Nigéria A Tunísia eliminou a Nigéria, um dos principais favoritos à conquista do Campeonato Africano das Nações (CAN), ao vencer por 1-0 as Super Águias. Os tunisinos ... Read more »

Milan manda em casa, mas perde o segundo lugar

© Getty / ALBERTO PIZZOLI Milan manda em casa, mas perde o segundo lugar Era o grande clássico da jornada 23 e o AC Milan estava pressionado pelo Napoli, que ... Read more »

Ricardo Soares: «Não perdemos o controlo emocional e vencemos com justiça»

© Maisfutebol Ricardo Soares: «Não perdemos o controlo emocional e vencemos com justiça» Ricardo Soares, treinador do Gil Vicente, na sala de imprensa, após vitória por 1-0 frente ao Portimonense: ... Read more »

Nigéria de Zaidu surpreendida e eliminada da CAN pela Tunísia

© Getty / DANIEL BELOUMOU OLOMO Nigéria de Zaidu surpreendida e eliminada da CAN pela Tunísia A Tunísia é a segunda seleção apurada para os oitavos de final da CAN ... Read more »

VÍDEO: Danilo marca e Messi volta à competição com a assistência

© Maisfutebol VÍDEO: Danilo marca e Messi volta à competição com a assistência Danilo marcou um dos golos da vitória gorda por 4-0 do Paris Saint-Germain sobre o Reims, na ... Read more »

Brasil passa da marca de 24 milhões de casos de Covid-19

(ANSA) – O Brasil registrou mais 135.080 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 24.044.255 as infecções ao longo da pandemia, informou o Conselho Nacional de Secretários de ... Read more »

Díaz-Canel: ómicron no es tan fuerte en Cuba por la alta tasa de inmunización

© Proporcionado por Agencia EFE La Habana, 23 ene (EFE).- El presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, argumentó que ómicron no ha provocado en el país una ola tan fuerte como ... Read more »

Brasil supera los 24 millones de casos de covid con una media de 150.000 por día

© Proporcionado por Agencia EFE Río de Janeiro, 23 ene (EFE).- Brasil, uno de los países más castigados por la pandemia en el mundo, registró en las últimas 24 horas ... Read more »

Em 24 horas, o Brasil registrou mais 135.080 casos de covid-19

Total de óbitos chegou a 296 no mesmo período Read more »

Young hospitality workers face daily abuse after imposing WA COVID-19 mandates

Still recovering from the disruption caused by COVID-19 on their industry, young hospitality workers now face their biggest challenge of the pandemic. Some as young as 15 and working in ... Read more »

Sob influência da Covid-19, Paulista começa com vitória do Palmeiras

SANTOS, SP (FOLHAPRESS) – Primeiro torneio do calendário do futebol brasileiro em 2022, a Copa São Paulo de juniores teve início em 2 de janeiro e logo se chocou com ... Read more »

WHO: Ende der Pandemie in Europa nach Omikron-Welle "plausibel"

© Hans Kluge / Bild: APA/AFP/Ritzau Scanpix/IDA GULDB Hans Kluge / Bild: APA/AFP/Ritzau Scanpix/IDA GULDB Die Weltgesundheitsorganisation (WHO) hält ein Ende der Corona-Pandemie in Europa nach der derzeitigen Omikron-Welle für ... Read more »

Morte de um jovem de 28 anos gera revolta e vandalismo em Luanda

© Fornecido por Lusa (Arquivo) Bandeiras: Angola Luanda, 23 jan 2022 (Lusa) – Um jovem de 28 anos foi hoje atingido em Luanda por um disparo da polícia, gerando revolta ... Read more »

Salud de AMLO preocupa a México tras cateterismo cardiaco y COVID-19

© Agencia Reforma AMLO regresa a Palacio Nacional tras cateterismo cardiaco. En lo que va de este año 2022, la salud del presidente de México, Andrés Manuel López Obrador, preocupó ... Read more »

Gil Vicente-Portimonense, 1-0 (destaques)

© Maisfutebol Gil Vicente-Portimonense, 1-0 (destaques) FIGURA: Pedrinho (Gil Vicente) Foi o maestro da equipa, lançando sucessivos ataques, tentando assistir para golo ou, também, tentando ele próprio marcar. Na primeira ... Read more »

CAN: Burkina Faso bate Gabão nos penáltis e avança para os «quartos»

© Maisfutebol CAN: Burkina Faso bate Gabão nos penáltis e avança para os «quartos» O Burkina Faso agarrou o bilhete para os quartos de final da CAN ao vencer o ... Read more »

Recolher obrigatório decretado no Burkina Faso

© Fornecido por Lusa (Arquivo) Bandeiras: Burkina Faso Ouagadougou, 23 jan 2022 (Lusa) – Um recolher obrigatório noturno foi hoje decretado no Burkina Faso, após uma revolta militar em vários ... Read more »

Número de mortos em acidente em Moçambique sobe para 26

© Fornecido por Lusa Reportagem: O regresso das escoltas militares para viajar no centro de Moçambique Maputo, 23 jan 2022 (Lusa) – O número de mortos num acidente rodoviário ocorrido ... Read more »

Confirmaron 69.884 casos de coronavirus, el segundo registro de contagios más alto para un domingo

En las últimas 24 horas, fueron confirmados 69.884 casos de coronavirus en Argentina, el registro de contagios más alto informado para un domingo. Hace 7 días se habían comunicado 65.241 ... Read more »

Confirmaron 69.884 casos de coronavirus, el registro de contagios más alto para un domingo desde que empezó la pandemia

En las últimas 24 horas, fueron confirmados 69.884 casos de coronavirus en Argentina, el registro de contagios más alto informado para un domingo. Hace 7 días se habían comunicado 65.241 ... Read more »

Coronavirus: la atención primaria en su punto máximo de tensión

© EFE Si bien el incremento en la ocupación de camas de terapia intensiva es marcado, la tensión durante esta tercera ola de covid se desplazó a la atención primaria: ... Read more »

HOY | Coronavirus en Argentina: Número de casos oficiales por Covid-19 del domingo 23 de enero del 2022 | porcentaje de ocupación de camas y fallecidos

Argentina continúa la pelea contra el coronavirus mientras se intensifica la campaña de vacunación. En este escenario, el Ministerio de Salud de la Nación emitió el parte epidemiológico de HOY, ... Read more »

Covid-19: ¿Cada cuánto tiempo me puedo volver a contagiar?

© Proporcionado por Página/12 Mientras la variante Ómicron de covid-19 avanza en el país, al registrar contagios por encima de los 100 mil casos diarios, surge un interrogante: ¿Cada cuánto ... Read more »

Concession card RAT rollout commences amid stock shortage, struggling pharmacies

More than six million Australians are now eligible for free rapid antigen tests, but pharmacies are pleading for patience as stock levels remain low. The scheme will allow 6.6 million ... Read more »

Novas regras. Caixões fechados nos funerais de infetados com Covid-19

Até sexta-feira a norma previa que na cerimónia fúnebre, caso a família o desejasse era permitida a visualização do corpo desde que rápida e pelo menos a um metro de ... Read more »

Autoagendamento para reforço contra a Covid-19 aberto a maiores de 30 anos

O portal permite ainda o agendamento da dose de reforço e da vacina contra a gripe para pessoas a partir dos 50 anos, bem como o agendamento da 3ª dose ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic