António Costa volta à faculdade, aulas começaram este mês

Em janeiro, António Costa deixou no ar a possibilidade e este mês entrou em ação. A SIC sabe que o ainda primeiro-ministro se inscreveu numa pós-graduação na Universidade Católica, em Lisboa. E já começou as aulas.

antónio costa volta à faculdade, aulas começaram este mês

António Costa volta à faculdade, aulas começaram este mês

António Costa voltou à faculdade e as aulas, sabe a SIC, começaram na semana passada, dia 20 de fevereiro e terminam a 20 de julho deste ano.

O primeiro-ministro em gestão está inscrito na pós-graduação Contencioso Contratual, Mediação e Arbitragem, na Faculdade de Direito da Universidade Católica, em Lisboa.

A aula inaugural, em regime pós-laboral, aconteceu na última terça-feira.

O curso tem um total de 82 horas e é destinado a juristas – advogados, magistrados e consultores jurídicos -, e não juristas – profissionais que atuem em áreas transacionais e de gestão de empresa.

Na brochura de apresentação propõe-se uma “abordagem interdisciplinar e com forte componente prática, de figuras e regimes jurídicos habitualmente convocados em cenários de contencioso”.

Já em janeiro, António Costa deu sinal de querer voltar aos estudos. Nessa altura, em Barcelos, durante a inauguração de uma residência para estudantes do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, assegurou que “a dinâmica de transformação e do conhecimento vai-nos tornar a todos rapidamente desatualizados naquilo que sabemos e, portanto, vamos ter ao longo da vida de regressar mais vezes à escola. É o que me vai acontecer, aliás, brevemente”, referiu.

A SIC contactou António Costa mas até ao momento não teve resposta.

E quais são os objetivos? No site da Universidade Católica são elencados os sete pontos abaixo:

  • Conhecer e compreender as figuras e os regimes jurídicos habitualmente convocados em cenários de contencioso;
  • Identificar e conhecer, com apoio na doutrina e na jurisprudência, as dúvidas suscitadas durante a execução de alguns contratos em especial;
  • Sistematizar os meios de tutela jurídica acionáveis num contexto de vicissitudes contratuais e de execução adversa;
  • Antecipar os desafios e as novas tendências de contencioso empresarial;
  • Estimular a aprendizagem de novas formas de resolução de conflitos, num contexto crescente de diversificação da oferta de justiça através de meios RAL;
  • Desenvolver competências práticas no âmbito da mediação e arbitragem;
  • Recriar a experiência de sessões de mediação ou processos arbitrais (como mediador, árbitro, advogado, perito ou noutra qualidade).
News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World